Autores: Benigna Maria de Freitas Villas Boas - Cristhian Spíndola Ferreira - Elisângela Teixeira Gomes Dias - Enílvia Rocha Morato Soares - Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha - Lucimara Gomes Oliveira de Morais - Rose Meire da Silva e Oliveira
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7481-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7479-2
DOI: 10.24824/978652517481.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Apresentação - 9
Prefácio - 13
Capítulo 1 - Orientações para a construção/reconstrução dos projetos político-pedagógicos das escolas públicas do Distrito Federal - 17
Capítulo 2 - Construção/reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: contribuições da avaliação - 21
Avaliação e reconstrução do PPP - 22
Função social e missão da escola - 25
Processo de acompanhamento e avaliação do PPP - 27
Capítulo 3 - Avaliação para as aprendizagens: concepção, funções e especificidades - 31
A avaliação na Educação Infantil: “a criança é percebida pelo professor individualmente, em suas singularidades” - 44
Feedback: potente recurso da avaliação formativa - 46
Avaliação formativa: “essencialmente diagnóstica e contínua” - 49
Função somativa da avaliação - 52
Singularidades da avaliação: o que revelam os PPPs analisados - 54
Capítulo 4 - “As intervenções pedagógicas devem ocorrer desde o primeiro dia de aula, de forma contínua” (Escola 21) - 61
Projeto interventivo - 61
Estudos de recuperação - 66
Reforço escolar - 69
Reagrupamento - 71
Recomposição das aprendizagens - 72
Projeto SuperAção - 73
Capítulo 5 - Formal e informal: a escola e suas modalidades avaliativas - 77
Capítulo 6 - Conselho de classe: instância privilegiada de avaliação do trabalho pedagógico da sala de aula e da escola - 97
Capítulo 7 - Coordenação pedagógica: espaço de trabalho coletivo - 115
Capítulo 8 - Avaliação institucional: encontro com a avaliação para as aprendizagens e a avaliação em larga escala - 125
Capítulo 9 - Avaliação: ponto de partida, de chegada e fio condutor do projeto político-pedagógico da escola - 139
Índice Remissivo - 145
Sobre as Autoras - 149