Autores: Midiã Moreira Oliveira Ramos - Flávia Barbosa da Silva Dutra - Felipe Di Blasi
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7411-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7408-2
DOI: 10.24824/978652517411.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Apresentação - 11
A Pesquisa - 11
O Papel da Universidade - 15
1.1 Normativas Legais: o reconhecimento e ações afirmativas - 21
1.2 Universidade: atividades acadêmicas e comunicação - 29
1.3 Para Além da Comunicação - 34
1.4 Acesso Digital - 36
Descrição Metodológica - 47
Sites e Acessibilidade - 53
3.1 Perfil dos Estudantes em Relação à Deficiência ou NEE - 58
3.2 Distribuição dos Estudantes com Deficiência nas Unidades Acadêmicas, Segundo as Modalidades de Ensino - 63
3.3 Distribuição dos Estudantes nos Cursos de Graduação Presenciais - 67
3.4 Distribuição dos Estudantes nos Cursos de Graduação de Ensino a Distância - 70
3.5 Deficiências e/ou NEE Encontradas por Polo – Modalidade de Ensino Presencial - 71
3.6 Acessibilidade Institucional - 76
3.7 Acesso às Informações Acadêmicas - 85
3.8 Serviço de Atendimento à Pessoa com Deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro - 89
3.9 Indique Quais Medidas que, se Adotadas, Auxiliariam Sua Trajetória Acadêmica - 103
Considerações Finais - 109
Referências - 113
Índice Remissivo - 131
Sobre os Autores - 133