Capa do livro: Gentes da EJA: <br>Além da subcidadania e da exclusão

Gentes da EJA:
Além da subcidadania e da exclusão

Autores: Luís Ferreira

Em um livro que transcende a pesquisa acadêmica, um verdadeiro manifesto pela reparação histórica, Luís Ferreira apresenta o conceito inovador de “Gentes da EJA”, revelando um Brasil invisibilizado. Ele nos conduz por vozes e vidas marcadas pela subcidadania e exclusão no âmago da Educação de Jovens e Adultos. Como faróis em uma paisagem encoberta, essas ‘gentes’ narram histórias de resiliência e trajetórias moldadas pela busca incessante por dignidade.
Com a habilidade de um artesão e a profundidade de um pesquisador, o autor constrói um panorama que une análise crítica, metodologias interdisciplinares e narrativas humanas, expondo as conexões entre exclusão social, políticas negligenciadas e as possibilidades emancipadoras da educação. Ele faz do leitor um cúmplice dessa jornada, evocando Jessé Souza, Pierre Bourdieu e Robert Castel para ampliar as lentes sobre o papel transformador da EJA no tecido social brasileiro.
Mais que um livro, “Gentes da EJA” é uma obra de resistência: um convite à reflexão sobre um Brasil que ainda deve jus

Impresso
de R$ 46,60 por
R$ 35,80
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7263-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7264-4
DOI: 10.24824/978652517263.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Prefácio - 15
Introdução - 19

Capítulo 1
A Concepção de “Gentes da EJA” - 25
1.1 A Construção da Concepção de “Gentes da EJA” - 25
1.2 O Termo “Gentes” no Diálogo com a Subcidadania, em Robert Castel - 31
1.3 O Termo “Gentes” no Diálogo com a Subcidadania, em Jessé Souza - 37

Capítulo 2
As “Gentes da EJA” em Busca do Ser Gente - 45
2.1 O Ser “Gente na EJA” como um Direito Humano Fundamental - 46
2.2 Condição de Subcidadania - 54
2.3 Habitus Precário e Educacional - 56
2.4 Construção de Identidade e Comunidade - 58
2.5 Implicações para Políticas Educacionais - 61

Capítulo 3
As “Gentes da EJA” e os Processos Intergeracionais de Exclusão Includente - 67
3.1 O Maciço de Baturité, CE, e as “Gentes da EJA” - 69
3.2 Os Processos Intergeracionais e as Relações com as “Gentes da EJA” - 75
3.3 Por uma “Inclusão Excludente” ou “Exclusão Includente” das “Gentes da EJA” - 103

Considerações Finais - 109
Referências - 119
Índice Remissivo - 123

LUÍS FERREIRA

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ/PPFH), com estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (UFRJ) e em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Educação (UERJ/Proped) e Graduado em Pedagogia (UERJ/FEBF). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), 2023 e 2024. Professor no Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (POSIH) da Unilab.

Cultura vibrante é aqui!

Missão, Visão e Valores

MISSÃO
Nosso propósito é gerar resultados valorosos e notoriedade aos nossos autores e clientes com os melhores conteúdos científicos e literários disponíveis;

VISÃO
Ser referência na área editorial como parceira estratégica de publicações.
Agregar valor, reconhecimento e contribuir na Educação e Cultura com as nossas obras;

VALORES
Encantamento
Lealdade, respeito, inovação
Sede de crescimento
Valorização da pessoa
Integridade, honestidade, confiabilidade e criatividade.

Endereço