Capa do livro: O professor-leitor:<BR>Tecendo leituras e leitores

O professor-leitor:
Tecendo leituras e leitores

Autores: Fabiana Paulino Alexandre Retamero - Sonia Maria Chaves Haracemiv

Entre textos e contextos, poetas e teóricos, leitores e leituras, Fabiana Retamero e Sonia Haracemiv nos convidam a refletir sobre a formação do professor-leitor. Como formar educadores que não apenas ensinem a ler, mas que ensinem a gostar de ler? Em um país em que milhões abandonaram os livros, esta obra resgata a importância de histórias pessoais de leitura, entrelaçando memórias afetivas e práticas pedagógicas.
Ao longo das páginas, o leitor encontrará reflexões profundas, poesias delicadas e uma abordagem apaixonada pela leitura como prática de resiliência, resistência e liberdade. Profundamente ancorada nos ensinamentos de Paulo Freire e outros pensadores, esta obra vai além da teoria, propondo ações concretas para que educadores se tornem leitores vorazes e, assim, formadores de cidadãos críticos e conscientes.
Um convite à redescoberta da leitura — não só como ato profissional, mas como transformação pessoal. Pronto para tecer sua própria história de leitura?

Impresso
de R$ 64,30 por
R$ 49,40
Digital
de R$ 64,30 por
R$ 45,01

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7244-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7241-5
DOI: 10.24824/978652517244.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO ENTRE PALAVRAS, VIVÊNCIAS, LUTAS E VERSOS: a construção da professora-autora e deste livro - 15
  • PRÓLOGO - 21
  • CAROS LEITORES - 25
  • PRIMEIRAS PALAVRAS - 27
  • LENDO, RELENDO E TECENDO O CONHECIMENTO DE LEITURA - 43
  • TECITURA DO CONHECIMENTO: tramas de leitura e leitores - 61
  • TECITURA DO CAMINHO INVESTIGATIVO: memórias de leituras - 83
  • TECITURAS DE MEMÓRIAS - 89
  • TECENDO REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO LEITORA - 149
  • A TECITURA DE UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR - 163
  • CONSIDERAÇÕES VIVIDAS NA CAMINHADA: alguns indicadores para formação do professor-leitor - 175
  • REFERÊNCIAS - 183
  • ÍNDICE REMISSIVO - 207
FABIANA PAULINO ALEXANDRE RETAMERO

Doutora em Educação pela UFPR. Mestra em Educação pela PUCPR. Psicopedagoga. Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Formada em Letras e Pedagogia. Coautora de Materiais Didáticos para o Ensino Médio.

SONIA MARIA CHAVES HARAVEMIV

Professora Titular da UFPR, Setor de Educação, atua no Programa de Pós-Graduação-PPGE, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e no Programa de Pós-Graduação Teoria e Prática de Ensino - PPGETPEN, Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Pesquisadora de Estudos de Educação de Jovens e Adultos- EPEJA.