ANA LÚCIA NUNES PEREIRA
Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Especialização em Alfabetização: Capacitação de Docentes – Uma Visão Multirreferencial pela Universidade Católica do Salvador (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1999). Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Católica do Salvador (1981). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DEDC XV – Valença/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio nos espaços escolares e não escolares, educação popular, formação do educador.
CRISTIANE SOARES MENDES
Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/ UNEB- possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus XV – Valença. Atua na área de Pesquisa e Estágio II: Educação Infantil e Pesquisa e Estágio III: Ensino Fundamental, Infância e Educação Infantil.
CRISTIANE SOUSA SANTOS
Mestra em Educação Pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Gestão Escolar*(UNESI); Educação Especial (UNIASSELVI), Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), Gênero e sexualidade na Educação (UFBA), Atendimento Educacional Especializado (IF NORTE DE MINAS) Pedagoga/ Professora da rede municipal de Feira de Santana/ Professora Tutora (UFBA).
DANIEL BARBOSA DA SILVA
Mestre em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB, com a pesquisa sobre contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na condição de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB, tendo como TCC, A Arte-Educação: a linguagem cênica (Teatro) na Escola. Graduado em Pedagogia Habilitação Magistério de matérias pedagógicas do Segundo Grau, pela Universidade Católica do Salvador. Aluno especial do doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Experiência na Educação Básica (professor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, anos iniciais) e ocupado os cargos de Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Experiência com formação continuada de professores/as desde 1998, atuando por meio de Instituições, como: Fundação Getúlio Vargas e Prefeituras Municipais. Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo atuado em diversas instituições de Ensino Superior, tais como: Professor Formador EaD UAB/UESC; Faculdade Batista Brasileira-FBB, UNINASSAU, UFBA/FACED (tutoria EaD em Estágio Supervisionado), UFBA/FEA (Consultor Externo no Programa Organizações Aprendentes), UNEB (PARFOR), Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG, Faculdade de Ciências Educacionais – FACE, FIB – Centro Universitário. Experiência com diversos componentes curriculares, como: Estágios Supervisionado na Educação Infantil, do Ensino Fundamental, anos iniciais, da Educação de Jovens e Adultos, na Gestão da Educação em ambientes escolares e não escolares, Política e Educação, Educação de Jovens e Adultos, Organização do Trabalho Pedagógico, Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino Fundamental, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Planejamento e Gestão da Educação, Tópicos Integradores, Educação Infantil, Organização e Legislação da Educação, Didática, Avaliação, Andragogia, Currículo Programa e Projetos Pedagógicos, Diálogos Formativos, Educação nas Organizações e Orientação de TCC. Experiência com aulas em ambiente virtual (on-line), com EaD, com AVAs (Moodle, GSA, Zoom, Teams) e com Arte-educação, especificamente teatro na escola.
DÉBORA SYNARA TAVARES ALENCAR REIS
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1998). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e psicomotricidade humana. Pós Graduação Latu Sensu, especialização em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2015). Aluna especial – pós graduação – mestrado – UFBA em Arte, Ludicidade e Educação (2017). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC – (2020). Na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação - GESTEC - na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2023). Orientanda da Professora Dra. Dídima Maria de Mello Andrade.
DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia; fez estágio doutoral na Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica, e Supervisão Escolar pelo Centro de Estudos Olga Mettig; formadora de professores do Instituto Anísio Teixeira (IAT); Pedagoga. Atuou como membro do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Frofanação (IFBA/UNEB/UFRB); atuou como membro da Comissão de elaboração do Projeto de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC); participou, como vice-coordenadora, da Linha 2 do Programa de Pós-Graduação GESTEC. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Estágio, Pedagogia de projetos, Formação do Educador, Docência no Ensino Superior, Currículo e Ludicidade, Estágio em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Pesquisa e Inovação I e II, Estágio em Gestão Escolar, Fundamentos da Educação; Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Atualmente, é líder, no CNPq, do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC); parecerista ad hoc da Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, da FACED/UFBA; avaliadora ad hoc do MEC; membro do Instituto de Psicanálise Sérgio Santana, da UNEB.
FERNANDO LUÍS DE QUEIROZ CARVALHO
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado (1999) e doutorado em Patologia Humana pela FIOCRUZ/Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é Professor do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC-UNEB), Professor Titular-Pleno de Farmacologia da Universidade do Estado da Bahia, Pesquisador 1A da Agência UNEB de Inovação e Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Tecnologias – EDUSAUT-UNEB, além de atuar no Programa Processos Interativos de Órgãos e Sistemas – PIOS-UFBA. Tem experiência nas áreas de Educação em Saúde, Processos Inovadores, Farmacologia e Fisiologia. Dentre as investigações científicas desenvolvidas e em andamento, podem ser citados estudos na interface educação, saúde e tecnologias e trabalhos em Farmacologia Clínica. Os resultados vêm ampliando o conhecimento sobre a relação educação e saúde com vistas ao desenvolvimento e aplicação de produtos inovadores nestas áreas do conhecimento, buscando gerar benefícios diretos à população.
GEISA MARTINS NOGUEIRA COSTA
Mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB). Pesquisadora da FAPESB. Estudante/ Pesquisadora do Grupo de Pesquisa UFRB- Cetens em Feira de Santana/ Estudante e Pesquisadora Grupo de Pesquisa ELUFOTEC – UNEB. Graduada do Curso de Formação para Graduandos em Letras-Português pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Pólo de Feira de Santana (UNIASSELVI), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Anísio Teixeira situada em Feira de Santana (FAT), Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – Feira de Santana (FTC), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Pólo de Feira de Santana (UNIASSELVI) e MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Pólo de Feira de Santana (UNIASSELVI). Atuou como Professora Tutora na Universidade Tiradentes (UNIT), no Polo EAD do Município de Feira de Santana-Ba, nas Turmas de Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Administração, Licenciatura em Pedagogia e Tecnólogo em Logística. Orientadora Voluntária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Freelancer autônoma – Mentorias Acadêmicas.
GLASSUEDE VENESA DOS SANTOS SILVA
Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (2021). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC e do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade – EDUCID/GESTEC/UNEB. Pós-graduada em nível de especialização em Educação Infantil (2001) e psicopedagogia institucional (2014). Graduada em pedagogia pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL (1999). Experiência como professora substituta na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (Vitória da conquista), de 2004 a 2008, e supervisora de abril de 2013 a março de 2016, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto pedagogia. Servidora do Estado da Bahia, pela secretaria de Educação e Cultura – SEC, na função de Coordenadora Pedagógica.
HELGA PORTO MIRANDA
Docente Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pós doutora e Doutora em Educação e Currículo – PUC-Sp, Mestre em Educação de Jovens e Adultos- UNEB, Especialista em Psicopedagogia e Organização e Planejamento do Ensino Superior, Graduação em pedagogia pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é atua no Campus IV, Docente do Curso de Licenciatura em letras, Língua Portuguesa e Literaturas, atua nos Programas de Pós Graduação MPEJA e MPEG/UNEB. Foi Coordenadora cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e currículo, Educação de Jovens e Adultos e gestão Educacional. Participa dos Grupos de Pesquisa: DIFEBA/Uneb e Formação de professores e Cotidiano Escolar PUC/SP.
JEFERSON MUNDIM DE SOUZA
Doutor em Língua e Cultura pela Área II – Linguagem e Interação – Linguística Aplicada pelo PPGLINC – UFBA; Mestre em Educação pela FACED – UFBA; Especialista em Filosofia pela UEFS e em Língua Espanhola pela PUC-MG; Licenciado em Filosofia (UFBA); Letras Português/Espanhol (UNITINS) e Pedagogia (U. Cruzeiro do Sul); professor da Educação Básica e Superior Privadas; professor formador UNEAD/UAB/UNEB; membro do Núcleo de Estudos de Linguagens e Tecnologias – NELT; aluno da Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado – AEE (UFERSA) e Graduando do Bacharelado em Gênero e Diversidade pela UFBA.
JONEIS CANEDO DE SANTANA DOS SANTOS
Pedagoga pela Universidade Do Estado Da Bahia. Professora da Rede Municipal de Salvador. Defendeu a dissertação intitulada Pedagogia Visual e Multiletramentos na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas pelo Programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade Do Estado Da Bahia (UNEB). Especialista em Libras e especialista em História, Estudos Culturais e Linguagens.
KATHIA MARISE BORGES SALES
Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (DCHT XIX), Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA), docente dos Programas de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Coordenadora do grupo de pesquisa Tecnologias, Educação, Difusão do Conhecimento e Cognição – TEDIC/UNEB Link do Currículo Lattes:
LORAMES BISPO DOS SANTOS CRUZ
Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2021). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Bacharel em Administração, graduada pela Faculdade Castro Alves (2010). Pós-graduada com especialização em MBA de Gestão de Negócios pela UNIME; Especialista em Alfabetização e Letramento; Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DOCEPT). Atua como professora da rede municipal de ensino de Salvador e é Coordenadora Pedagógica da rede estadual de educação do Estado da Bahia. Pesquisadora-membro do Grupo de pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC (UNEB).
MARIA ALICE CARNEIRO MORAES SILVA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2024). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Alphaville (2024), Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de São Vicente (2021), Letramento e Alfabetização pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias -FAC (2013), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Visconde de Cairu – FAVIC – (2011); Graduada em Pedagogia (2014), graduada em Letras Vernáculas (2009). Membro do Grupo de Estudos em Educação Moral de Feira de Santana (GEEM). Membro do grupo de pesquisa Educação, Ludicidade, Formação de Professores e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC-UNEB); Membro do Projeto de Extensão Leitura Itinerante- uma alternativa de mobilização de leitores PROEX/UEFS. Tem experiência em Educação Infantil, Fundamental I e Coordenação Pedagógica. Atuante em Jornadas Pedagógicas e afins como Formadora. Professora da rede municipal de Feira de Santana.
MARIA DA GLÓRIA GOMES DOS SANTOS
Professora com Formação em Magistério (1990), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL (1998). Especialização em Gestão da Educação – UNISEB – (2009), especialização em Educação Inclusiva – UNICESUMAR (2016). Mestre em Gestão e Tecnologias aplicáveis a Educação pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia. (2024). Gestora Escolar entre os anos de 2008 e 2019 na rede Estadual de Educação do Governo do Estado da Bahia, atualmente professora do quadro efetivo na modalidade EJA - Educação Jovens e Adultos e Ensino Médio da Rede Estadual da Bahia, professora efetiva do quadro municipal da Prefeitura de Madre de Deus - Bahia, desde o ano de 1992 até a presente data, sendo Gestora escolar entre os anos de 2011 e 2018 nessa instituição pública. Coordenadora do Centro de Convivência do Idosos (CCI), entre os anos de 2018 a 2020, através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura Municipal de Madre de Deus -BA, para implantação da UNIATIVA (Universidade informal para 3ª idade).
Nome para publicação: Santos, Maria da Glória Gomes dos
MARIA DE FÁTIMA SACRAMENTO DE ALMEIDA CASTRO
Professora com formação inicial em Magistério, licenciada em Geografia e Pedagogia, com especialização em Gestão Ambiental, Geografia e Meio Ambiente e Educação, Processos Tecnológicos e Práticas Inovadoras. Mestra em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação. Atualmente, conclui a Graduação em Biologia e também ingressa como aluna especial de Doutorado na FACED. Professora formadora, atuou no Programa Alfa e Beto (Rede Municipal de Salvador), no Progestão (SEC) e no Programa de Formação Continuada Territorial (Instituto Anísio Teixeira). Desde 2022, integra o grupo de pesquisa Elufotec – Educação, Formação de Professores, Ludicidade e Processos Tecnológicos, pelo GESTEC-UNEB.
MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Graduada em Pedagogia pela UEPa. Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Doutora em Educação Currículo pela PUC/SP com Pós Doutorado em Educação pela PUC/SP. Professora Adjunta da UEPa. Lider do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque Interdisciplinar-GPEFORP. Integrante do grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação: Currículo. PUC/SP. Coordenadora do Subprojeto do PIBID de Pedagogia do Campus X/ Igarapé Açu.
MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Administração Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (UNEB) e doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB), com estágio doutoral na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, professora do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além de líder do grupo de Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS). Atua com os seguintes temas: Cognição, Aprendizagem e Conectividades; Currículos, Cotidianos e Culturas; Pesquisas em Políticas Educacionais e Educação Matemática; Criatividade e Desenvolvimento Cognitivo; Educação de Jovens e Adultos (EJA).
MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES
Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1998), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual da Bahia (2002), Mestrado e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências oferecido pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011/2018). Atuou como professora do Ensino Médio pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), onde desenvolve atividades como docente, de pesquisa e extensão. É Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). É membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Tecnologia e Ensino de Química – CITEQ/UFRB e do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Diversidade (GEPED/UFRB). Trabalha com a linha de pesquisa Ensino de Ciências/Química, Formação de Professor, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação das Relações Étnico Raciais.
PRISCILA SILVA DE JESUS RAMOS
Mestre em Educação pelo Programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências e Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Olga Mettig (2009). Atualmente, integra os grupos de pesquisa ELUFOTEC (Educação, Ludicidade, Formação de Professores e Processos Tecnológicos) e EDUCID (Educação Especial, Inclusão e Diversidade), ambos da UNEB. Ao longo de trajetória, atuou em diversas atividades, incluindo Professora Formadora na Fundação Getúlio Vargas (FGV) – 2022 à 2023, Professora Tutora na Universidade Aberta do Instituto Federal da Bahia (IFBA) 2019 à 2022, Apoio Pedagógico no PRONATEC – IFBA 2013 à 1014, Analista Pedagógica na Faculdade de Tecnologia e Ciências 2008 à 2011 e Professora Voluntária no Programa Escola Aberta.
RENATO MARCELO REIS
Jornalista DRT/BA 5300. Membro 2000 da ABI Instituto Casa da Photographia// A Gosto da Fotografia.
ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia o Ensino Superior. Cursou DEA (Diplomas de Estudos Aprofundados na Universidade de Paris X), na França trabalhando sobre formação e saberes docentes. Possui Mestrado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo. Doutorou-se em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é docente da Universidade Federal da Bahia trabalhando com a disciplina Didática e Práxis Pedagógica. Membro pesquisadora do GEPEL Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade Federal da Bahia.
ROSE MARIA PEREIRA DE SOUZA BONFIM
Mestranda em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB), Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Montessoriana. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente integra o Comitê da Campanha Nacional Pelo Direito a Educação Bahia, Membro do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Foi Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI),Professora Formadora do Nossa Rede, Professora da Plataforma Freire, Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Coordenadora do Proinfância Bahia – UFBA. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA LINGUAGENS E EJA-UNEB-DEDC I e do Grupo EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES LUDICIDADE PROCESSOS TECNOLÓGICOS. Tem experiência em tutoria EAD, como também na docência presencial em nível superior em áreas relacionadas: Educação, currículo e tecnologias na cultura infantil. Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas, Alfabetização e Letramento, Didática e Avaliação.
SELMA MAURILIA CARNEIRO DE SOUZA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (2002). Atualmente é professora da rede Municipal de Salvador, mestranda em Educação e Tecnologias pela Universidade do Estado da Bahia, participa dos grupos de pesquisa: Educação Ludicidade Formação e Tecnologias (ELUFOTEC) e Educação Especial Inclusiva e Diversidade (EDUCID).