Capa do livro: Infância, culturas e diversidades: <br>O protagonismo da criança amazônica

Infância, culturas e diversidades:
O protagonismo da criança amazônica

Autores: Ângela do Céu Ubaiara Brito - Antonia Fladiana Nascimento dos Santos - Leslie Jovana Silva Santos (Orgs.)

A obra Infância, Culturas e Diversidades: o protagonismo da criança amazônica comemora os dez anos de atuação do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde – LIS, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Os trabalhos do grupo versam compreender algumas metodologias qualitativas e quantitativas, inerentes ao campo da pesquisa; possibilitam diálogos críticos acerca dos temas da infância e proporcionam estudos significativos acerca das crianças na Amazônia.
Nesse sentido, o livro compõe contribuições de pesquisas que dialogam com o campo do ensino e práticas extensionistas desenvolvidas no âmbito do grupo e busca contribuir com os professores da educação básica, acadêmicos de graduação, pós-graduação e pesquisadores que se dedicam à investigação das infâncias na região amazônica.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7180-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7178-4
DOI: 10.24824/978652517180.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • PESQUISA COM CRIANÇAS: desafios teórico-metodológicos e protagonismo infantil - 19
  • O PROTAGONISMO INFANTIL FRENTE AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões necessárias - 43
  • A CRIANÇA, O BRINCAR E O LETRAMENTO: o protagonismo infantil na Amazônia - 59
  • INFÂNCIA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: um olhar a partir da festa de São Tiago Mirim, Mazagão Velho - 73
  • INFÂNCIA E O CURRÍCULO MULTICULTURALISTA: uma possibilidade para infância da/na Amazônia - 87
  • A CONSTRUÇÃO OU DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS E ESTEREÓTIPOS CULTURAIS DE PRECONCEITO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA - 103
  • LITERACIA FAMILIAR: estudo de caso na escola municipal de Educação Básica Leonice Dias Borges, Distrito Ilha de Santana - 117
  • A CONTRIBUIÇÃO DE PEDRO CARDOSO, “SEU ROQUE”, NA PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL NA ILHA DE SANTANA-AP - 129
  • AS NARRATIVAS FOLCLÓRICAS AMAZÔNICAS E O PROCESSO DECOLONIAL DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA - 147
  • LUDICIDADE E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: estudo de caso na Brinquedoteca Leonice Borges na Ilha de Santana - 159
  • EDUCAÇÃO: concepção de criança, educação infantil e inclusão - 177
  • BRINCAR E A INTERAÇÃO: um estudo de caso com crianças autistas na EMEI O Pequeno Príncipe - 195
  • PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E O TRABALHO DOMÉSTICO INFANTIL: vozes das crianças de Laranjal do Jari-AP - 207
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS E AUTORES - 227
  • ÍNDICE REMISSIVO - 231
ORGANIZADORAS

ANGELA DO CÉU UBAIARA BRITO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2008). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).

ANTÔNIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática/PPGECEM/UFPA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UNIFAP. Especialista em Coordenação Pedagógica, com ênfase em currículos e programas pelo Instituto Amapaense de Ensino Superior/ IESAP. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA – Polo Fortaleza. Professora na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

LESLIE JOVANA SILVA SANTOS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial e Inclusiva e Pós-Graduação lato sensu em EAD e as Novas Tecnologia pela Faculdade Educacional da Lapa-PR (FAEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS).

AUTORES

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amapá. É pesquisador e membro no Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI) e no grupo de pesquisa LIS – Ludicidade, inclusão e saúde.

CAMILA PIMENTEL MACIEL

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

JULIANA DE LIMA MELO

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

MARIA CLARA SILVA DE ANDRADE

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

MARIA DO SOCORRO CRESPO RIBEIRO

Mestranda em Educação – UNIFAP. Especialista em Ensino de Química, em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional, em Gestão Educacional e Educação Especial. Graduada em Química, História, Pedagogia e Ensino Especial. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

MARIA SANTANA SOUZA DA SILVA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

PIEDADE LINO VIDEIRA

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (FAMA). Mestra, Doutora e Pós-Doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP) e Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI).

SABRINA SANTOS COVRE FREITAS

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

SÂMI CRISTINA PINTO

Mestranda em Educação pela UNIFAP. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia e Educação Especial. Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Amapá em 2013. Coordenadora pedagógica da Prefeitura de Macapá. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

SINTHIA MARCIEL DA SILVA COSTA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO

Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação de Língua Portuguesa/Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018). Pós-Graduada em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018) e em A Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).

TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP-CCSE-UEPA. É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Representante UEPA e vice coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará – FEIPA.

VITOR SOUSA CUNHA NERY

Doutor em Educação na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA, 2021). Mestre em Educação na modalidade sanduíche (PPGED-UEPA/PUC-Rio, 2013). Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento (CCNT-UEPA, 2011). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA, 2010) e Tecnologia em Gestão Pública (Unama, 2009). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP). Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado a Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE.

ZILDA GLÁUCIA ELIAS FRANCO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA no Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá-AM, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil – GPEDIN. É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia.