Capa do livro: Ao mestre, sem carinho: <BR>Neoliberalismo e violência contra professores no Brasil

Ao mestre, sem carinho:
Neoliberalismo e violência contra professores no Brasil

Autores: Anderson Gomes de Paiva

O que leva um aluno a agredir seus professores?
Essa é a incômoda questão inicial do autor – professor com mais de 20 anos de experiência “no chão de giz da sala de aula” do ensino público básico e superior – ao abordar um fenômeno sistematicamente silenciado nos estudos acadêmicos brasileiros: a violência contra docentes. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de violência contra professores, segundo levantamento da OCDE com mais de 100 mil docentes. Contudo, uma parcela significativa da Academia, alinhada ao discurso oficial do Poder Público, nega a real dimensão e gravidade do problema, tratando-o como “casos isolados” ou culpando os próprios professores pelas agressões sofridas. O autor argumenta que a hegemonia neoliberal sobre a instituição escolar produziu um dispositivo específico, a neopedagogia, que deslegitima e desvaloriza a figura docente, enfraquecendo o professor e gerando conflitos entre docentes e discentes. Munido de registros criminais inéditos, juntamente com dados levantados pelos próprios professores da rede pública e um robusto arcabouço teórico em filosofia e psicologia, o Prof. Dr. Anderson Paiva apresenta mais do que uma nova abordagem científica: Ao mestre, sem carinho é um verdadeiro manifesto em defesa da profissão docente e da educação pública, gratuita e de qualidade.

Impresso
de R$ 97,40 por
R$ 74,90
Digital
de R$ 97,40 por
R$ 68,18

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7348-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7349-8
DOI: 10.24824/978652517348.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 338
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 21
  • CAPÍTULO 1 A CONSTRUÇÃO DO PARADIGMA ESCOLAR MODERNO: um projeto coletivo de pedagogia e disciplina na formação de corpos úteis, dóceis e produtivos para a sociedade - 39
  • CAPÍTULO 2 UMA ONTOLOGIA NEOLIBERAL: neoliberalismo como modelo hegemônico e forma de racionalidade - 107
  • CAPÍTULO 3 NEOPEDAGOGIAS E NEOLIBERALISMO: o neoliberalismo escolar e a dessignificação da figura docente - 155
  • CAPÍTULO 4 AO MESTRE, SEM CARINHO: corpos discentes versus corpos docentes - 139
  • CAPÍTULO 5 DISCIPLINA, VIOLÊNCIA E DIREITO EM DESEQUILÍBRIO NEOLIBERAL: uma hipótese ontológica para a gênese da violência escolar - 281
  • PARA UMA BREVE CONCLUSÃO - 311
  • REFERÊNCIAS - 313
  • ÍNDICE REMISSIVO - 331
ANDERSON GOMES DE PAIVA

É doutor em Psicologia Educacional (Unicamp), mestre em Letras, Língua Hebraica e Literatura e Cultura Judaicas (USP) e bacharel e licenciado em Filosofia (USP). Foi pesquisador no Centro de Estudos Judaicos da USP, professor e coordenador na Rede Pública do Estado de São Paulo e, desde 2014, é professor de Filosofia e Psicologia da Educação do Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, desenvolve e coordena pesquisas sobre as relações entre neoliberalismo, violência escolar e formação de professores.