Capa do livro: UFRJ acessível: <BR>Um estudo sob a ótica do estudante

UFRJ acessível:
Um estudo sob a ótica do estudante

Autores: Midiã Moreira Oliveira Ramos - Flávia Barbosa da Silva Dutra - Felipe Di Blasi

Este livro aborda a divulgação e o acesso às atividades acadêmicas oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para pessoas com deficiência (PcD). A obra explora aspectos relacionados à acessibilidade nas páginas das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Desenvolvimento e Finanças, Pessoal, Extensão, Gestão e Governança, Políticas Estudantis, além da Diretoria de Acessibilidade e cursos de graduação presencial e EaD.
Ao investigar as experiências de acesso às atividades acadêmicas disponibilizadas pela instituição, foram coletadas informações diretamente com estudantes de graduação, permitindo a análise de suas vivências na instituição. Os resultados apresentados não têm o intuito de gerar generalizações, mas sim de estimular reflexões sobre a inclusão na UFRJ, bem como auxiliar no desenvolvimento de práticas e políticas que promovam uma universidade mais acessível e acolhedora.
Acreditamos que este material representa uma contribuição importante para estudantes, professores e gestores educacionais, ao oferecer subsídios para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e comprometido com a garantia de acessibilidade para todos.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7411-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7408-2
DOI: 10.24824/978652517411.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Apresentação - 11
A Pesquisa - 11

  1. O Papel da Universidade - 15
    1.1 Normativas Legais: o reconhecimento e ações afirmativas - 21
    1.2 Universidade: atividades acadêmicas e comunicação - 29
    1.3 Para Além da Comunicação - 34
    1.4 Acesso Digital - 36

  2. Descrição Metodológica - 47

  3. Sites e Acessibilidade - 53
    3.1 Perfil dos Estudantes em Relação à Deficiência ou NEE - 58
    3.2 Distribuição dos Estudantes com Deficiência nas Unidades Acadêmicas, Segundo as Modalidades de Ensino - 63
    3.3 Distribuição dos Estudantes nos Cursos de Graduação Presenciais - 67
    3.4 Distribuição dos Estudantes nos Cursos de Graduação de Ensino a Distância - 70
    3.5 Deficiências e/ou NEE Encontradas por Polo – Modalidade de Ensino Presencial - 71
    3.6 Acessibilidade Institucional - 76
    3.7 Acesso às Informações Acadêmicas - 85
    3.8 Serviço de Atendimento à Pessoa com Deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro - 89
    3.9 Indique Quais Medidas que, se Adotadas, Auxiliariam Sua Trajetória Acadêmica - 103

  4. Considerações Finais - 109

  5. Referências - 113
    Índice Remissivo - 131
    Sobre os Autores - 133

MIDIÃ MOREIRA OLIVEIRA RAMOS

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis - UFRJ). Pós-graduada em Educação Física Especial e Neurociências. Graduação em Educação Física. Pesquisadora do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID) - Uerj. Atua como Técnico de Modalidade Esportiva no Projeto Movimento na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e Comunidade.

FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA

Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Coordenadora do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID) e coordenadora pedagógica de acessibilidade do Projeto Floresta para Todos (Moleque Mateiro). Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente desenvolve suas pesquisas voltadas para acessibilidade em espaços formais e não formais de educação, com ênfase no Ensino Superior, esporte (desporto e paradesporto) e lazer. Autora e organizadora dos livros “Aspectos da Deficiência: educação, esporte e qualidade de vida”, “Aspectos da inclusão da PcD e o jiu-jitsu Brasileiro”, “Narrativas sobre a PcD durante a pandemia da Covid-19: acesso, educação e sociedade” e “Plano de Acessibilidade Básica: PAB”

FELIPE DI BLASI

Pós-doutor em Educação pelo Programa de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/Uerj). Doutor em Biociências pelo Programa de Educação, Gestão e Difusão do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF) na área de sociologia do esporte, pós-graduado na área de Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (UGF), graduado em licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Professor do ensino superior, nas áreas de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade para cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID/Uerj).