Capa do livro: Pesquisa e ensino em letras: <BR>Diálogos entre a graduação e a pós-graduação

Pesquisa e ensino em letras:
Diálogos entre a graduação e a pós-graduação

Autores: Mônica Gama - Rita Cristina Lima Lages - Rodrigo Corrêa Martins Machado (Orgs.)

Esta obra apresenta uma importante articulação entre pesquisa e ensino, destacando o diálogo contínuo e necessário entre os níveis de formação em Letras na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Dividido em duas seções, reúne relatos de experiências e resultados de pesquisas que refletem a integração entre graduação e pós-graduação.  Na primeira seção, são apresentados estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos da Linguagem (POSLETRAS/UFOP). Esses trabalhos investigam temas como alfabetização, identidade docente, oralidade, leitura literária e imaginários socioculturais, evidenciando o impacto das pesquisas realizadas na área de Letras.  A segunda seção reúne relatos do Programa Residência Pedagógica, realizado no curso de Letras-Português entre 2022 e 2024. Esses textos mostram como as práticas pedagógicas na formação inicial contribuem para a constituição da identidade docente e despertam o interesse pela pesquisa, fomentando uma formação integral e reflexiva.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7380-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7381-8
DOI: 10.24824/978652517380.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: uma análise de práticas de alfabetização exitosas - 21
  • PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: representações de professores/as em formação sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa e a aprendizagem da docência - 47
  • A INFLUÊNCIA DA PROSÓDIA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: análise do marcador discursivo "uai" nas reuniões da Câmara Municipal de Ouro Preto - 65
  • QUEM SÃO VOCÊS DO LEIA? – leitores, leitura e literatura no Clube de Leitura Leia Mulheres Viçosa - 81
  • DA IDEOLOGIA AOS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS PRESENTES NA CAÇA ÀS BRUXAS - 93
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE: literatura para quê? - 109
  • RELATÓRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL DOM SILVÉRIO - 127
  • ORALIDADE EM FOCO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: desafi os e conquistas na sala de aula - 137
  • PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA: sensibilização para a docência no programa Residência Pedagógica - 143
  • TRABALHAR A ORALIDADE NO NOVO ENSINO MÉDIO: desafi os e experiências no Programa Residência Pedagógica - 151
  • PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: a escola como espaço de construção de saberes e identidades - 159
  • FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: um estudo sobre a residência pedagógica em Letras no Novo Ensino Médio - 169
  • O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: experiências e refl exões no Ensino Médio a partir do Programa Residência Pedagógica - 177
  • ÍNDICE REMISSIVO - 183
MÔNICA GAMA

Possui doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre Guimarães Rosa, e atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).  Coordena o Programa de Pós-graduação em Letras- Estudos da Linguagem (POSLETRAS/UFOP).

RITA CRISTINA LIMA LAGES

Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Pós-Doutorado (UFMG) sobre a História do Ensino da Língua Portuguesa em Minas Gerais. Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas,  Ensino de  Estrangeiras Modernas, Formação Docente, História da Leitura e da Escrita, História do Currículo e das Disciplinas Escolares. Também é escritora e poeta.

RODRIGO CORRÊA MARTINS MACHADO

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras por essa mesma instituição, doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP. Os seus interesses de pesquisa se focalizam nas relações entre literatura e cultura, literatura e decolonialidade, ensinos de literaturas, literaturas latino-americanas, literatura LGBTQIA+.