Autores: Elizandra Jackiw - Sonia Maria Chaves Haracemiv
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7611-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7612-3
DOI: 10.24824/978652517611.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Apresentação – 13
Prefácio – 17
Capítulo I – O conhecimento produzido no campo da metacognição e da formação de professores EAD entre 2011 e 2021 – 19
Capítulo II – Aprendizagem e formação docente na modalidade a distância: uma trajetória histórica – 43
Capítulo III – Metacognição: teoria cognitiva na compreensão da aprendizagem – 57
A teoria de Humberto Maturana e Francisco Varela para a compreensão dos fenômenos cognitivos – 58
A autopoiese: conceito importante para a compreensão da metacognição – 63
Conceituando a metacognição e as estratégias metacognitivas – 67
Capítulo IV – Aprendizagem e metacognição na EAD – 79
Capítulo V – Investigando a metacognição: um percurso metodológico à luz da fenomenologia – 91
Capítulo VI – A investigação empírica da metacognição: contexto, participantes e instrumentos de coleta de dados – 101
Contexto da pesquisa – 101
Instrumentos e procedimentos de coleta de dados – 104
Capítulo VII – Experivivências metacognitivas de aprendizagem na graduação em Pedagogia EAD – 111
Experivivências acadêmicas ao cursar o núcleo curricular “Fundamentos do Trabalho Pedagógico” – 111
Experivivências relacionadas aos hábitos de estudos à distância – 118
Experivivências sobre as estratégias metacognitivas de aprendizagem utilizadas na modalidade EaD – 125
Experivivências autorreflexivas e o processo de aprendizagem – 142
Palavras finais – 157
Referências – 163
Índice remissivo – 177