Capa do livro: Democratização da escola pública: <BR>A educação entre o controle estatal e o controle do mercado

Democratização da escola pública:
A educação entre o controle estatal e o controle do mercado

Autores: Antonio Valricélio Linhares da Silva

Esta obra discute relevantes questões educacionais de grande urgência no debate nacional, especialmente no que se refere à captura da autonomia das escolas públicas pelo mercado que, com o intento de mantê-las sob controle, subjuga seus projetos educativos à lógica mercantil notadamente utilitarista, de contornos neoliberalizantes. O autor demonstra com profundo rigor investigativo e uma fecunda análise crítica, as facetas do mercado para interferir de forma direta nas políticas de educação pública, mormente através de fundações empresariais que disputam o alargamento de seus espaços de controle, seja através do currículo,  de materiais didáticos, ou da própria lógica de concepção da escola, que de uma histórica instituição socializadora do conhecimento científico, tem sua função social convertida aos interesses do mercado. Com o recrudescimento da lógica neoliberal e do avanço do reacionarismo, urge examinarmos criticamente a adoção do modelo de empresariamento que vem açambarcando o projeto de educação pública, tornando-a refém dos ditames do mercado. Assim, a leitura deste livro é um convite a essas análises como forma de nos instrumentalizarmos para a luta contra os mercadores da educação da classe trabalhadora, que avançam de forma galopante em tempos hodiernos.
Profa. Antonia Rozimar Machado e Rocha (UFC)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7337-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7335-1
DOI: 10.24824/978652517337.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • ESTADO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO - 31
  • A CONTRADIÇÃO ENTRE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E MANUTENÇÃO DO ESTADO - 95
  • AS MUTAÇÕES DA ESCOLA PÚBLICA SOB O INTERESSE DO CAPITAL - 117
  • O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO: COMO AS FUNDAÇÕES EMPRESARIAIS ESTÃO CONFIGURANDO A EDUCAÇÃO E A ESCOLA ENQUANTO OBJETO DE ACUMULAÇÃO DIRETA DO CAPITAL - 173
  • CONCLUSÕES - 221
  • REFERÊNCIAS - 235
  • ÍNDICE REMISSIVO - 251
ANTONIO VALRICÉLIO LINHARES DA SILVA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com vínculo na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Mestre em Educação (UFC), eixo de pesquisa Economia Política, Sociabilidade e Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE, campus Itapipoca, atuando na subárea de Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional.