Autores: Augusto Rodrigues de Souza - Claudete Marques das Neves - Cledenilson Souza Martins - José Carlos Miguel (Orgs.)
Pensar em educação inclusiva na realidade brasileira, a despeito dos determinantes, da especificidade e da relevância de todos os componentes da desigualdade educacional, impõe compromisso inarredável de toda a sociedade civil organizada com a erradicação do analfabetismo absoluto e ampliação da taxa de escolarização média da população brasileira.
Consolidar uma sociedade com base no pensamento livre e plural, por isso, divergente, exige atuação coletiva para a construção de um sistema educacional capaz de contribuir para reconhecimento das diferenças, superando a desigualdade por meio dos ideários de liberdade e humanismo, inimagináveis sem o domínio básico de conhecimento sistematicamente organizado, principal razão de ser da escola voltada para a transformação social.
Em uma sociedade desigual, a educação é contraditória em função dos processos de cultura escolar ainda a conviver com preconceitos de cor, classe, credo e gênero, marcas do determinismo histórico e social, do conservadorismo político e da negação das vivências cotidianas como apelo e ponto de partida das práticas pedagógicas.
Nesta coletânea, debate-se a Educação de Jovens, Adultos e Idosos no sentido de sua Continuidade como instância de minimização da desigualdade educacional, mas compreende-se a necessidade de Ruptura como condição para a advento da verdadeira Educação Popular.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7256-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7257-6
DOI: 10.24824/978652517256.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 322
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Apresentação – 13
Prefácio – 27
Capítulo 1 – PROEJA e o protagonismo feminino: rotas de empoderamento das mulheres por meio da educação popular – 29
Capítulo 2 – Do passado ao presente: princípios de acesso e permanência como direito social na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 45
Capítulo 3 – Ações de permanência no combate à evasão escolar no campus Ariquemes no contexto da pandemia da COVID-19: um relato de experiência – 57
Capítulo 4 – Contribuições de educação formal para mulheres por meio do curso de Formação Inicial e Continuada de Corte e Costura do IFRO campus Vilhena – 75
Capítulo 5 – A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional: um estudo a partir da oferta da modalidade nos Institutos Federais – 103
Capítulo 6 – Cultura digital e o projeto político-pedagógico de um centro EJA em Rondônia – 119
Capítulo 7 – Educação profissional, científica e tecnológica e suas relações com a Educação de Jovens e Adultos no contexto do IFRO – 135
Capítulo 8 – Da leitura da “palavramundo” ao direito à literatura na EJA – 155
Capítulo 9 – Desafios para implementação do PROEJA nos Institutos Federais: um estudo bibliográfico a partir de teses e dissertações publicadas na plataforma oasis.br – 169
Capítulo 10 – Proposta interdisciplinar de ensino de Língua Inglesa e Arte aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Amazônia Ocidental – 189
Capítulo 11 – Educação ambiental crítica e EJA: diálogos e reflexões para formação inicial de professores na Amazônia rondoniense – 203
Capítulo 12 – Estilos de aprendizagem e dialogicidade no ensino de Língua Inglesa na educação de aprendizes adultos – 219
Capítulo 13 – Práticas digitais na Educação de Jovens e Adultos: um olhar para as ações pedagógicas no interior amazônico – 233
Capítulo 14 – Ensino de Biologia e Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos trabalhos dos encontros nacionais de Biologia e de Pesquisa em Educação e Ciências – 249
Capítulo 15 – Educação ambiental crítica: algumas reflexões – 263
Capítulo 16 – A Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional brasileiro: da previsão legal à efetivação na prática – 277
Capítulo 17 – Prática de ensino de Filosofia na EJA: utilização de app para Play Store ambiental no IFRO – 289
Capítulo 18 – Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de alfabetização na telessala – 299
Índice Remissivo – 317
ORGANIZADORES
AUGUSTO RODRIGUES DE SOUZA
É Doutorando em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) atua como professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Campus Guajará-Mirim.
CLAUDETE MARQUES DAS NEVES
É Doutoranda em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília. Mestra em Estudos Literários (MEL-UNIR) atua como professora de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Guajará-Mirim.
CLEDENILSON SOUZA MARTINS
É Doutorando em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Docente vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Porto Velho, Câmpus Porto Velho Calama.
JOSÉ CARLOS MIGUEL
É Livre-Docente em Educação Matemática pela UNESP, Câmpus de Marília. Doutor em Educação e Mestre em Educação pela mesma instituição. Professor Associado III vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade.
AUTORES
FERNANDA RUSCHEL CREMONESE COLEN
Assistente Social no IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP Marília.
CARLOS DA FONSECA BRANDÃO
Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da UNESP Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP Marília.
IZAQUEU CHAVES DE OLIVEIRA
Mestre, Instituto Federal de Rondônia. Doutorando em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília.
GUTEMBERG GERMANO DA SILVA
Mestre, Instituto Federal de Rondônia. Doutorando em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília.
LUCIANA APARECIDA DE ARAUJO
Professora Livre-Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Marília.
HENRIQUE TAHAN NOVAES
Professor Livre-Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Marília.
MARIA HELENA FERRARI
Doutoranda em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília.
QUÉZIA CRISTINA DE LIMA SANTOS
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Júlio de Mesquita (UNESP), graduada em Ciências Biológicas pela UNEMAT- Tangará da Serra, mestra em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT, docente de Biologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
EDIMILSON LOPES MEIRA
Doutorando em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília.
TELMA FORTES MEDEIROS
Mestra em Geografia/ IFRO.
Geraldo Castro Contiguiba
Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/ IFRO.
RAPHAEL AUGUSTO VAZ DOS SANTOS
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Mestre em Ciências/Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). Técnico-Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal.
CÉLIA KLEIN
Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Vice-Diretora no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA Aída Fíbiger de Oliveira, Cacoal.
ÉRICA CAYRES RODRIGUES
Doutoranda em Educação – UNESP, campus de Marília. Instituto Federal de Rondônia.
JANELENE FREIRE DINIZ
Doutoranda em Educação – UNESP, campus de Marília. Instituto Federal de Rondônia.
FABIANA ALVES DA SILVA
Doutoranda em Educação – UNESP, campus de Marília. Instituto Federal de Rondônia.
CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO
Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015). Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP-Marília (1992).
FERNANDA AMARAL FIGUEIREDO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Doutoranda em Educação pela UNESP Marília/SP, Professora EBTT do IFRO – Câmpus Porto Velho Zona Norte.
MARCIA IOLANDA DE SOUZA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Marília. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ariquemes.
DANIELA NOGUEIRA DE MORAIS GARCIA
Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de São José do Rio Preto. Professora Associada ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Assis. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Marília.
ANA PAULA ROSSACI SCHNEIDER
Mestre em Educação Escolar. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Câmpus de Cacoal-RO.
SHYRLEY DE ALMEIDA ALVES
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Câmpus de Marília. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
ELIZANGÉLICA FERNANDES DA SILVA
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita (UNESP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR). Pedagoga da Reitoria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
DÉCIO KEHER MARQUES
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Câmpus de Marília. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Câmpus de Guajará-Mirim.
CLARIDES HENRICH DE BARBA
Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
MARINALDO FELIPE DA SILVA
Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atua no Mestrado em Matemática.
FERNANDA RUSCHEL CREMONESE COLEN
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Júlio de Mesquita (UNESP), graduada em Serviço Social, mestra em Educação (UNIR); Assistente Social no IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte - Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP Marília.