Capa do livro: Análise de conteúdo não é só contar palavras: <BR>Análise de conteúdo como procedimento de análise interpretativa de dados em pesquisas qualitativas nas áreas de ensino e educação

Análise de conteúdo não é só contar palavras:
Análise de conteúdo como procedimento de análise interpretativa de dados em pesquisas qualitativas nas áreas de ensino e educação

Autores: Márcio Urel Rodrigues - Acelmo de Jesus Brito (Orgs.)

“Análise de Conteúdo não é só contar palavras” é uma obra acadêmica que foi elaborada com o objetivo de destacar a Análise de Conteúdo como Procedimento de Análise Interpretativa de Dados em Pesquisas Qualitativas nas Áreas de Ensino e Educação, pois apresenta o seu movimento sistemático de cada uma das etapas/fases para a ampliar a compreensão de pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado em relação a como inseri-la no corpo do relatório, dissertação ou tese. Na presente obra, os organizadores apresentam em um primeiro momento um referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo, envolvendo as funções, objetivos, diferentes concepções e definições de pesquisadores, além de evidenciar que a Análise de Conteúdo pode ser utilizada em ambas as abordagens metodológicas – qualitativas e quantitativas, pois compreendem que as pesquisas nas áreas de Ensino e Educação devem se aproximar, cada uma saindo do seu polo para que a pesquisa fique cada vez mais sólida e robusta de informações. Já em um segundo momento, os organizadores apresentam a maneira como foram registrados o movimento da Análise de Conteúdo em 18 pesquisas - dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT no período de 2019 a 2024 e que foram amplamente discutidas na disciplina de Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas do referido programa no semestre 2024/2.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7273-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7274-3
DOI: 10.24824/978652517273.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 406
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO -
  • CAPÍTULO 1 FUNÇÕES E OBJETIVOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO - 17
  • CAPÍTULO 2 AUTORES E DEFINIÇÕES DE ANÁLISE DE CONTEÚDO - 23
  • CAPÍTULO 3 ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA APROXIMAÇÃO DAS ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS - 37
  • CAPÍTULO 4 ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA EM PESQUISAS QUALITATIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 47
  • CAPÍTULO 5 FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A DUPLA DESCONTINUIDADE CONTÍNUA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 67
  • CAPÍTULO 6 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL NO ÂMBITO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS - 81
  • CAPÍTULO 7 MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NO BRASIL NA PERSPECTIVA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS -103
  • CAPÍTULO 8 EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA NA BNCC: percepções de professores que ensinam Matemática na Educação Básica - 117
  • CAPÍTULO 9 ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL - 135
  • CAPÍTULO 10 VINTE ANOS DE SOFTWARE GEOGEBRA: um olhar para as dissertações e teses no Brasil - 149
  • CAPÍTULO 11 POTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA PARA AS PRÁTICAS LETIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS - 163
  • CAPÍTULO 12 PRODUÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA - 185
  • CAPÍTULO 13 PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA - 201
  • CAPÍTULO 14 MODELAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: refl exos de uma Formação Continuada online com professores que ensinam Matemática - 221
  • CAPÍTULO 15 TABUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS - 239
  • CAPÍTULO 16 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO AVALIABARRA - 261
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma meta-análise das dissertações e teses produzidas no Brasil (2010-2022) - 279
  • CAPÍTULO 18 CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica no contexto da Educação Matemática - 299
  • CAPÍTULO 19 POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GESTAR II - 319
  • CAPÍTULO 20 FORMAÇÃO CONTINUADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - 335
  • CAPÍTULO 21 A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA E UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA - 351
  • CAPÍTULO 22 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-PANDEMIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 369
  • ÍNDICE REMISSIVO - 385
  • SOBRE OS AUTORES - 395
ORGANIZADORES

PROF. DR. MÁRCIO UREL RODRIGUES

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT– Barra do Bugres/MT

PROF. DR. ACELMO DE JESUS BRITO

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT

AUTORES

PROF. DR. WILLIAM VIEIRA GONÇALVES

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

PROF. DR. LUCIANO DUARTE DA SILVA

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG

PROF. DR. EDIVAGNER SOUZA DOS SANTOS

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

PROF. DR. JAIR LOPES JUNIOR

Universidade Estadual Paulista (UNESP).

PROF. DR. AGNALDO DE OLIVEIRA

Universidade Federal de Goiás – UFG

PROF.ª DRA. MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN

Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA

PROF.ª DRA. CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

PROF. DR. DÉCIO SCHÄFFER

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

PROFA. DRA. CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMÃO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª DOUTORANDA. LUCIANA BERTHOLDI MACHADO

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

PROF. DOUTORANDO. ALESSANDRO PIRES DE CARVALHO

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG

PROF. DOUTORANDO ALLAN KARDEC MESSIAS DA SILVA

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Nova Xavantina/MT

PROF. DOUTORANDO REGIMAR ALVES FERREIRA

Secretaria Municipal de Educação (SME) no município de Rio Verde - GO.

PROF.ª DOUTORANDA ARISTIMAR ROBERTA DE OLIVEIRA

Secretaria Municipal de Educação – SMEC – Barra do Bugres/MT

PROF.ª DOUTORANDA. CÉLIA APARECIDA DIAS FERREIRA LOUZADA

Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC – Barra do Bugres/MT.

PROF. DOUTORANDO. PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC – Barra do Bugres/MT

PROFA. DOUTORANDA. LUCINÉIA DE SOUZA GOMES

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT

PROF. DOUTORANDO WELVESLEY DA SILVA SANTOS

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT

PROF. MS. JONHY SYLLAS DOS SANTOS FERREIRA

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. IONE DE FÁTIMA DE SOUZA DA SILVA

Secretaria Municipal de Educação – Lucas do Rio Verde/MT

PROF.ª MA. SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS

Secretaria Municipal de Educação – Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. SINELZA GONZAGA DE MELO AZEVEDO

Secretaria de Estado de Educação – Barra do Bugres/MT

PROF. MS. NILSON AMANCIO DE JESUS

Secretaria do Estado de Educação – SEDUC-MT – Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. ELISÂNGELA APARECIDA DOS SANTOS

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – Tangará da Serra/MT

PROF. MS. EDIEL PEREIRA DE MACEDO

Professor da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. SEDUC/MT.

PROF.ª MA. LUCINEIA OENNING

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. JAQUELINE MICHELE NUNES SILVAÚ

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. DANIELA SILVEIRA ROCHA

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT – Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. ROSIANE SOUZA DA SILVA RODRIGUES

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT– Barra do Bugres/MT

PROF.ª MA. ANDRÉIA FRANCISCA COELHO NASCIMENTO

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT Pontes e Lacerda/MT

PROF.ª MA. HOSANA AUXILIADORA TEIXEIRA CAETANO

Secretaria Municipal de Educação – Lucas do Rio Verde/MT

PROF.ª MA. LUCENI DA SILVA OLIVEIRA

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT – Pontes e Lacerda/MT

PROF.ª MA. HUCLEMYKA GOMES TOSCANO

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT – Nortelândia/MT

PROF.ª MA. CLESENSIA MESQUITA CASSIANO

Secretaria Municipal de Educação – SEMED – Rondonópolis – MT

PROF. MS. EVERALDO DA SILVA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. LUDMYLLA SUELLEN WOLF OENNING

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. MARIA EDJANE SANTOS SAPUCAIA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. JANAÍNA PEREIRA REBÊLO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF. MESTRANDO. GILBERTO FIRMINO DOS SANTOS JÚNIOR

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF. MESTRANDO. FRANCÍLIO HENRIQUE GONÇALVES DOS SANTOS

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. JUSSARA CORRÊA PEREIRA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. EUNALHA PEREIRA CONSTÂNCIO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. VALDETE DE SOUZA ASSUNÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF. MESTRANDO VAGNER CONSTANTINO GUIMARÃES

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. CÁTIA SOUZA DA MOTA MENDONÇA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF. MESTRANDO MANOEL APARECIDO DA CRUZ FRANÇA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. ADILMA AMÂNCIO DE LIMA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. ALESSANDRA SOUZA FRANÇA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. CRISTIANE VITORINO SORGATO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. KARINI VOLKMER DOS SANTOS

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. SILVANA COPCESKI STOINSKI

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. SUSANY PEDRO DA COSTA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª MESTRANDA. ZILDA RODRIGUES SOARES DA SILVA BARIVIERA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª ESPECIALISTA. LUZIA DA SILVA COSTA SANTOS

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT

PROF.ª ESPECIALISTA DULCE BRIGIDA DA SILVA

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – Barra do Bugres/MT

PROF.ª ESPECIALISTA. ANDRÉA DE ALMEIDA ARAÚJO

Secretaria Municipal de Educação – Lucas do Rio Verde/MT

PROF.ª ESPECIALISTA. FERNANDA JORDÃO DO AMARAL

Secretaria Municipal de Educação – Lucas do Rio Verde/MT

PROF.ª ESPECIALISTA. INGRID DA SILVA SOUZA

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – Aripuanã/MT

PROF.ª ESPECIALISTA. SIMONE SANTANA

Secretaria Municipal de Educação – Lucas do Rio Verde/MT