Capa do livro: Formação inicial de professores em serviço: <br>Os 15 anos do PARFOR transformando realidades maranhenses

Formação inicial de professores em serviço:
Os 15 anos do PARFOR transformando realidades maranhenses

Autores: José Carlos de Melo (Org.)

O Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR se insere no compromisso pela melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), conveniado com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) em parceria com a CAPES e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
É nesta perspectiva que o programa tem como meta formar professores em primeira licenciatura, nos parâmetros da legislação vigente, envolvendo-os no contexto em que atuam e de toda a problemática que insere a Educação Básica, com capacidade aguçada para compreender, investigar e produzir alternativas para o seu fazer pedagógico.
Nesta obra apresentaremos as experiências já vivenciadas na UFMA perante seus 15 anos de existência. Essas formações têm e vêm contribuído para a melhoria da qualidade da educação básica no Estado.

Impresso
de R$ 51,40 por
R$ 39,50
Digital
de R$ 51,40 por
R$ 35,98

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7173-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7170-8
DOI: 10.24824/978652517173.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 11
  • O PROGRAMA NACIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: 15 anos construindo conhecimentos para um Maranhão melhor - 15
  • O IMPACTO DO PARFOR-UFMA NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma análise das experiências e desenvolvimento profissional nos municípios atendidos - 33
  • EXPECTATIVAS E ATRIBUTOS NA PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO MARANHÃO - 53
  • UM PANORAMA SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PELO PARFOR, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, COM O FOCO NAS TURMAS DE 2023.1 E 2023.2 - 71
  • SUJEITOS LANÇADOS A UM RIO DE TEXTOS: estratégias de leitura na formação docente no curso de Letras Português do PARFOR - 91
  • A GEOGRAFIA NOS 15 ANOS DO PARFOR MARANHÃO - 103
  • PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS FORMANDOS DO PARFOR LETRAS-INGLÊS DA UFMA: impactos na formação docente e na educação básica - 115
  • PARFOR/UFMA: percepções dos professores cursistas sobre curso de Pedagogia - 133
  • ÍNDICE REMISSIVO - 153
  • SOBRE OS AUTORES - 155
ALEX FABIANO SANTOS BEZERRA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Doutorado em Educação, na área do Ensino da Educação Brasileira, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP – Campus de Marília (2010). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. É Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física do PARFOR/UFMA. Ministra as disciplinas: Atletismo; Didática da Educação Física; Educação Física no Ensino Fundamental e Médio; Educação Física Inclusiva; Esportes Adaptados; Atividades Físicas de Aventura na Natureza. Atua como formador de professores na área de Educação Física e e esportes. Preside a Federação Atlética Maranhense. Atua como gestor de esporte escolar e universitário na modalidade de atletismo. Colabora com a Federação Maranhense do Desporto Escolar. Tem experiência na área de Educação, Educação Física, e Esportes.

ANTONIO JOSÉ DA SILVA

Nasceu em Bacuri, MA. Foi professor da Educação Básica entre os anos de 1998 e 2009 nas redes pública e privada. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 4, com dedicação exclusiva, lotado no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, atuando na graduação e pós-graduação (PROFMAT e PPECEM). Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (atual IFMA, em 2003). Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2005-2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2007-2009), com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. Desenvolveu estudos de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no CINTED, em Informática na Educação (2014-2017). Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando a formação de docentes e estudos sobre processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática.

ARKLEY MARQUES BANDEIRA

Historiador e Arqueólogo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2do CNPq. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), Especialização em Educação Ambiental (2005), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente, é Docente do Ensino Superior da Universidade Federal do Maranhão – Departamento de Oceanografia e Limnologia. Integra o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade PGCult UFMA (Mestrado e Doutorado) e Desenvolvimento e meio Ambiente PRODEMA – UFMA e Doutorado em Rede PRODEMA como docente permanente. Coordena o Observatório Cultural do Maranhão – PGCult – UFMA e o Laboratório de Arqueologia e Estudos Culturais - LAEC – DEOLI – UFMA. Coordena o Curso de Licenciatura e História PARFOR CAPES da UFMA. Tem experiência nas áreas de Arqueologia, História e Estudos Culturais, com ênfase nos seguintes temas: sambaquis, cerâmica pré-histórica, patrimônio cultural, e em políticas culturais e estudos culturais. É membro permanente da Sociedade de Arqueologia Brasileira, da Associação Brasileira de Arte Rupestre, e membro fundador da Casa da Memória do Instituto do Ecomuseu do Sítio do Físico, em São Luís, MA.

ERBIO DOS SANTOS SILVA

Doutor em Educação (PPGED/UFPA – 2017), com Doutorado Sanduíche (PDSE/Capes) em AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS pelo INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE DE LISBOA (2016); Mestre em Educação (PPGED/UFPA – 2011). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Educação I e Coordenador do Curso de Pedagogia PARFOR-UFMA; Associado da ANPED e Membro do Conselho de Representante na APRUMA/UFMA; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Didática e Práxis Docente (EDiPD) e membro/Pesquisador do grupo de Pesquisa (GEPEIF) e Colaborador dos grupos Observe/UFPA e GEPTE/UFPA; Foi Especialista em Educação da SEDUC/PA (2008-2021), atuando como Técnico de Referência da Educação Profissional (2011-2014) e do Programa Jovem de Futuro (USE 17 – SEDUC/PA 2017-2019); Organizador da Coleção Os Desafios da Escola Pública (3 volumes) e dos Livros “Educação Básica, Gestão Escolar e Ensino Médio: leituras sobre os desafios do território 17” (2019), “Avaliação: Debates da Educação Básica” (2021), com participação em outras obras como: “Política, Gestão e Pesquisa em Educação” (2019) e A pesquisa no Baixo Tocantins: resultados de pesquisa” (2015); Possui experiência de mais de 19 anos na Educação Superior com passagens por UFPA, UEPA, FINOM, FCAT e FAAM. Foi membro da equipe de Formadores do PNAIC no Pará (2017-2019, SEDUC/PA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Profissional, políticas públicas, relação público-privado, Didática – planejamento, avaliação educacional, ensino-aprendizagem, prática pedagógica, Formação de Professores e Gestão Escolar.

HELEN NEBIAS BARRETO

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Geografia, com ênfase em Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), doutorado em Geociências pela Université Aix-Marseille – França (2012), Pós-doutorado (2015-2016) no Centre Européen de Recherche et d’Enseignement des Géosciences de L’Environnement (CEREGE), Aix-en-Provence (França). Atualmente, é Professora Associada II do curso de Geografia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Faz parte da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) como Conselheira (Gestão 2018-2020; 2020-2022). É Coordenadora Pedagógica (2019-2021; 2023-2028) do curso de Licenciatura em Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES) no Maranhão. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e evolução do relevo, geocronologia (isótopos cosmogênicos), geomorfologia fluvial, recursos hídricos e geoprocessamento.

HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVÃO FERREIRA

Doutora em Informática na Educação, UFRGS (2016). Mestra em Saúde e Ambiente, UFMA (2008). Mestra em Letras (UEMA, 2023). Licenciada em Letras, Português/Inglês, UEMA (1998). Graduada em Pedagogia, ISEPRO (2017). Promotora Legal Popular (UEGO). Professora adjunta e coordenadora (Curso de Letras/Libras/UFMA). Coordena o Curso de Letras Inglês, PARFOR/UFMA. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Educativas (PPGEPE/Mestrado Profissional em Educação). Possui experiência na área de educação e antropologia, com ênfase em ensino e formação docente, além de antropologia das populações afro-brasileiras e carcerárias. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades (CNPq). Membro do Grupo de pesquisa Feminismo Negro e do Grupo de Pesquisa: RELFET - Rede Latino Americana e Caribenha de Pesquisadores sobre Feminismos de Terreiros; Memória social Subjetividade e Cultura. Presidente da Junta Governativa do Bumba meu boi da Fé em Deus (2009-2010). Vice-Presidente do Bumba meu boi da Fé em Deus (2011-2013). Escritora e compositora. Recebeu o Prêmio Viriato Correa (2018), categoria literatura infanto-juvenil. Atua principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural e relações étnico raciais, tecnologias e tecnologias assistivas, ensino e formação de professores. Realiza estudos, pesquisas, produções acadêmicos e literárias sobre linguagem, em uma interface com as tecnologias, cultura popular, poética de mulheres pretas, religiosidades afro-brasileiras e ensino de língua portuguesa como L2, para surdos.

JOSÉ CARLOS DE MELO

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, Doutor em Educação: Currículo na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela PUC-SP, Mestre em Educação pela Université Du Quebec à Montréal – UQAM – Canadá,(Reconhecido pela UFMT), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Jacarepaguá – RJ, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, É Docente Associado III do departamento de Educação II na UFMA, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Psicologia da Educação, Currículo, Docência no Ensino Superior, Educação Ambiental e Prática Docente. Foi coordenador de área do PIBID-UFMA/CAPES Pedagogia (05-2010 à 01-2014) e Membro do Núcleo de Educação e Infância da UFMA – NEIUFMA/Tutor do PET Conexões dos Saberes Pesquisas em espaços Sócios pedagógicos (02/2014 a 10/2017) Coordenador Adjunto do CEDEI e Coordenador do Curso de Extensão Docência em Educação Infantil CEEI (2013 a 2017). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância Docência – GEPEID. Consultor Ah Doc de vários periódicos Nacionais. Membro do corpo editorial da Editora Cientifica Digital.

JOSENILDO DE SOUZA CHAVES

Possui Doutorado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2010), Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999), Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de estatística e probabilidade, com ênfase em inferência bayesiana aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados de sobrevivência, modelos de mistura com fração de cura, modelos de regressão e inferência estatística.

LORENA CARVALHO MARTINIANO DE AZEVEDO

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2003), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2007), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Maranhão lotada no Departamento de Tecnologia Química, Diretora de Ações Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, responsável pelos Programas: PARFOR, PIBID, Residência Pedagógica e PET e Membro Colaboradora da Academia Maranhense de Ciências (AMC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Combustíveis, Química de Alimentos, Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: microemulsão, combustíveis, cosméticos, metais pesados, peixe e AAS, água, alimentos.

MARCELO NICOMEDES DOS REIS SILVA FILHO

Doutor em Letras – Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE com período sanduíche na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul sob a orientação da professora Doutora Nádia Régia Maffi Neckel. Bolsista de doutorado na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), é Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB, Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA e é Graduado em Letras Pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão – UFMA atuando na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado em Letras de Bacabal) e Coordenador Adjunto do PARFOR/UFMA; foi professor na Secretaria municipal de Educação de São Luís – SEMED e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão SEDUC por onze anos. Foi pesquisador da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO no período de 2012 a 2014. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Discurso, Sociolinguística e Sociedade – GEDiSS, integra o NUPESDD – Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos, Dialetológicos e Discursivos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS e o CEPAD – O Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da mesma Universidade, GRUPO DE PESQUISA: ETNIA, DIVERSIDADE E GÊNERO – UNIOESTE e DISCURSIVIDADE, LÍNGUA E SOCIEDADE – UFF. Editor adjunto da Revista Sociodialeto (Qualis B2) do Mestrado em Letras da UEMS. É revisor de periódicos Científicos; consultor ad hoc do IFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso (AD), Discurso e Religião, Ensino-aprendizagem, Ensino de Língua inglesa, Cultura, Bumba-meu-boi e Inclusão.

MARTA MARIA PORTUGAL RIBEIRO PARADA

Docente do Departamento de Letras (DELER) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde agosto de 1998. Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e/Língua Espanhola e respectivas literaturas UFMA -1986, especialista em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ), mestre em Literaturas Neolatinas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), sob a orientação da Profa Dra Claudia Heloisa Impellizieri (UFRJ 2005-2007). Sua pesquisa analisa as narrativas neoindigenistas peruanas, em especial os contos do escritor peruano Professor Carlos Eduardo Zavaleta na obra El Cristo Villenas y otros cuentos. Vem atuando na qualidade de docente, tendo por base o tripé que alicerça a IES, ensino, pesquisa e extensão; ministra aulas de Literatura Espanhola, Língua Portuguesa, desenvolve atividades da pratica pedagógica de ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola (estagio supervisionado) e de outros componentes curriculares da área das práticas pedagógicas. (2016-2020) Coordenou os cursos de Primeira e Segunda Licenciaturas do Programa PARFOR de Letras Espanhol para os municípios de Codó, Lago do Junco e Porção de Pedras. Desenvolveu atividades como Orientadora docente na Residência Pedagógica na área de Letras/Língua Portuguesa (bolsista CAPES nov. 2020 abril 2022). Exerce também a docência (20horas) na área de Língua Portuguesa para o ensino fundamental e ensino médio nas escolas da rede pública (SEDUC) desde 1997. Atualmente exerce o cargo de Chefe do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Sua atuação como gestora tem como marca a participação, onde a colaboração, escuta e dialogismo constituem os elementos norteadores de seu trabalho. Em 2024, coordenou o curso de extensão Formação de Ledor e Audio-descritor para profissionais da rede pública, federal e municipal como uma ação promovida pelo MEC RENAFOR- CAPES – DEPARTAMENTO DE LETRAS.

MONICA FONTENELLE CARNEIRO

Graduada em Letras (Port./Ing.) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Língua Inglesa e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Estrangeira (UFMA), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora e Pós Doutora em Linguística (UFC) e Pós Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória - (FDV). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em São Luís), sendo vice coordenadora no período 2021-2024, e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLB (Mestrado Acadêmico em Bacabal), e colaboradora do PPGDIR – Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (todos UFMA). Membro do Departamento de Letras (UFMA), com experiência em Letras e Linguística, e interesse em Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada, Psicolinguística, Lingua(gem), Metáfora, Discurso, Formação de Professores e Ensino/Aprendizagem de Línguas, bem como em Linguagem e Instituições do Sistema de Justiça, Violência e Direitos Humanos. É membro da ABRALIN (Associação Brasileiras de Linguistas) e coordena a Comissão Linguística e Cognição (20/22 e 22/24); da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), e coordenando o Grupo de Trabalho Linguística e Cognição – LINGCOG, no biênio 2021-23; e da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil). Participou do Grupo de Trabalho Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira – ELIAB, também da ANPOLL (2019-2021). Participa, como pesquisadora, dos Grupos de Pesquisa: Cultura, Direito e Sociedade – GPCDS/UFMA (como vice líder); GELP-COLIN/UFC e GEPLA/UFC, liderando suas unidades em São Luís/MA, todos no Diretório do CNPq. Participa, como membro titular da Comissão Institucional de Ciências Humanas do PIBIC/PIBITI. Participa ainda, como pesquisadora líder de equipe brasileira, do Projeto Internacional de Pesquisa Bibliography of Metaphor and Metonymy (METBIB), coordenado pelas Universidades de Córdoba e de La Rioja (Córdoba e La Rioja, Espanha), em parceria com a John Benjamins Publishing Company (Holanda), junto à qual atua como Editora Associada do projeto; e participou, também, como pesquisadora colaboradora, do Projeto Conceitualização da Metáfora Mãe-Terra por brasileiros e falantes de outras línguas: um estudo comparativo intercultural, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, em parceria com instituições estrangeiras e nacionais, dentre as quais a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, tendo coordenado essa pesquisa no Maranhão. Realizou estágio no Programa de Educação Continuada do Rhode Island College (EUA), como Professora Visitante, participando do Curso de Ensino a Distância em Países em Desenvolvimento, realizado pelo International Extension College, no Instituto de Educação da Universidade de Londres como bolsista do governo britânico. Participa, como autora de capítulos, das obras: Linguagem, Cultura e Discurso, volumes 1-5 (Pedro e João e Pontes Editores); Linguagem e cognição: desafios e perspectivas contemporâneas (Mercado de Letras); (Per)Cursos (Inter)Disciplinares em Letras vol. 1 (Pontes); Linguagem e cognição (Insular); Gênero, ensino e formação de professores e Múltiplas facetas da língua(gem) (Ed. Mercado de Letras); Letras em foco: a linguagem sob diversos olhares, Estudos sobre linguagem: análises linguísticas, discursivas e literárias, Ensino de línguas: tecnologia, Interação e Interfaces, Ensino de Línguas: Interfaces e novas perspectivas, Identidade e discurso: uma perspectiva multidisciplinar, Discursos Linguísticos e Literários, Literatura e outros saberes, Ensino de línguas e discurso, Ensino de línguas e práticas discursivas, Agir de linguagem na escola e na universidade, Estudos da Linguagem: da descrição linguística a suas interpretações (EDUFMA) e, como organizadora, das quatro últimas. Coordenou Cursos de Letras/Inglês-PARFOR/DAESP em quatro municípios maranhenses.

VALESKA MARTINS DE SOUZA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e doutorado em Ingegneria dell’informazione – Politecnico di Milano (2007). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. É coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: lmi, programação semidefinida, otimização convexa, programação quadrática e cadeias de Markov.

VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS

Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeitos e suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED). Coordenadora do curso de Letras – Português ofertado pelo PARFOR/UFMA. Coordena o Projeto de Pesquisa Escrita acadêmica: nas teias do dizer, as atitudes de leitura, uma proposta de investigação dos níveis de leitura, tendo como objeto de pesquisa a escrita acadêmica. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Formação de professores com foco no processo de ensino e aprendizagem de leitura e de escrita.