Capa do livro: Cartilha cultura de paz e justiça restaurativa

Cartilha cultura de paz e justiça restaurativa

Autores: Maria Aparecida Vieira de Melo

A Cartilha Cultura de Paz e Justiça Restaurativa é uma iniciativa dos professores vinculados a Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos pelas Instituições de Ensino Superior: UFRN, PUC/PR, UFRPE E UFPE. Em regime de colaboração a organizadora juntamente com os professores colaboradores Cezar, Leonardo e Bruno idealizaram a Cartilha, que está voltada para os professores de modo geral, a fim de que eles possam ter um suporte paradidático que sirva de apoio pedagógico na resolução de conflitos que por ventura venham surgir em sua sala de aula. Dada a cultura da violência impregnada na história da humanidade é preciso agir preventivamente, e para tal, nada melhor do que um recurso didático ilustrativo que subsidie a práxis pedagógica interventiva dos educadores nas situações adversas que emergem em sala de aula, por causa das relações interpessoais conflituosas. Assim, a Cartilha Cultura de Paz e Justiça Restaurativa mostra como agir em determinadas situações-limites. Por isso, recomendamos a todos os educadores para fazerem a leitura da Cartilha, no intuito que os saberes nela postos possam ser úteis no cotidiano escolar. Vale muito a pena a leitura, mergulhe nela!



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7629-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7630-7
DOI: 10.24824/978652517629.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 28
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

O que é a Cultura de Paz? - 14
Paz e Violência - 15
O que é a Justiça Restaurativa? - 16
Modelos de Justiça - 18
Tolerância e Diversidade - 20
Dicas para Implementar a Cultura de Paz - 21
Conclusão - 22
Contatos - 23
Referências - 26
Índice Remissivo - 27

MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

Doutora pela UFPB; Professora da UFRN/CERES; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem (PROMENAP/UFRN). Linha de Pesquisa: Linguagens, Inclusão e Diversidade e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, na Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH/UFPE), Linha de Pesquisa 1 Educação em Direitos Humanos, Justiça e Cultura de Paz; Diretora Pedagógica do Centro Paulo Freire-Estudos e Pesquisas; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire; Coordenadora do Comitê da Educação Integral - polo Caicó; Coordenadora do Fórum Metropolitano da EJA-PE; Coordenadora da Rede Brasileira da Educação em Direitos Humanos-PE; Membro da REPPED; Membro da REDHUMANI; Titular da CNEJA/MEC.  Coordenadora geral do Curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos: Educadores da rede básica de Caicó/RN.

JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO SANTOS

Advogado, Licenciado em História, Especialista (UNICAP/ UCB/ UFPI/IFES/UNIASSELVI). Mestrando em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ), Professor Universitário. Membro da Comissão de Educação para a Cidadania (OAB/PE). Associado na Rede Brasileira de Direitos Humanos (REBEDH). Professor Pesquisador (UFRN), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CERES) e Membro da Comissão de Direitos Humanos (CDHDHC/UFPE).

CEZAR BUENO DE LIMA

Professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR) e professor visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Membro pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CERES) Realiza pesquisa-ação e orientações PIBIC nas escolas com interface nas seguintes áreas: Juventude, Violência, Direitos Humanos, Democracia e Práticas Restaurativas. Bolsista produtividade em Pesquisa CNPq (2022-25).

CELESTE AURORA DA NÓBREGA CALIXTO

Graduanda em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Centro de Ensino Superior do Seridó (UFRN/CERES) campus Caicó-RN. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CERES) desde 2023. Estudiosa e pesquisadora da educação em direitos humanos, justiça restaurativa, decolonialidade e de(s)colonialidade das práticas pedagógicas, educação integral. Associada a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH).