Capa do livro: Educação a distância e metacognição: <br>Caminhos para a formação docente

Educação a distância e metacognição:
Caminhos para a formação docente

Autores: Elizandra Jackiw - Sonia Maria Chaves Haracemiv

O livro Educação a Distância e metacognição: caminhos para a formação docente lança um novo olhar sobre o processo de aprendizagem do/a futuro/a professor/a. Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, a Educação a Distância (EaD) surge como uma modalidade educacional em expansão que merece especial atenção quando se pensa sobre os processos de aprendizagem do adulto-aprendiz que se coloca em formação inicial docente. Este livro explora de maneira profunda como a metacognição pode transformar o processo de aprendizagem na EaD. Ao compreender e utilizar as estratégias metacognitivas, os educadores podem não apenas melhorar sua própria aprendizagem, mas também auxiliar seus alunos a se tornarem aprendizes mais autônomos e eficazes. Com uma linguagem acessível e conteúdo baseado em pesquisas recentes, esta obra é indispensável para educadores, futuros professores e gestores educacionais comprometidos com a excelência na Educação a Distância.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7611-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7612-3
DOI: 10.24824/978652517611.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Apresentação – 13
Prefácio – 17
Capítulo I – O conhecimento produzido no campo da metacognição e da formação de professores EAD entre 2011 e 2021 – 19
Capítulo II – Aprendizagem e formação docente na modalidade a distância: uma trajetória histórica – 43
Capítulo III – Metacognição: teoria cognitiva na compreensão da aprendizagem – 57
A teoria de Humberto Maturana e Francisco Varela para a compreensão dos fenômenos cognitivos – 58
A autopoiese: conceito importante para a compreensão da metacognição – 63
Conceituando a metacognição e as estratégias metacognitivas – 67
Capítulo IV – Aprendizagem e metacognição na EAD – 79
Capítulo V – Investigando a metacognição: um percurso metodológico à luz da fenomenologia – 91
Capítulo VI – A investigação empírica da metacognição: contexto, participantes e instrumentos de coleta de dados – 101
Contexto da pesquisa – 101
Instrumentos e procedimentos de coleta de dados – 104
Capítulo VII – Experivivências metacognitivas de aprendizagem na graduação em Pedagogia EAD – 111
Experivivências acadêmicas ao cursar o núcleo curricular “Fundamentos do Trabalho Pedagógico” – 111
Experivivências relacionadas aos hábitos de estudos à distância – 118
Experivivências sobre as estratégias metacognitivas de aprendizagem utilizadas na modalidade EaD – 125
Experivivências autorreflexivas e o processo de aprendizagem – 142
Palavras finais – 157
Referências – 163
Índice remissivo – 177

ELIZANDRA JACKIW

Doutora e Mestra em Educação (UFPR). Pedagoga (UFPR). É professora do Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu ofertados na modalidade a distância e presencial. Tem experiência na área de Educação, atuando e pesquisando o processo de aprendizagem na formação docente.

SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Pós-Doutora em Avaliação e Currículo (UNIRIO). Doutora em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Mestra em Educação e Ciências (UFSC-SC). Professora Titular da UFPR. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional.