Autores: Luciana Soares Muniz - Juliene Madureira Ferreira - Vaneide Corrêa Dornellas - Johnatan Augusto da Costa Alves (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7091-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7092-3
DOI: 10.24824/978652517091.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 484
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1
Tópico - Apresentação - 11
Tópico - Prefácio - 15
Eixo 1
Diário de Ideias como Concepção de Educação em Interface com a Formação de Professores
Capítulo 1 - Diário de Ideias: uma concepção educacional com base na Teoria da Subjetividade - 21
Capítulo 2 - Metodologia Diário de Ideias: interlocuções com o currículo do Curso de Graduação da Pedagogia - 49
Capítulo 3 - Diário de Ideias no âmbito da formação de professores(as) - 65
Capítulo 4 - Formação de professores no âmbito da metodologia do Diário de Ideias: interfaces entre saberes, subjetividades e transformações na prática pedagógica - 89
Capítulo 5 - A experiência da metodologia Diário de Ideias na rede municipal de ensino de Uberlândia - 119
Eixo 2
O Acontecer da Metodologia do Diário de Ideias na Escola
Capítulo 6 - O papel da corporeidade no trabalho com o Diário de Ideias: possibilidades para o trabalho na educação especial - 137
Capítulo 7 - Diário de Ideias no contexto da educação infantil - 155
Capítulo 8 - O processo formativo do Diário de Ideias e o sair da caverna - 175
Capítulo 9 - Diário de Ideias: uma jornada criativa na sala de aula - 193
Capítulo 10 - Diário de Ideias e o seu acontecer no cotidiano escolar do ensino fundamental - 217
Capítulo 11 - O Diário de Ideias na educação infantil: possibilidades de práticas discursivas e humanizadoras na aprendizagem da leitura e da escrita - 233
Capítulo 12 - Estratégias diversificadas e criativas para estudantes com deficiência e suas inter-relações com a metodologia Diário de Ideias - 249
Eixo 3
Ações do Programa Institucional Diário de Ideias no Contexto da Universidade Federal de Uberlândia
Capítulo 13 - Experiências compartilhadas: estagiárias, bolsistas e voluntárias no Diário de Ideias - 269
Capítulo 14 - Diário de Ideias em ações solidárias - 287
Capítulo 15 - Jornal Diário de Ideias: gênese e conexões - 299
Capítulo 16 - A seção Linguagens do Jornal Diário de Ideias - 319
Capítulo 17 - Seção Pesquisações: um fomento ao protagonismo juvenil - 333
Capítulo 18 - Jornal Diário de Ideias: com vocês... Práticas que transformam - 347
Capítulo 19 - A seção Roda de Conversa no Jornal Diário de Ideias - 375
Eixo 4
Familiares e Estudantes que Vivenciaram a Metodologia Diário de Ideias
Capítulo 20 - A superdotação e o Diário de Ideias: possibilidades de expressão da criatividade e subjetividade - 391
Capítulo 21 - Criatividade, subjetividade e famílias: entrelaçamentos possíveis através do Diário de Ideias - 407
Capítulo 22 - Diário de Ideias com as crianças: vamos experienciar, registrar e compartilhar! - 427
Capítulo 23 - Com as linguagens, Liah: as belezas e as sensibilidades das narrativas - 445
Tópico - Índice Remissivo - 479
ORGANIZADORES
LUCIANA SOARES MUNIZ
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2015), desenvolvendo pesquisa com o tema: A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). É Professora Titular do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), atuando na Área de Alfabetização desde 2005. Em 2018, foi vencedora Nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil na Categoria Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) com o projeto Diário de Ideias: linhas de experiências e foi condecorada com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo – Grau de Cavaleiro da Ordem pela Presidência da República/Brasil. Contribuiu para que a UFU recebesse o certificado pelo SELO ODS, Edições 2023 e 2024, pela atuação com os objetivos de Educação de Qualidade - Agenda 2030. Em 2024, recebeu, pelo trabalho com o Diário de Ideias o Certificado como Tecnologia Social na 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil e foi vencedora no Prêmio Destaque em Extensão pela UFU. Realizou viagens para a Finlândia (2015) e para o Canadá (2019), em visitas técnicas às escolas, para conhecer o Sistema Educacional de países que são referências na educação. Criadora e coordenadora do Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU com ações na formação de professores e em metodologias inovadoras e criativas na Educação Básica. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
JULIENE MADUREIRA FERREIRA
Professora na Faculdade de Educação e Cultura da Universidade de Tampere, e atualmente lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Infantil e Necessidades Diversas nos Primeiros Anos. Ela recebeu seu Ph.D. em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento) pela Universidade de São Paulo em 2017 e seu Ph.D. em Educação pela Universidade de Tampere no final de 2018, seguido por pós-doutoramento de dois anos também na Universidade de Tampere. Antes de chegar à Universidade de Tampere, ela trabalhou como professora e psicóloga educacional no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil (2010-2017). Juliene coordenou as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisa nas áreas de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental (2012-2015), bem como um dos Programas de Formação de Professores em Educação Especial da Rede Nacional de Formação de Professores em Educação Inclusiva, organizada pelo Ministério da Educação no Brasil (2009-2014). Em sua pesquisa, Juliene investiga fenômenos ligados à cognição social em interações/contextos sociais desafiadores (por exemplo, quando os membros do grupo têm trajetórias de desenvolvimento significativamente diferentes ou quando os grupos discutem estratégias complexas de resolução de problemas), analisando como as diversas maneiras de estabelecer a intersubjetividade influenciam/impactam a aprendizagem entre pares. Em suas pesquisas, Juliene adota diferentes aportes teóricos (ex.: Teoria histórico-cultural e teoria da corporeidade) e uma vasta gama de métodos qualitativos. Suas pesquisas têm impacto tanto para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas como para o melhoramento da formação de professores, facilitando sua aprendizagem para se tornarem mais conscientes e equipados para apoiar interações sociais e aprendizagem em situações desafiadoras, Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq)
VANEIDE CORRÊA DORNELLAS
Possui graduação em Pedagogia pela UFU (1995), mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Educação (2024) pela mesma universidade. Atuou no Ensino Superior de 2001 a 2012 em universidades públicas e privadas. Tem experiência como coordenadora em cursos de graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Gestão Escolar. Atuou como professora no curso de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade Católica de Uberlândia – MG; na Universidade Estácio de Sá, unidade Uberlândia-MG; na Universidade Estadual de Goiás, nas unidades Caldas Novas-GO e Pontalina – GO; além de ter sido docente na Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS), dentre outras instituições de ensino superior. Além disso, lecionou disciplinas de: Metodologia Científica e Didática, em vários cursos de licenciatura, como, Educação Física, Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, como docente e coordenadora, em todos os níveis de ensino. Sua área de atuação tem se firmado na Educação Inclusiva, Alfabetização e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi responsável pelo reconhecimento do Curso de Pedagogia da Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS) pelo MEC, quando atuou como coordenadora do curso. Desde o ano de 2012 é professora do ciclo de Alfabetização, da Escola de Educação Básica, da Universidade Federal de Uberlândia. Outrossim, é coordenadora de apoio nos cursos de formação do Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
JOHNATAN AUGUSTO DA COSTA ALVES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2020); especialista em Gestão escolar com ênfase em Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação escolar pela Faculdade de Ampére (2017) e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). É professor na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Eseba/UFU desde 2016, onde atua na área de Alfabetização. Membro do Programa Institucional “Diário de ideias” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, coordenado pela Professora Doutora Luciana Soares Muniz, com ações na formação de professores e em metodologias inovadoras e criativas na Educação Básica, o qual recebeu o certificado pelo SELOODS Educação Edição 2023, pela atuação nos objetivos de Educação de Qualidade – Agenda 2030. Atua no Jornal Diário de ideias – com ênfase na autoria e protagonismo do público infanto-juvenil bem como no Curso Diário de Ideias: formação de Professores(as) da Educação Básica com ênfase em metodologias inovadoras. Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq). Suas principais pesquisas e publicações estão vinculadas com a formação de professores, aprendizagem, cotidiano escolar, leitura e escrita.
AUTORES
ALBERTINA MITJÁNS MARTÍNEZ
Possui graduação em Psicologia – Universidade de Havana (1971), doutorado em Ciências Psicológicas – Universidade da Havana (1993) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri (2007). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e professora do programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade. Tem inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação, na perspectiva histórico-cultural, com ênfase em Subjetividade, Criatividade, Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e desenvolvimento atípico.
ALEXANDRA CAROLINE BARBOSA DA COSTA RAMOS
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2024). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (2022). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Unifafibe (2013) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2016). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís (2018). Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Uberlândia-MG. Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (GEPECAS/Eseba/UFU); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF/UFU).
ALZIRA RIBEIRO DE SOUSA MENDES
Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Graduada em Pedagogia, pela UNIPAC/2009, especialização em Educação Especial na perspectiva Inclusiva – Universidade Lima Ribeiro – UNILIMA/2014, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/2024. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
ANA VITÓRIA SANTOS FURTADO RIOS
Graduada em Pedagogia pela UFU, ingressou no Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU em 2023 até 2024, atuando como estagiária no contexto de sala de aula com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Desenvolve estudos sobre temáticas como: desenvolvimento humano, produção de materiais e práticas pedagógicas.
BRUNA LORENA BARBOSA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2019). Especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva/Especial, pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC- (2016). Possui graduação em Pedagogia pela Federal de Uberlândia. Atuou como professora efetiva na rede municipal de Uberlândia, na Educação infantil, e hoje é docente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU). Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (GEPECAS/Eseba/UFU); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPAH). Tem experiências em Educação Infantil e interesse na área de inclusão escolar.
CAIO AUGUSTO SILVA FONSECA
Estudante da Eseba/UFU. Gosta muito de brincar com seus colegas e seu irmão Miguel e também ama jogar futebol. Foi aluno da Professora Luciana Muniz no 1° ano, e 3° ano, foi assim que conheceu o Diário de Ideias, gostou muito de criar histórias e desenhos, fazer atividade na lousinha mágica.
CAMILA LIMA COIMBRA
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora Titular do Núcleo de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora permanente da Linha de Saberes e Práticas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced-UFU. Vice-presidente da Anfope Sudeste (Gestão 2023-2025) Coordenadora do GT08, da Anped-CO (Gestão 2022-2024). Coordenadora do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF-UFU). Coordenação colegiada do Fórum Mineiro em Defesa da Formação de Professoras e Professores. Coordenação executiva do Movimento Nacional em Defesa da Formação de Professoras/es – Curso de Pedagogia. Autora do livro: A pesquisa e a prática pedagógica no curso de Pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática, fruto da tese de doutorado (2011). Autora de diversos artigos que articulam a leitura freireana com a formação de professoras/es.
CELINE CRISTINA DA SILVA BORGES
Mestra em Educação no Programa de Mestrado em Educação PPGEDUC da Faculdade de Educação da UFCAT (2024). Especialista em Supervisão Escolar. Docente Permanente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro UNITRI. Atuou na rede Municipal de Educação, como docente na Educação Infantil durante 2 anos. Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (GEPECAS/Eseba/UFU). Sua experiência na área educacional está ligada principalmente à Educação Infantil, enfatizando os seguintes temas: concepção de criança e infância, o lúdico no âmbito escolar na educação infantil e educação especial.
CRISTIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES
Arquiteta e Urbanista (UFV/MG). Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (UFU/MG). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Pós-graduada com especialização em Geoprocessamento (SENAC/SP) e em Gestão Ambiental (UFSCar/SP). Atuou como analista de parcelamento do solo na Prefeitura Municipal de Uberlândia/MG. Trabalhou com licenciamento ambiental e cadastramento de imóvel rural na Petrobras (Campinas/SP e São Paulo/SP). Desenvolve pesquisa sobre os sons nos espaços públicos, arte e cidade.
CRISTIANE NERI TEIXEIRA
Psicóloga Clínica graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Mestre em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT/UFU). Pós-graduada com especialização em Psicodrama (Casa das Cenas/Uberlândia/MG), em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Instituto Passo 1/MG) e em Redes de Atenção à Saúde (Fiocruz). Trabalhou na Atenção Primária em Saúde/SUS (Uberlândia/MG) e em consultório particular. Atua como Psicóloga no SUS/Rede de Atenção Psicossocial.
CRISTIANE ROSA FERNANDES
Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela UNITRI. Especialização em Educação especial pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU, especialização em Neuropsicopedagogia clínica, institucional e hospitalar pela IPPEO/2018. Especialização em arteterapia, pela IPPEO/2019. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
DANIELLA SALVIANA FARIA
Graduada em Pedagogia (2014), Mestre em Educação (2018) e Especialista em Psicopedagogia (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia. Os principais focos de pesquisa são as Infâncias, Leitura e Escrita e Educação Infantil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Infâncias (GEPLI- FACED/UFU) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização (GEPA – ESEBA/UFU). Atuou como professora substituta nas áreas de Educação Infantil e Alfabetização Inicial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp- Eseba/UFU) e como professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Uberlândia. Atualmente é docente efetiva da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Cap- Eseba/UFU) na área de Educação Infantil e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).
ELIANE MOREIRA DE SOUZA
Jornalista da Universidade Federal de Uberlândia- UFU. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Marketing pela Universidade do Triângulo – Unit. Mestre em Gestão Organizacional pela Faculdade de Gestão e Negócios – Fagen/UFU. Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba- Uniube. Participante do Programa Quali-UFU, da UFU. Jornalista do Jornal Diário de Ideias.
EMANUELLE GARRIDO DE MORAES
Foi estudante da Eseba/UFU e é apaixonada pelo Diário de Ideias desde o terceiro ano do Ensino Fundamental, quando foi apresentada ao projeto. Acha o diário um projeto muito legal, que estimula a criatividade e possibilita expressar ideias.
FLÁVIA ARAÚJO DE SOUSA SPIRANDELLI
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (FAGEN/UFU). Psicóloga Perita em Avaliação Psicológica e Especialização em Clínica Hipnose Ericksoniana. Sócia proprietária da Clínica Araújo e Clínica Viver, atuando como Perita para o Trânsito e demais Avaliações Psicológicas e Psicoterapia Clínica.
FRANCIELE QUEIROZ DA SILVA
Docente efetiva da área de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Graduada em Letras Português/Francês e Mestra em Teoria Literária pela UFU. Doutora em Estudos Literários pela mesma instituição, com um período sanduíche realizado na Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Como pesquisadora realizou projetos de pesquisa na área de Literatura, com ênfase na produção contemporânea.
GUILHERME SOUSA SPIRANDELLI
Estudante da Eseba/UFU e tem grande interesse por futebol, tanto em jogar quanto em aprender sobre o mundo desse esporte. Relata que o Diário de Ideias marcou significativamente sua vida, proporcionando-lhe a oportunidade de registrar momentos felizes e aprendizagens que antes permaneciam apenas em sua memória. Conta que, sem dúvida, essa experiência será sempre lembrada como um marco importante em sua trajetória.
JOICE SILVA MUNDIM GUIMARÃES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Área de Educação Especial no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
KELLY GOMES COSTA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial pela UNIPAC, Graduada em Pedagogia pela UNIPAC, Professora da educação infantil na rede municipal de ensino de Uberlândia. Atua desde 2022 como professora formadora integrante da equipe de coordenação pedagógica da educação infantil na Rede Municipal de Ensino em Uberlândia/MG, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz/Cemepe. Tem experiência na Coordenação da educação em tempo integral pela SEE/MG e em docência na educação infantil, Faz parte do GEPLI (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias), atividade de extensão promovida pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia.
LÁISA KETHELY XAVIER MORAIS
Graduanda em Design pela UFU, ingressou no Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU em 2023, atuando na criação de arte e diagramação de textos. Seu objetivo é trazer uma estética visual criativa e dinâmica, enriquecendo os materiais utilizados por alunos e professores.
LAVINE ROCHA CARDOSO FERREIRA
Mestra em Educação e doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora na Área de Educação Especial no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/ Eseba/UFU). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
LÍDIA ANDRADE DA SILVA
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Atualmente é estudante e pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia e professora da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
LUANA ALVES DE SOUZA
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ingressou no programa Diário de Ideias em janeiro de 2024. Com um forte interesse por iniciativas voltadas para a infância, participa de diversos projetos que exploram o desenvolvimento infantil. Atualmente, integra o projeto Parangolé Brincando com Arte (Brinquedoteca – UFU), além de atuar como arte educadora de musicalização no projeto Autismo, Arte e Cultura, utilizando a música e a arte como ferramentas de inclusão e expressão.
MAIARA JENIFER SOUSA LEITE
Técnica em Manutenção e Suporte em Informática formada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2019), atualmente graduanda do oitavo período de Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia e extensionista do Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU desde 2022.
MÁRCIA REGINA DE ARAÚJO SERRA
Professora especialista, Pós-graduada Supervisão e Inspeção Escolar, graduada em Pedagogia, Ciências e Matemática. Atuante na Educação como professora regente desde 1999 até a atualidade. Com início de carreira no interior de São Paulo. Município de Caconde e atualmente no município de Uberlândia, Minas Gerais. Possui uma grande coleção de cursos de capacitação e atuações temporárias como professora de apoio aos estudantes com deficiência e analista pedagógico em escolas municipais de Uberlândia. O tempo de carreira é dedicado sempre ao ensino público fundamental dos anos iniciais. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
MARIA CECILIA BARBOSA DE ALMEIDA
Graduanda em Psicologia (UFU), ingressou no Programa Diário de Ideias em 2024. Busca integrar teoria e prática, com áreas de interesse que abrange temas como Psicologia Escolar, Psicanálise e Políticas Públicas.
MARIANE ÉLLEN DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), especialização em Educação Básica pela Faculdade Católica de Uberlândia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Desde 2009 é professora alfabetizadora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Desenvolve estudos e pesquisas nas seguintes áreas da Educação: infâncias/crianças, leitura e escrita, formação de professores, cotidiano escolar, música e subjetividade. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
MÔNICA DE FARIA E SILVA
Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Linha de Pesquisa Ciências e Matemática; possui Pós-Graduação lato sensu em Liderança e Gestão Educacional, em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial, em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais e em Psicopedagogia. É graduada em Pedagogia (UFU). Possui experiência como professora alfabetizadora e de Pós-Graduação Lato Sensu e como pedagoga na Educação Profissional. Atualmente é Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UFU, exercendo suas atividades na Divisão de Cadastro e Regulação. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática – GRUPEM-UFU, membro do GEPEPES – Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional – UFU; membro do Fórum de Licenciatura, da CPDiversa – Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários Internacionais e do Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU.
NINA ALVIM NUNES IZIQUE BASTOS
Estudante da Eseba/UFU, assim como faz aulas de piano e danças urbanas. As pessoas a consideram criativa e espontânea, percepção com a qual ela concorda. Gosta muito de desenhar e testar novos materiais de desenho. Aprecia assistir e conversar sobre séries/sagas/filmes, como Harry Potter, Sulphur Springs, Uma pitada de magia e as animações do Studio Ghibli. Tem o sonho de conhecer a Espanha. Costuma compartilhar novidades com os colegas e se dispõe a ajudar em sala de aula quando eles têm dúvidas. Sua experiência com o Diário de Ideias consistiu, essencialmente, em registrar os pensamentos que tem em mente.
PÂMELA FARIA OLIVEIRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora efetiva da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia e atualmente está como Coordenadora da Educação Infantil desta instituição. Faz parte do Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU desde 2019 em várias frentes de trabalho: Formação de Professores, Metodologia do Diário de Ideias em Sala de Aula, Escrita de Capítulos e Organização de alguns Livros do Programa, Organização de Oficinas e Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
PAULA AMARAL FARIA
Doutora pelo PPGED/UFU (2020), Mestra em Educação pelo PPGED/ UFU (2014), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIMINAS (2006) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente, é Professora e Pesquisadora no Colégio Escola de Aplicação, da Universidade Federal de Uberlândia (Cap. Eseba/UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas relacionados à Educação Infantil (crianças, infâncias e linguagens); e, na formação de professores desse nível de ensino, ministra palestras, minicursos e oficinas. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
PRISCILA GERVÁSIO TEIXEIRA
Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação PPGEDUC da Faculdade de Educação da UFCAT no ano 2023. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia UFU em 2004. Especialista em Educação no ano de 2006. Atuou na rede municipal de Educação, como docente na Educação Infantil em 2009. No ano de 2010 passou a compor o quadro Permanente de Docente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (GEPECAS/Eseba/UFU). A experiência na área educacional está ligada principalmente à Educação Infantil e Educação Especial, enfatizando os seguintes temas: concepção de criança e infância, políticas de educação inclusiva, educação infantil, educação especial.
RENATA LÚCIA GUERRA
Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Graduada em Normal Superior e Pedagogia, pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos UNIPAC 2008. Especialização em Neuropsicopedagogia clínica, institucional e hospitalar pela IPPEO, 2019. Especialização em Arteterapia, pela IPPEO, 2019. Formadora no curso da metodologia Diário de Ideias, Uberlândia e Monte Carmelo. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).
ROBERTA PAULA SILVA
Professora de História do Colégio de Aplicação CAp/Eseba/UFU, graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente desenvolve pesquisas na área do Ensino de História com foco na História dos povos indígenas. É coordenadora do Projeto Diário de Ideias em Ações Solidárias.
ROCHELE KARINE MARQUES GARIBALDI
Mestra em Educação (UFU), com Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFC) e Graduação em Pedagogia (Unitri). Docente Permanente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU), na área de Educação Especial. Coordenadora de Tutoria do Curso de aperfeiçoamento “Educação de surdos em perspectiva bilíngue” (MEC/FNDE/Dipebs/UFU) e Professora formadora Do Curso “Formação Docente para o ensino bilíngue de Ciências e Português para surdos” (MEC/FNDE/Dipebs/UFTM). Professora colaboradora no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Especial: Alfabetização e Atendimento Educacional Especializado em deficiências sensoriais da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional (GEPEPES/UFU) e do Grupo de Pesquisa vinculado ao Programa Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU – Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade – Linha de Pesquisa: Práticas de apoio ao aluno público da Educação Especial (GEPECAS/Eseba/UFU). Tem experiências em Educação Infantil, Educação Especial e formação de professores/as.
RONES AURELIANO DE SOUSA
Graduado e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando pela mesma instituição na linha de Filosofia Antirracista. É professor de Filosofia da Escola de Educação Básica da UFU. Atua no Jornal Diário de Ideias, no âmbito doPrograma Institucional Diário de Ideias da Proexc/UFU.
SÍLVIA PATRÍCIA PEREIRA
Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva, Instituto Passo 1, Uberlândia (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Inglês avançado, Cultura Inglesa. Atualmente é professora formadora integrante da equipe de coordenação pedagógica da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino em Uberlândia MG, atuando no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz- CEMEPE. Tem experiência na área de Educação básica, séries iniciais e pré-escola, com ênfase em Docência, Supervisão e Orientação na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atua como formadora do programa LEEI (Leitura e escrita na educação infantil). Participa do GEPAE/UFU (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional) e GEPLI/UFU (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Infâncias).
SOFIA STEFANNY
Estudante da Eseba/UFU, gosta de brincar com a cachorra Lola, cantar diversos tipos de música, dançar, jogar videogame/roblox com seus primos e nadar. No 1° ano do Ensino Fundamental conheceu o Diário de Ideias e nele começou a escrever poemas, rascunhos de desenhos, rascunhos de músicas, contava coisas que achava legais no seu dia etc. Desde que conheceu o Diário de Ideias sua vida mudou, pois sempre escrevia as coisas que mencionava em cadernos e esquecia onde estavam. Agora é bem feliz por tê-lo na sua vida porque assim consegue se expressar e anotar tudo, o que te deixava alegre no dia
TATIANI RABÊLO LAPA SANTOS
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – FACED UFU (2018 – 2022). Possui Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – FACED UFU (2012 – 2014) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (2007- 2011). Atuou como Professora Formadora no Centro de Estudos e Projetos Julieta Diniz (CEMEPE), especificamente na Assessoria Pedagógica da Educação Infantil do Município de Uberlândia-MG. Possui experiência como professora da Educação Básica e Ensino Superior. Atua na Área da Educação Infantil da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Integrante do grupo de estudos e pesquisas Infância, Cultura e História (GEPICH) da Universidade Federal de São Paulo (SP) e se dedica a estudar os seguintes temas: criança, infâncias, cultura lúdica infantil, práticas pedagógicas, formação do pedagogo(a), brincar, brincadeiras, brinquedos e brinquedoteca. É apaixonada pelo trabalho com as crianças, as quais têm a oportunidade de conviver e aprender cotidianamente.
THAÍS CRISTINA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU). Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (GEPECAS/Eseba/UFU); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPAH).
THAÍZA VIEIRA PACHECO
Graduada em Pedagogia (2014), Mestre em Educação (2018) e Especialista em Psicopedagogia (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia. Os principais focos de pesquisa são as Infâncias, a Educação Infantil e a Teoria Histórico-Cultural. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Infâncias (GEPLI- FACED/UFU). Foi professora substituta da Escola de Educação Básica (CAp-ESEBA/UFU). Atualmente, é professora efetiva na rede municipal de Uberlândia e formadora municipal no curso “Leitura e escrita na Educação Infantil” no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-MEC.
WALLESKA BERNARDINO SILVA
Docente efetiva da área de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Graduada em Letras Português/Inglês pela UFU com mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Dentre seus interesses de ensino, pesquisa e extensão estão questões relacionadas à formação docente e ao ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e Literatura. É produtora de conteúdos de língua portuguesa na Rádio Universitária.