Capa do livro: A trajetória educacional de estudantes com deficiência da universidade federal do rio de janeiro: <BR>Da educação básica ao ensino superior

A trajetória educacional de estudantes com deficiência da universidade federal do rio de janeiro:
Da educação básica ao ensino superior

Autores: Susana Lima de Queiroz Pontes de Araujo - Flávia Barbosa da Silva Dutra

Esta obra aborda a temática da acessibilidade em espaços formais de educação. O livro apresenta um estudo impulsionado pela Lei Federal de Cotas 13.409/2016, acerca da permanência do estudante com deficiência e sua trajetória acadêmica, discutindo seus enfrentamentos, possibilidades e conquistas. Com uma perspectiva de pesquisa que prioriza o estudante com deficiência como protagonista, mostra aspectos sobre inclusão em ambientes educacionais. Estruturado em dez capítulos, traz à tona, através de relatos dos estudantes com deficiência, histórias sobre sua trajetória na Educação Básica, além de evidenciar desafios para a inclusão no Ensino Superior. Esta obra também se apresenta como apoio metodológico para pesquisas em Ciências Sociais, destacando o uso do software IRaMuTeQ, da metodologia História de Vida e da elaboração de um vídeo documentário com as histórias narradas ao longo da pesquisa. Acreditamos que esta obra possa dialogar com professores, estudantes e a comunidade universitária de forma geral, contribuindo para a formação continuada sobre o tema.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7414-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7415-0
DOI: 10.24824/978652517414.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • A PESQUISA - 17
  • PORQUE FAZER UM VÍDEO DOCUMENTÁRIO? - 19
  • UM POUCO DA HISTÓRIA DO VÍDEO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO - 25
  • DESCRIÇÃO METODOLÓGICA - 27
  • O USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ - 37
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR - 41
  • AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO A PERCORRER? - 53
  • FOCO NA PESQUISA: O QUE NOS REVELAM AS HISTÓRIAS DE VIDA - 61
  • DOCUMENTÁRIO: “TRILHAS PARA A UNIVERSIDADE: MEU CAMINHO ATÉ A UFRJ!” - 89
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 97
  • REFERÊNCIAS - 101
  • ÍNDICE REMISSIVO - 119
  • SOBRE AS AUTORAS - 121

SUSANA LIMA DE QUEIROZ PONTES DE ARAUJO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/Uerj), Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), pós-graduada em Educação Infantil  (UNESA)/Gestão , Orientação e Supervisão Escolar (Faculdade São Luís) e graduada em Letras - Português/ Espanhol/Literaturas (UNESA). Orientadora Pedagógica nos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti/Rj. Pesquisadora do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID), conduz pesquisas relacionadas a inclusão da pessoa com deficiência em espaços formais de educação. Autora de capítulo no livro  “Narrativas sobre a PcD durante a pandemia da covid-19: acesso, educação e sociedade”.

FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA

Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Programa de Pós Graduação em Educação (ProPEd). Coordenadora do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID) e coordenadora pedagógica de acessibilidade do Projeto Floresta para Todos (Moleque Mateiro). Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).  Atualmente desenvolve suas pesquisas voltadas para acessibilidade em espaços formais e não formais de educação, com ênfase no Ensino Superior, esporte (desporto e paradesporto) e lazer. Autora e organizadora dos livros “Aspectos da Deficiência: educação, esporte e qualidade de vida”, “Aspectos da inclusão da PcD e o jiu-jitsu Brasileiro”, “Narrativas sobre a PcD durante a pandemia da Covid-19: acesso, educação e sociedade” e “Plano de Acessibilidade Básica: PAB”