Capa do livro: Guia para o uso da sala de aula invertida no letramento digital de alunos de graduação em direito

Guia para o uso da sala de aula invertida no letramento digital de alunos de graduação em direito

Autores: Karyne Machado de Araújo - Edgar Marçal de Barros Filho - Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire

Vive-se o século XXI, também conhecido como marco da Revolução Tecnológica, por muitos comparada à Revolução Industrial, dado a importância das transformações proporcionadas pelas tecnologias da informação. Consequentemente, a ciência do Direito e a práxis jurídica estão passando por uma profunda evolução, oriunda da disseminação massiva do uso de diversos artefatos tecnológicos.
Em 2021, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos superiores em Direito passaram a determinar o letramento digital e a formação em Direito Digital para acadêmicos da área jurídica. O ensino-aprendizagem do letramento digital tem um forte apelo tecnológico. O uso de metodologias ativas de ensino, especialmente a sala de aula invertida, apresenta-se como estratégia adequada para a transmissão dos novos saberes.
O livro é embasado na obra “Guia para Utilização da Aprendizagem Invertida no Ensino Superior”, do pesquisador Robert Talbert. Além de orientações para produção de videoaulas no contexto jurídico, este livro disponibiliza aulas prontas das seguintes temáticas tecnológicas: Sistemas SAJ e e-SAJ, PJe, Visual Law e MapBiomas. Ademais, o conteúdo pode auxiliar professores e coordenadores na introdução do letramento digital em suas disciplinas. Bem-vindo(a) a esta nova realidade do ensino jurídico!

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7128-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7126-5
DOI: 10.24824/978652517128.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • INTRODUÇÃO - 15
  • CONCEITOS BÁSICOS - 19
  • O PROCESSO DE ROBERT TALBERT PARA CRIAÇÃO DE AULAS INVERTIDAS PARA ENSINO SUPERIOR - 53
  • PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DAS AULAS - 77
  • AULAS MINISTRADAS - 93
  • OBRIGADO PELA LEITURA - 115
  • REFERÊNCIAS - 117
  • ÍNDICE REMISSO - 125
  • SOBRE AUTORES - 127
KARYNE MACHADO DE ARAÚJO

Mestre em Tecnologia Educacional pela UFC.  Bacharel em Computação pela UFC. Bacharel em Direito pela Unichristus. Sócia fundadora e CEO da SoftBuilder Informática, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos para o mercado corporativo. Possui como áreas de interesse Direito Digital, Informática e Saúde, Inteligência Artificial.

EDGAR MARÇAL DE BARROS FILHO

Doutor em ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente exerce a função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da UFC. Tem experiência na gestão e execução de projetos nas seguintes áreas: educational technology, mobile learning , mobile health e neuroeducation.

GEOVANA MARIA CARTAXO DE ARRUDA FREIRE

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora do Curso de Direito da UFC, com pesquisa e experiência em Direito Ambiental, Direito e Novas Tecnologias, Ciberdemocracia, especialista da ONU para Harmonia com a Natureza, atua em elaboração de Planos Diretores e legislação urbana e ambiental.