Capa do livro: Lugar da avaliação em projetos político-pedagógicos de escolas públicas do distrito federal

Lugar da avaliação em projetos político-pedagógicos de escolas públicas do distrito federal

Autores: Benigna Maria de Freitas Villas Boas - Cristhian Spíndola Ferreira - Elisângela Teixeira Gomes Dias - Enílvia Rocha Morato Soares - Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha - Lucimara Gomes Oliveira de Morais - Rose Meire da Silva e Oliveira

Este livro resulta da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa), durante o ano de 2023, com o objetivo de analisar o lugar da avaliação em Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de escolas públicas do Distrito Federal. Nosso intento não foi avaliar os PPPs, mas analisar a presença da avaliação nesses documentos.
A avaliação ganhou destaque como ponto de partida, de chegada e fio condutor do PPP da escola que, uma vez construído, está em permanente processo de reconstrução, pelo fato de o trabalho pedagógico escolar ser dinâmico, necessitando de ajustes contínuos. A avaliação nomeia ou está presente na maioria dos itens dos PPPs: concepção de avaliação; avaliação formativa, diagnóstica, somativa, institucional; em larga escala; formal e informal. Contudo, os seguintes aspectos merecem reflexão: as funções formativa e diagnóstica, talvez por serem apresentadas isoladamente, não descrevem a sua necessária articulação. O item conselho de classe deixa de mencionar sua estreita vinculação à avaliação. Embora os PPPs afirmem praticar a avaliação formativa, comprometida com a incorporação de aprendizagens por todos os estudantes, são incluídas práticas que contradizem essa intenção, como o oferecimento de prêmios ou regalias a estudantes com melhores resultados.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7481-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7479-2
DOI: 10.24824/978652517481.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Apresentação - 9
Prefácio - 13
Capítulo 1 - Orientações para a construção/reconstrução dos projetos político-pedagógicos das escolas públicas do Distrito Federal - 17
Capítulo 2 - Construção/reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: contribuições da avaliação - 21

  • Avaliação e reconstrução do PPP - 22

  • Função social e missão da escola - 25

  • Processo de acompanhamento e avaliação do PPP - 27

Capítulo 3 - Avaliação para as aprendizagens: concepção, funções e especificidades - 31

  • A avaliação na Educação Infantil: “a criança é percebida pelo professor individualmente, em suas singularidades” - 44

  • Feedback: potente recurso da avaliação formativa - 46

  • Avaliação formativa: “essencialmente diagnóstica e contínua” - 49

  • Função somativa da avaliação - 52

  • Singularidades da avaliação: o que revelam os PPPs analisados - 54

Capítulo 4 - “As intervenções pedagógicas devem ocorrer desde o primeiro dia de aula, de forma contínua” (Escola 21) - 61

  • Projeto interventivo - 61

  • Estudos de recuperação - 66

  • Reforço escolar - 69

  • Reagrupamento - 71

  • Recomposição das aprendizagens - 72

  • Projeto SuperAção - 73

Capítulo 5 - Formal e informal: a escola e suas modalidades avaliativas - 77

Capítulo 6 - Conselho de classe: instância privilegiada de avaliação do trabalho pedagógico da sala de aula e da escola - 97

Capítulo 7 - Coordenação pedagógica: espaço de trabalho coletivo - 115

Capítulo 8 - Avaliação institucional: encontro com a avaliação para as aprendizagens e a avaliação em larga escala - 125

Capítulo 9 - Avaliação: ponto de partida, de chegada e fio condutor do projeto político-pedagógico da escola - 139

Índice Remissivo - 145

Sobre as Autoras - 149

BENIGNA MARIA DE FREITAS VILLAS BOAS

Pedagoga, mestra, doutora e pós-doutora em Educação. Professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Professora Emérita da UnB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa). Integrante do Observatório da Educação Básica da Faculdade de Educação da UnB. Autora de livros sobre avaliação e organização do trabalho pedagógico.

CRISTHIAN SPÍNDOLA FERREIRA

Geógrafa. Mestra em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa).

ELISÂNGELA TEIXEIRA GOMES DIAS

Pedagoga, mestra em Psicologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal e do Centro Universitário Euro-Americano – Unieuro. Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa). Autora de livros sobre avaliação e organização do trabalho pedagógico.

ENÍLVIA ROCHA MORATO SOARES

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa). Autora de livros sobre avaliação e organização do trabalho pedagógico.

LÍGIA CAROLINA SANTANA CATUNDA SARDINHA

Bacharel em Letras-Português e suas respectivas literaturas e licenciada em Letras Português do Brasil como segunda língua, pela UnB. Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa).

LUCIMARA GOMES OLIVEIRA DE MORAIS

Mestra e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora do Centro Universitário IESB (Brasília). Integrante do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre infância, corpo e educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa).

ROSE MEIRE DA SILVA E OLIVEIRA

Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa). Autora de livros sobre avaliação e organização do trabalho pedagógico.