Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7492-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7490-7
DOI: 10.24824/978652517492.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1
APRESENTAÇÃO – 19
PREFÁCIO – 21
Expondo-se conscientemente: vivendo e caracterizando relacionamento em tempos de Aids – 25
Estresse ocupacional segundo o modelo demanda-controle e suas repercussões na saúde do trabalhador de enfermagem: análise das variações de cortisol salivar – 26
Violência intrafamiliar contra a criança na perspectiva de familiares: uma compreensão à luz de Alfred Schutz – 27
Evidências da orientação de enfermagem para o autocuidado de clientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva: perspectiva estética/sociopoética – 28
Evidências do cuidado de enfermagem para o conforto/bem-estar dos clientes com dermatoses imunobolhosas: ensaio clínico – 29
Segurança do paciente na utilização de heparina intravenosa: cuidados de enfermagem baseados na análise dos fatores de risco para eventos hemorrágicos – 30
Consumo de álcool e exposição ao HIV entre universitários: associação dos conhecimentos sobre HIV e práticas sexuais – 31
O processo de desafiliação vivido no seio familiar e a representação social da adolescente em situação de rua: em busca da prevenção – 32
As relações estabelecidas entre a terapia Reiki e o bem-estar subjetivo mediadas pelas representações sociais – 33
Cuidados paliativos na insuficiência cardíaca: o conforto como desfecho do cuidar em enfermagem – 34
A formação do enfermeiro do trabalho: uma discussão à luz da determinação social da saúde – 35
A criação da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) e sua participação no Movimento de Humanização do Parto e Nascimento (1989-2002) – 36
Prevenção de riscos de tromboembolismo venoso: estratégias para redução da morbimortalidade – 37
Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem – 38
Associação entre as atividades desenvolvidas e os fatores de risco para doenças cardiovasculares de enfermeiros de um hospital universitário – 39
Estudo transversal sobre a exposição às tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica na atenção ao parto e sua repercussão na vitalidade do recém-nascido – 40
Uso seguro de opioides no paciente queimado: proposta de barreiras pela enfermagem – 41
Atribuindo significados às enfermeiras obstétricas: uma construção social sob a ótica das usuárias na perspectiva do interacionismo simbólico – 42
Perspectiva estética e sociopoética ao cuidar junto com as pessoas com sofrimento psíquico aplicando a Teoria Tidal Model – 43
Representações sociais de enfermeiras e médicos do campo da saúde sexual e reprodutiva sobre as mulheres lésbicas – 44
Interação em processos de construção compartilhada do conhecimento: uma experiência de educação a distância com enfermeiros da saúde da família – 45
Memória social de enfermeiros acerca do cuidado de enfermagem no contexto do HIV/Aids: enfrentamentos, afetos e construções representacionais – 46
Construção de barreiras para diminuir as falhas nas mensurações glicêmicas realizadas pela enfermagem em pacientes críticos com insulina intravenosa – 47
As representações sociais da judicialização da saúde para profissionais de saúde – 48
Entre sombras e representações: a construção da identidade psicossocial dos adolescentes que vivem com HIV/Aids – 49
A avaliação da atenção básica e o trabalho dos agentes comunitários de saúde: implantação do PMAQ-AB na região do Médio Paraíba Fluminense – 50
Qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV/Aids no município de Rio das Ostras – 51
Processo educativo desenvolvido por enfermeiros voltado para inclusão laboral de pessoas com estomia – 52
Dinamicidade do cuidado em saúde e enfermagem prestado a pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil – 53
Pecado, salvação e cura: representações sociais da Aids para líderes religiosos pentecostais – 54
Propostas de barreiras para o uso seguro da insulina intravenosa: contribuições da prática da enfermagem – 55
Avaliação da cultura de segurança do paciente em ambiente hospitalar: estudo comparativo em hospital universitário e público do Rio de Janeiro e do Porto – 56
Significando a transicionalidade da sexualidade do cônjuge-cuidador da pessoa idosa em processo demencial para um cuidado terapêutico de enfermagem – 57
Autonomia profissional do enfermeiro e suas representações sociais elaboradas por estudantes de universidades públicas federais do Rio de Janeiro: contribuições ao ensino superior em enfermagem – 58
Constituição do habitus profissional no curso de residência em enfermagem obstétrica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – 59
Concepções e necessidades do ensino para o autocuidado entre graduandos de enfermagem: contribuições da sociopoética para o educar, cuidar, pesquisar – 60
Formação de enfermeiros para o trabalho em saúde: a proposta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – 61
Empoderamento de gestantes e de enfermeiras obstétricas, mediado pelas práticas educativas em saúde no campo desmedicalizado: estudo sociopoético – 62
Adolescentes em situação de acolhimento institucional: vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) – 63
Agindo e interagindo com a presença do HIV: o sentido de vulnerabilidade para mulheres no contexto do HIV/Aids – 64
Projetos terapêuticos: uma construção coletiva para a prática do enfermeiro na estratégia saúde da família – 65
Necessidades de saúde de mulheres na atenção básica – 66
Sexualidade na adolescência: desafios para a enfermagem na busca da construção de saberes junto aos familiares dos adolescentes – 67
Saúde, enfermagem e cuidadores familiares de idosos: lidando com as contradições – 68
Querendo fazer o que deve ser feito, mas fazendo somente o possível: o profissional de saúde frente à detecção precoce do câncer de mama – 69
Preparo e administração de medicamentos por sondas enterais pela enfermagem em pacientes com nutrição enteral: propostas para garantir o manejo correto – 70
A judicialização na saúde pública: implicações para a enfermagem como prática social – 71
O cuidado de enfermagem e suas representações no contexto da hemodiálise: aproximações e distanciamentos entre os seus atores sociais – 72
Os saberes de enfermeiros e usuários na visita domiciliar da Estratégia Saúde da Família: diálogos entre o científico e o popular – 73
Personalidade e autocuidado de cuidadores familiares de idosos com doença de Alzheimer: implicações para a enfermagem – 74
As ações de saúde realizadas por enfermeiros e o uso de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no contexto atual da Estratégia Saúde da Família no município do Rio de Janeiro – 75
Egressos de enfermagem e suas percepções sobre o mundo do trabalho em saúde – 76
O consumo de bebida alcoólica durante a gestação na perspectiva de Afaf Meleis: contribuição para a enfermagem – 77
Personalidade de cuidadores de idosos com demência de Alzheimer e funcionalidade familiar: contribuições para a prática de enfermagem – 78
Gestão do cuidado em saúde centrada no paciente com doença crônica não transmissível no campo da atenção secundária – 79
Potencializando a habilidade empática no cuidar de pessoas com comportamento suicida: estudo sociopoético – 80
O cuidado de enfermagem ao familiar acompanhante da criança com câncer em cuidados paliativos: um olhar fenomenológico – 81
Perspectivas de egressos da residência de enfermagem acerca das contribuições do curso para a vivência do mundo laboral – 82
Construção e validação de instrumentos para a sistematização da assistência de enfermagem em uma clínica de enfermagem em estomaterapia – 83
Representação social da punção venosa pediátrica durante internação para acompanhantes e para equipe de enfermagem – 84
Vulnerabilidade de jovens universitários às violências nas relações afetivas íntimas sob o olhar da enfermagem – 85
Ser familiar cuidador de doente com câncer em cuidados paliativos: uma análise à luz do interacionismo simbólico – 86
Perspectivas de docentes universitários e as implicações para a saúde dos trabalhadores: a importância do reconhecimento e da valorização – 87
Ensino da estomaterapia e suas repercussões para os egressos inseridos no mundo do trabalho – 88
As doenças negligenciadas e suas representações sociais: um estudo com profissionais de saúde – 89
Programa para a melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica: repercussões nas práticas de cuidado do enfermeiro – 90
Perspectiva temporal e fatores associados entre pessoas que vivem com HIV: implicações para o cuidado de saúde – 91
Submissão, dominação e resistência dos trabalhadores de enfermagem no contexto neoliberal à luz de Pierre Bourdieu – 92
Práticas de cuidado do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde e sua interface com a formação profissional – 93
A morte e o morrer e suas representações sociais para ateus e fiéis de diferentes religiões – 94
Percepção de enfermeiros do trabalho sobre a prática profissional em empresas no Estado do Rio de Janeiro – 95
Perspectiva temporal e status socioeconômico de pessoas vivendo com HIV: impactos sobre a avaliação da qualidade de vida em contexto de cronicidade da epidemia – 96
O cuidado da enfermeira à pessoa transexual, no processo transexualizador, na perspectiva familiar – 97
Competência de pensamento crítico na formação acadêmica do enfermeiro pelo prisma das redes sociais de conhecimentos – 98
Saberes de usuários com diagnóstico de hanseníase na Atenção Primária à Saúde – 99
Análise da psicodinâmica do trabalho das enfermeiras obstétricas da cidade do Rio de Janeiro frente à lógica neoliberal na saúde – 100
Vulnerabilidade para IST/Aids em mulheres encarceradas – 101
Organização do trabalho hospitalar e as repercussões para o prazer e sofrimento de trabalhadores de enfermagem – 102
Efetividade de procedimentos não farmacológicos para o alívio da dor de parturientes: contribuições para a enfermagem obstétrica – 103
Acolhimento, redes sociais e produção do cuidado na Atenção Básica – 104
Implantação do currículo integrado nos cursos de saúde do Departamento Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia: tensões no campo do ensino – 105
Abordagens teóricas da Pesquisa-Ação Participativa em Saúde: uma revisão de escopo – 106
As representações sociais da espiritualidade e da religiosidade para pessoas que vivem com HIV/Aids: estrutura de pensamento, enfrentamento da síndrome e cuidado de enfermagem – 107
A maternidade de mulheres cegas na perspectiva da Teoria das Transições: contribuições para o cuidado de enfermagem – 108
(Re)significando o climatério de mulheres que o vivenciam na perspectiva do interacionismo simbólico – 109
A vivência da hospitalização sob a ótica da criança em idade escolar e as implicações no desenvolvimento infantil à luz de Vigotski – 110
Representações sociais das drogas e de seus usuários para grupos religiosos: contribuições para o cuidado de saúde e enfermagem – 111
A presença do familiar acompanhante durante os procedimentos invasivos realizados na criança em unidade de terapia intensiva: contribuição para a enfermagem – 112
As relações afetivas íntimas de adolescentes em situação de acolhimento institucional: um estudo de coocorrência da violência e seus fatores associados – 113
O processo transicional de familiares e crianças com leucemia: contribuições para a enfermagem – 114
Desenvolvimento e validação de conteúdo de diagnóstico de enfermagem voltado à promoção do envelhecimento saudável – 115
O agir pedagógico na construção do apoio matricial: caminhos possíveis no compartilhamento do cuidado – 116
Trabalho da Enfermagem na Atenção Primária em Saúde: aspectos do processo de trabalho no Brasil e na Espanha na crise estrutural do capitalismo – 117
O sentido do trabalho para homens com úlceras falcêmicas – 118
Agregando novos sentidos ao ser mulher a partir da vivência da excitação sexual ao amamentar – 119
Subconjunto terminológico da CIPE® para a pessoa com úlcera do pé diabético na atenção primária à saúde – 120
A Política Nacional de Atenção Básica 2017: repercussões nas práticas de saúde de enfermeiros e agentes comunitários de saúde – 121
A representação social da morte e do morrer para graduandos de enfermagem – 122
Representações sociais da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV: consensos e dissensos em municípios de médio e grande porte do Estado do Rio de Janeiro – 123
Vulnerabilidades de mulheres surdas no âmbito de sua saúde sexual e reprodutiva – 124
Efeitos das violências interpessoais sobre a violência autoprovocada entre travestis e mulheres transexuais – 125
Conhecimentos e comportamentos de universitários sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis: estudo de método misto – 126
Percepção da cultura de segurança na emergência de um hospital militar em tempos de pandemia da COVID-19: estudo de método misto – 127
Perpetração de violências nas relações afetivas íntimas de adolescentes em situação de acolhimento: sob a ótica da enfermagem – 128
Validação de cartilhas educativas para familiares de crianças/adolescentes com leucemia para o cuidado domiciliar – 129
Percepções das educadoras sociais sobre saúde sexual e suas interfaces com os cuidados não formais desenvolvidos junto às adolescentes em acolhimento institucional – 130
Resiliência no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca: construção e validação do instrumento RES-IC 15 – 131
O HIV/AIDS e a pessoa que vive com HIV/AIDS: um estudo de representações sociais com diferentes grupos religiosos – 132
As práticas de cuidado e as interfaces com o processo saúde-doença na Umbanda: um estudo de representações sociais – 133
A participação política das enfermeiras no contexto da modernidade líquida – 134
Tecnologia para telenfermagem em estomaterapia: uma estratégia baseada no apoio ao autocuidado – 135
As representações sociais de cotas para negros por egressos do curso de graduação em enfermagem de universidades públicas – 136
Redes sociais na linha de cuidado de saúde mental em tempos de pandemia – 137
Os sentidos da aposentadoria para docentes de enfermagem aposentadas das universidades públicas brasileiras – 138
Movimento de redes vivas na produção do cuidado a pessoas idosas com demência e seus cuidadores: a perspectiva de profissionais que atuam na estratégia de saúde da família – 139
SOBRE AS ORGANIZADORAS – 145
SOBRE OS COLABORADORES – 147
CINTIA SILVA FASSARELLA
Enfermeira graduada pela Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy – Unigranrio. Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterililzação. Doutora em Cotutela em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora Adjunta e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da UERJ.
MERCEDES NETO
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em Epidemiologia e Vigilância em Saúde. Doutora em Enfermagem e Biociência pela UNIRIO. Pós-Doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ
ESTHER MOURÃO NICOLI
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde e Gerontologia. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Bolsista FAPERJ aluna nota 10). Membro titular do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) seção RJ.
GABRIELLE BORGES DA SILVA
Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Especialização nos moldes residência em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/ Marinha do Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGENF/UERJ (Bolsista CAPES). Professora substituta no Departamento Materno-Infantantil da Escola de Enfermagem Ana Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro – DEMI/EEAN/UFRJ, com setorização em enfermagem pediátrica.
JULIANA DE LIMA BRANDÃO
Enfermeira graduada pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Bolsista FAPERJ).
LÍVIA MARIA DA SILVA GONÇALVES
Licenciada em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Informática na Educação; Gestão e Auditoria Ambiental. Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (bolsista CAPES). Professora aposentada de Química do Instituto Federal da Bahia.
MARY HELLEM SILVA FONSECA
Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Bolsista CAPES). Epidemiologista de campo pelo EpiSUS fundamental SMS/RJ. Sanitarista na Divisão de Vigilância da Coordenação de Atenção Primária 3.2.
ROSILENE ALVES FERREIRA
Enfermeira graduada pela Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy – Unigranrio. Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterililzação, na modalidade Residência em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Enfermagem em Cirurgia Robótica. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora do Programa de Residência em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização (HUPE/UERJ).