Autores: Celina Maria Colino Magalhães - Natália Fernandes - Lilia Iêda Chaves Cavalcante (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7303-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7302-3
DOI: 10.24824/978652517303.0
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
APRESENTAÇÃO – 11
As organizadoras
PREFÁCIO – 15
Maria Lúcia Gaspar Garcia
CAPÍTULO 1
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: panorama das notificações em Belém-Pará-Brasil no período de 2009 a 2018 – 17
Milene Maria Xavier Veloso
Maíra de Maria Pires Ferraz
Joana Maria Veiga de Lima
Max Wendell Soares Pinho
CAPÍTULO 2
CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE REINSERÇÃO FAMILIAR – 29
Celina Maria Colino Magalhães
Bruna Nazaré Silva Monteiro
Monalisa Pereira Furtado
Lígia Negrão Costa Taborda
CAPÍTULO 3
OS PROGRAMAS PARENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA NOS SEUS AMBIENTES ECOLÓGICOS – 51
Lília Iêda Chaves Cavalcante
Adrine Carvalho dos Santos Vieira
Elson Ferreira Costa
Daniela Castro dos Reis
CAPÍTULO 4
O ACOLHIMENTO RESIDENCIAL E REUNIFICAÇÃO FAMILIAR DE CRIANÇAS E JOVENS: alguns contornos a partir das dissertações em estudos da criança produzidas na Universidade do Minho – 69
Natália Fernandes
Luciana França Souza
CAPÍTULO 5
A VIOLÊNCIA SENTIDA, (RE)SIGNIFICADA E TRANSFORMADA PELAS CRIANÇAS: UMA ESTRATÉGIA ALTERNATIVA DE PREVENÇÃO – 101
Teresa Graça
Maria Emília Vilarinho
CAPÍTULO 6
PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: a casa e o abrigo – 131
Maria Clara Leão Oliveira
Dalízia Amaral Cruz
Celina Maria Colino Magalhães
ÍNDICE REMISSIVO – 151
SOBRE AS ORGANIZADORAS – 153
SOBRE OS AUTORES – 155
CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES
Universidade Federal do Pará, Professora titular da Universidade Federal do Pará. Diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (2021-2025). Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, atuando no Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C.
LÍLIA IÊDA CHAVES CAVALCANTE
Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, atuando no Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Professora da Faculdade de Serviço Social. Coordenadora do GT Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD), gestão 2020-2022. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.
NATÁLIA FERNANDES
Doutora em Estudos da Criança, área de especialização em Sociologia da Infância pelo Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. Professora da Universidade do Minho, Instituto de Educação. Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).
ADRINE CARVALHO DOS SANTOS VIEIRA
Universidade Federal do Pará, Terapeuta Ocupacional, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará.
BRUNA NAZARÉ SILVA MONTEIRO
Universidade Federal do Pará, Assistente Social no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos. Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES
Universidade Federal do Pará,Professora titular da Universidade Federal do Pará. Diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (2021-2025). Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, atuando no Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C.
DALÍZIA AMARAL CRUZ
Doutora, com Pós-Doutorado em Psicologia – Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Especialista em Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Especialista em Psicologia Social. Chefe de Projeto II da Coordenação-Geral de Proteção de Alta Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial SNAS/MDS. Professora efetiva do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Acolhimento Institucional e Adoção (NEPAIA/UFPA). Membro do GT Brinquedo, Aprendizagem e Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária.
DANIELA CASTRO DOS REIS
Universidade Federal do Pará, Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento-UFPA, professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará-UFPA, Professora do Programas de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), Prêmio menção honrosa (CAPES-2017).
ELSON FERREIRA COSTA
Universidade do Estado do Pará, Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Especialista em Saúde Infanto-juvenil e em Gestão em Saúde Pública, com ênfase na Família. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Municipal de Belém – SESMA. Membro do Laboratório de Estudos em Ecologia do Desenvolvimento (LED/UFPA).
JOANA MARIA VEIGA DE LIMA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente graduanda de Odontologia pelo Centro Universitário Fibra. Bolsista de iniciação científica do projeto intitulado “Associação entre risco a distúrbios respiratórios do sono e má-oclusão” orientado pelo Prof. Msc. Paulo Mecenas, do período de 2023 até 2025. Integrante da Liga Acadêmica de Diagnóstico Oral do Pará (LADOPA) – HUJBB/UFPA. Tem interesse nas áreas de Humanização, Saúde Mental, Psicologia Social, Psiquiatria, Estomatologia/Patologia e Pesquisa Científica.
LÍGIA NEGRÃO COSTA TABORDA
Universidade Federal do Pará; Terapeuta Ocupacional, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
LÍLIA IÊDA CHAVES CAVALCANTE
Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, atuando no Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Professora da Faculdade de Serviço Social. Coordenadora do GT Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD), gestão 2020-2022. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.
LUCIANA FRANÇA SOUZA
Universidade do Minho é doutoranda no Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, área de especialização em Infância, Cultura e Sociedade, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) bolseira pela Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).
MAÍRA DE MARIA PIRES FERRAZ
Universidade Federal do Pará. Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (2018), Mestre e Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA) com intercâmbio acadêmico nível doutorado na Universidade do Minho (PT).
MAX WENDELL SOARES PINHO
Psicólogo (CRP 10/09110), formado pela Universidade Federal do Pará. Foi bolsista de extensão na Clínica de atenção à Violência da UFPA (CAV UFPA) entre os anos de 2019 a 2021. Foi bolsista de pesquisa PIBIC, sob orientação da Prof Dr Milene Xavier Veloso, tendo como objeto de pesquisa os indicadores de violência contra crianças e adolescentes na cidade de Belém. Atualmente é residente jurídico no programa de empregabilidade e formação LGBT+ no ICJ/UFPA, e está se especializando em políticas públicas em gênero e sexualidade na Amazônia no PPGD/UFPA.
MARIA CLARA LEÃO OLIVEIRA
Bacharel em Psicologia. Mestranda no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento na área de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. Estudante de intercâmbio na Universidade Técnica de Dortmund – Alemanha no projeto “Estudo transcultural de inclusão e acessibilidade via uma ferramenta georreferenciada”. Bolsista em Iniciação Científica pelo CNPq no Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará na área de envelhecimento humano na Amazônia 2019-2020. Bolsista de Iniciação Científica na área de acolhimento institucional 2020-2023.
MARIA EMÍLIA VILARINHO
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd). Braga, Portugal. Doutora em Ciências da Educação, especialidade Política Educativa, Coordenadora do Mestrado em Educação, especialidade Formação, Trabalho e Recursos Humanos. Professora auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação. Leciona diferentes disciplinas nas áreas científicas de Política Educativa, Administração Educacional, Sociologia da Educação, Sociologia da Infância em diferentes cursos de graduação e pós-graduação.
MILENE MARIA XAVIER VELOSO
Universidade Federal do Pará. Graduada em Psicologia e Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001), Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2015) e Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos/SP (2023).
MONALISA PEREIRA FURTADO
Universidade Federal do Pará; Psicóloga e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
NATÁLIA FERNANDES
Doutora em Estudos da Criança, área de especialização em Sociologia da Infância pelo Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. Professora da Universidade do Minho, Instituto de Educação. Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).
TERESA GRAÇA
Universidade do Minho, Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Braga, Portugal. Educadora de Infância; Doutora em Estudos da Criança; Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Embaixadora da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz – França & Suíça.