Capa do livro: Entre fronteiras: <br>Epistemologias e pesquisas em educação

Entre fronteiras:
Epistemologias e pesquisas em educação

Autores: Anderson Gonçalves Costa - André Gustavo Ferreira da Silva - Charliel Lima Couto - Diana Cibele de Assis Ferreira - Flávio Henrique Albert Brayner - Izabela Pereira de Fraga - Lindemberg da Silva Santos - Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão - Silas Nascimento dos Santos (Orgs.)

A respectiva obra foi fruto de um intercâmbio entre atores nacionais e internacionais do campo educacional, trazendo contribuições para o fortalecimento da formação de pesquisadores no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Durante o processo formativo foram sistematizados e tecidos diversos diálogos, abordando as mais variadas temáticas, a saber: a pesquisa em educação, a modernidade sob o olhar africano, republicanismo escolar e a experiência francesa, ideologia e teologia da história, diálogos entre saberes, e práticas pedagógicas decoloniais, experiência estética e discussões envolvendo estudos do pesquisador Paulo Freire. Diante desse arsenal de temas, foram elaborados artigos científicos resultantes dos diálogos interativos propostos nas aulas, sendo três deles envolvendo professores de três continentes distintos: África, Europa e América. Além disso, os doutorandos puderam tecer relações entre as abordagens vivenciadas nos encontros e suas respectivas propostas de teses, resultando assim, na escrita dos capítulos presentes neste livro.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7453-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7451-8
DOI: 10.24824/978652517453.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • A PESQUISA EM EDUCAÇÃO - 19
  • AUTORIA ACADÊMICO-CIENTÍFICA: dialogismo, letramentos, autoridade - 43
  • DIÁLOGOS ENTRE SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESCOLONIAIS - 51
  • A POLÍTICA EDUCACIONAL NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: primeiras aproximações - 63
  • POVOS TRADICIONAIS E OS PROCESSOS DE COLONIZAÇÃO: pensando a educação na luta pela descolonialidade do saber - 73
  • JUVENTUDES PERIFÉRICAS E DECOLONIALIDADE - 89
  • A MODERNIDADE SOB O OLHAR AFRICANO - 97
  • INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: que professores estamos formando? - 113
  • FREIRE 100 ANOS: quais as possibilidades desde seus limites? - 123
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: Paulo Freire e reflexões sobre a mediação docente - 139
  • BUSCANDO O CONCEITO DE LETRAMENTO EM ESTUDOS DE PAULO FREIRE - 145
  • O CENTENÁRIO AUTOR DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: uma referência ainda importante para as práticas de alfabetização? - 151
  • EU LEIO, TU LÊS, NÓS LEMOS: uma reflexão sobre a importância da leitura em Paulo Freire - 157
  • EXPERIÊNCIA ESTÉTICA - 165
  • ESTÉTICA E EDUCAÇÃO: ciência e arte juntas - 177
  • O FIO DE TEAR DE ARACNE: conversando com Alain Kerlan sobre a estética como possibilidade democrática - 181
  • IDEOLOGIA E TELEOLOGIA DA HISTÓRIA - 189
  • TELEOLOGIA DA HISTÓRIA EM CONTRAPONTO COM OUTRAS PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS - 205
  • REPUBLICANISMO ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA FRANCESA - 215
  • APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO REPUBLICANA E AS AÇÕES AFIRMATIVAS - 233
  • SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES - 241
  • ÍNDICE REMISSIVO - 247
ORGANIZADORES

ANDERSON GONÇALVES COSTA

Do interior do Ceará, sou filho e neto de professoras, o que me inspirou a seguir os mesmos passos delas. Doutorando em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, contando com o financiamento da FACEPE. Mestre em Educação (UECE). Bacharel em Ciências Humanas (Unilab). Defensor da escola pública, com financiamento e gestão pública de qualidade e socialmente referenciada.

ANDRÉ GUSTAVO FERREIRA DA SILVA

É membro fundador da Sociedade Hegel Brasileira e ex-presidente do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. Possui doutorado em Educação e mestrado em Filosofia, ambos pela UFPE. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas e trabalhos nas áreas de Filosofia e de História da Educação, respectivamente, as concepções de subjetividade que fundamentam os ideários filosóficos e seus impactos na Filosofia da Educação, as dinâmicas e práticas relacionada à formação e educação vivenciadas por sujeitos políticos coletivos e movimentos sociais na história recente do Brasil.

CHARLIEL LIMA COUTO

Filho de agricultores! Colocou na cabeça, aos 13 anos de idade, que um dia sairia da roça por meio da “educação”. Licenciado em Pedagogia (UFRPE/UAG). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE). Doutorando em Educação (UFPE) com apoio da FACEPE. Faço parte da linha de pesquisa Educação e Linguagem, no qual, desenvolvo meus estudos com o foco nas experiências de letramentos vivenciados por Jovens e Adultos. Professor da Rede Municipal de Ensino de Buíque-PE.

DIANA CIBELE DE ASSIS FERREIRA

Filha de uma costureira e de um vendedor ambulante Moradora da terra que respira forró o ano todo e do maior São João do Mundo: Caruaru-PE. Licenciada em Pedagogia (UFPE/CAA) e Licenciada em Letras (UNIFAEL). Mestra em Educação Contemporânea (UFPE/CAA). Doutoranda em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Bolsista da FACEPE. Atualmente, sou professora do curso de Licenciatura em Pedagogia na UNINASSAU- Caruaru.

FLÁVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER

Possui o título de professor Emérito, concedido pela UFPE e de Cidadão Pernambucano concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Tem Pós-Doutorado em Sciences de I´Education pela Université de Paris VIII- Saint Denis (França). Doutorado Sciences de I´Education pela Université de Paris V-René Descartes (França). Mestre e graduado em História pela UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, espaço público, escola pública, republicanismo.

IZABELA PEREIRA DE FRAGA

Doutoranda e mestra em Educação (UFPE), linha de pesquisa Educação e Linguagem, investigando letramentos acadêmicos, contando com o apoio da FACEPE. Licenciada em Letras Português e Espanhol (UFRPE). Colaboradora no Blog e-docente | Editoras Ática, Saraiva e Scipione. Experiente em formação inicial e continuada de professores(as) de Língua Portuguesa da Educação Básica. Revisora de textos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE/UFSJ- UFPE/CNPq).

LINDEMBERG DA SILVA SANTOS

Professor de formação e artista por vocação. Um ser que acredita na educação, na arte e na cultura como forma de desenvolvimento social. Doutorando e Mestre em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Código de Financiamento 001. Licenciado em Geografia (UFPE).

MÁRCIA MARIA RODRIGUES TABOSA BRANDÃO

Filha de um mecânico e de uma costureira. Mestra e Doutoranda em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pesquiso sobre as dimensões simbólicas das ações afirmativas, no Colégio de Aplicação do (CAp-UFPE), por seus professores. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife. Licenciada em Pedagogia (UFPE). Atualmente, trabalho como técnica de Ensino Superior (pedagoga) na UFPE.

SILAS NASCIMENTO DOS SANTOS

Preto, pobre e periférico! Sou professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Mestre e Doutorando em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão (GEPAI/UFPE) e bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Realiza pesquisa nas áreas: educação inclusiva; educação de pessoas surdas; educação especial; educação das relações étnico-raciais.

AUTORES

ALAIN KERLAN

É Professor Universitário Emérito na Université Lumière Lyon II (França). Responsável pelo eixo de pesquisa “Políticas de Arte e Cultura” do laboratório Education Cultures Politiques (ECP). Possui doutorado em filosofia. Sua obra situa-se na encruzilhada da filosofia e da pedagogia, da arte e da educação, e cruza-se com a dos sociólogos da educação. Desenvolve e lidera trabalhos de pesquisa e especialização dedicados a práticas artísticas e culturais, encontros e interseções entre o mundo da arte e o mundo da escola.

AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA

Curiosa! Falante! Gosta de gente, em especial de gente miúda! Moradora da cidade mais linda em linha reta: Recife! Atualmente é docente da educação básica. Doutoranda em Educação (UFPE). Mestre em Educação (UPE). Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica (UFPE). Especialista em Arte e Tecnologia (UFRPE). Licenciada em Pedagogia (UFPE). Atualmente sou estudante de Letras/Português (UFRPE). Sou membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).

DÉBORA PAULA MARTINS DA SILVA

Licenciada em Pedagogia (UFPE). Mestra e Doutoranda em Educação (UFPE) na linha de pesquisa em Educação e Linguagem com financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve estudos com foco no ensino de leitura na alfabetização com a perspectiva do letramento.

FABIANA DA SILVA CORREIA SOUZA

Licenciada em Pedagogia (UFPE). Especialista em Planejamento e Gestão Educacional (UNINASSAU). Mestra e Doutoranda em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Educação e Linguagem, contando com o apoio da FACEPE. Minha principal área de estudo é a alfabetização, com ênfase nas práticas docentes e aprendizagens dos alunos. Professora dos Anos Iniciais da Rede Pública de Ensino do Município de Jaboatão dos Guararapes – PE.

INÉS FERNÁNDEZ MOUJÁN

Atua nas áreas voltadas para o campo problemático da educação a partir das contribuições da Filosofia da Educação, Pedagogia e Sociologia da Educação. Possui Doutorado pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Mestra em Educação pela Universidade de Barcelona. Professora de Filosofia da Educação na Universidade de Buenos Aires (UBA) e Professora Associada Regular de Filosofia da Educação e Sociologia da Educação no Bacharelado em Educação da Universidade Nacional de Río Negro.

IVANILSO SANTOS DA SILVA

Doutorando e Mestre em Educação (UFPE) na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em pedagogia (UNICAP). Desenvolve estudos que discute o papel de organismos internacionais na concepção, formulação e orientações de políticas educacionais locais. Experiência envolvendo coordenação de projetos com Educação Social.

JANINI PAULA DA SILVA

Professora da Educação Básica (SMEJG). Analista em Gestão Educacional (SEE–PE). Técnica de Normatização e Inspeção Escolar (SEE- PE e SMEJG). Graduada em Pedagogia pela UFPE. Especialista em Recursos Humanos para  Educação pela FAFIRE. Mestra em Educação Contemporânea pela UFPE-CAA. Doutoranda em Educação pela UFPE. Integrante do grupo Laboratório de Pesquisa em Políticas, Currículo e Docência (LAPPUC).

JOSE COSSA

É um acadêmico moçambicano-americano, escritor/autor, investigador, poeta, blogger, “twitterer”, podcaster, empresário. Professor associado na Faculdade de Educação da Penn State. Ph.D. em Estudos de Políticas Culturais e Educacionais com uma área profunda em Educação Comparada e Internacional pela Loyola University Chicago. Tem como foco de pesquisa a educação online e a distância de adultos, a educação na África, o Renascimento Africano, as dinâmicas de poder na negociação sobre a política educacional.

JULIANA MARIA ROSILDA DE OLIVEIRA TEODOSIO

Mãe do milagre Otto, realização desse sonho durante o percurso de doutoramento. Filha de professora. Irmã, esposa e leitora apaixonada por romances da Literatura Brasileira. Licenciada em Letras/Português, inglês e suas Literaturas (UPE). Especialista em Língua Portuguesa e Coordenação Pedagógica. Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB). Doutoranda em Educação (UFPE) com o foco na Felicidade relacionada a formação técnica. Gestora e professora da Educação Básica.

JÚLIO RICARDO DE BARROS RODRIGUES

Idealizador, coordenador e professor do Programa Educacional Ensinando Basquetebol (PEEB). Licenciatura Plena em Educação Física (UFPE). Especialista em Educação Física Escolar (UPE). Mestre e Doutorando em Educação (UFPE); Pesquisador do Laboratório de Sociologia do Esporte (UFPE) e do Grupo de Estudos Figurações e Jogos de Poder (UFPB); Docente da Rede Pública Estadual de Pernambuco e Técnico Pedagógico do Componente Curricular Educação Física (SEE-PE).

MARCIA AURELIA NAZÁRIO

Sou a 07 filha de uma família de 10 irmãos, criada na zona Rural do Município de Glória do Goitá. Desde criança tinha o sonho de sair da pobreza e ouvia meus pais dizerem que só a educação poderia me ajudar. Aluna da Educação Básica Pública. Licenciada em Pedagogia (UPE). Mestra e Doutoranda em Educação (UFPE). Atualmente, sou professora da Rede Municipal de Vitória de Santo Antão e Pedagoga da UPE, Campus Mata Norte. A educação mudou a minha história.

MARIA LÚCIA FERREIRA DA SILVA

Licenciada em Pedagogia (UFPE) e em Psicologia (ESUDA). Mestra e Doutoranda em educação (UFPE) na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade. Atualmente, bolsista da CAPES. Desenvolvo estudos sobre a Promoção de Resiliência em Juventudes de Periferias. Pedagoga com atuação em movimentos sociais e adolescência, com foco na prevenção de violência e cultura de paz (NEIMFA). Psicóloga com atuação em Clínica Transpessoal.

OUSSAMA NAOUAR

É Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco.  Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPE (2019-2022). É professor e pesquisador do PPGL-UFPE, pesquisador titular do laboratório EA - Education Cultures et Politiques (EA 4571 Lyon2-ENS-Ifé) e membro do Grupo de Trabalho Permanente do ISCHE (SWG). Em sua pesquisa fundamental, o trabalho concentra-se na recepção e nas viagens das ideias, representações e textos, além da construção do imaginário.

RAFAELA SOARES CELESTINO

Vice-presidenta do Sindicato de Professores (as) da Rede Municipal de Olinda (PE). Graduada em Pedagogia (UFPE). Mestra e doutora em Educação (UFPE). Atualmente, professora de Filosofia da Educação e Metodologia do Ensino da Geografia (UNINASSAU/RECIFE). Participante do grupo de estudos e pesquisa: política, autonomia e heterogeneidade (CAPES). Investiga na área de Epistemologia e Pedagogia; Filosofia da Educação; Literatura, Educação e Filosofia Política.

VANESSA BRANDÃO PEREIRA

Primeira professora doutoranda na Rede Municipal de Ensino de São João – PE. Apaixonada pelas experiências das crianças com o mundo da leitura e da escrita durante a Educação Infantil. Licenciada em Pedagogia (UFRPE/UAG). Mestra e doutoranda em Educação (UFPE). Atualmente, sou bolsista FACEPE. Participante do grupo de pesquisa GRUPEI. Integrante do projeto de pesquisa Práticas Sistemáticas e Avaliação na Alfabetização: critérios, instrumentos, i