Capa do livro: Inclusão e direitos sociais: <br>A parceria público-privada na promoção de direitos via terceiro setor - Vol.: 03

Inclusão e direitos sociais:
A parceria público-privada na promoção de direitos via terceiro setor - Vol.: 03

Autores: Carina Alves

Esta obra tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre projetos educacionais inclusivos, viabilizados por meio da parceria público-privada, apresentando o Terceiro Setor como protagonista na afirmação dos direitos sociais. A educação deve ter como perspectiva se contrapor à barbárie e promover a emancipação humana, em oposição à sociedade que gera a exclusão, impossibilitando/obstaculizando a afirmação dos direitos sociais. Nossas análises foram realizadas à luz do pensamento de um dos estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade, o filósofo Theodor Adorno, adotado como principal lente para a problematização do processo de “Inclusão em Educação” na sociedade contemporânea.
Constatamos, com a pesquisa realizada, o papel do Terceiro Setor na promoção da inclusão dentro de uma estrutura extremamente excludente, fortemente burocrática, além de radicalmente hierarquizada, que é o “Estado” brasileiro. Isso reflete o desafio/esforço que foi promover o debate sobre inclusão na perspectiva da parceria público-privada e que é possível afirmar sua contribuição para a humanização, transformação e democratização da sociedade, não deixando de problematizar cada contexto e realidade que devem ser objetos de meditação crítica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7759-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7758-8
DOI: 10.24824/978652517759.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

APRESENTAÇÃO - 15
PREFÁCIO - 23FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA: aspectos filosóficos e políticos do processo de inclusão via terceiro setor - 27
“FOCALIZANDO” O PROBLEMA DE PESQUISA: perspectivas inclusivas em análise a partir das proposições da Teoria Crítica da sociedade - 61
O PAPEL DO TERCEIRO SETOR: direitos sociais e inclusão em debate - 77
MÉTODO - 111
ANÁLISES E DISCUSSÕES DE DADOS: experiências dos sujeitos envolvidos nos projetos sociais dos Institutos Superar e Incluir - 127
CONSIDERAÇÕES FINAIS - 177
REFERÊNCIAS - 187
ANEXO - 203

ÍNDICE REMISSIVO - 205

CARINA ALVES

Doutora em Educação (UFRRJ). Mestra em Letras e Ciências Humanas. Psicóloga, com formação em Biopsicologia e Wellness pela Universidade de Wisconsin. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos sobre Demandas Específicas de Aprendizagem, Inclusão e Educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI/UFRRJ). Presidente do Instituto Incluir. Fundadora e autora do projeto “Literatura Acessível”, premiado pela Unesco (2022) e finalista do Prêmio Jabuti (2022).