Capa do livro: Direito à educação básica e ensino remoto emergencial: <br>Uma radiografia

Direito à educação básica e ensino remoto emergencial:
Uma radiografia

Autores: Renata Caroline Pereira Reis

Quando refletimos acerca do direito à educação básica é comum a associação de seu exercício a um contexto de oferta regular, com dilemas e problemáticas rotineiras e já conhecidas (estrutura física, corpo docente, qualidade do ensino, estratégias de aprendizagem etc.), principalmente na rede pública de ensino. São anos e anos de estudos, levantamento de dados oficiais, críticas, propostas de políticas públicas e de possíveis soluções para o alcance de uma efetiva qualidade. A pandemia do covid-19 e a emergência sanitária instaurada apresentou um cenário em que ações urgentes precisaram ser adotadas, no intuito de salvaguardar a vida da população e conter a expansão e propagação do vírus. Os danos foram irreparáveis em todos as áreas e a reação exigiu urgência. A medida adotada na realidade escolar foi a suspensão das aulas presenciais. Milhares de alunos ficaram à mercê de suas particularidade e vulnerabilidades. A desigualdade econômica, financeira e social evidenciou um quadro de limitação e/ou falta de acesso à internet e de equipamentos tecnológicos no país. Professores(as), alunos(as), famílias, instituições de ensino e o Poder Público foram pegos em desalinho. Novos problemas surgiram. A radiografia desse momento denotou a necessidade de novas posturas, práticas e valores que já não podem ser ignorados. A exigência atual é de um compromisso por parte de todos os envolvidos no processo educacional. É esse, portanto, o convite feito a partir da leitura desse livro.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6928-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6925-5
DOI: 10.24824/978652516928.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 17
  • EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: diálogos necessários - 33
  • TEORIAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM PAUTA: contextualizando a pesquisa - 69
  • TODOS PELA EDUCAÇÃO: direito à educação em perspectiva - 103
  • A EDUCAÇÃO SOBREVIVE: os desafios e ações implementadas no campo do direito à educação básica durante a pandemia de covid-19 - 143
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 171
  • REFERÊNCIAS - 179
  • APÊNDICE ROTEIRO DE QUESITOS LEVANTADOS EM CONSULTA SOBRE A SITUACAO DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELA SEDUC/MA NO ANO DE 2020 NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL - 215
  • ÍNDICE REMISSIVO - 217
RENATA CAROLINE PEREIRA REIS

É advogada, professora universitária com atuação no curso de Direito e professora da rede pública, no ensino básico. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Estácio (UNESA/RJ), mestrado interdisciplinar em Cultura e Sociedade pela UFMA, especialização em Direitos Humanos e Direito Público. Possui graduação em Letras e Direito. Desenvolve pesquisas com ênfase em Direito Constitucional, sob a perspectiva do estudo dos direitos fundamentais em espécie.