Capa do livro: Uma sequência didática sobre fração para formação continuada de professores – 2ª Edição

Uma sequência didática sobre fração para formação continuada de professores – 2ª Edição

Autores: Idemar Vizolli - Ademir Brandão Costa (Orgs.)

Descubra abordagens inovadoras sobre ensino de fração presentes no livro "Uma sequência didática sobre fração para formação continuada de professores". É uma obra interessante para educadores que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o ensino de frações. Com base em pesquisas teóricas e experiências práticas, os organizadores Idemar Vizolli e Ademir Brandão Costa apresentam uma proposta pedagógica que alia teoria e prática para transformar a sala de aula. Este livro oferece sequências didáticas detalhadas, reflexões críticas e instrumentos aplicáveis, sempre com foco no aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem de fração.
Também é destacada a importância das parcerias entre universidades e escolas, mostrando como a colaboração pode resultar em avanços significativos na educação básica. Por meio de atividades instigadoras e exemplos práticos, os autores convidam o leitor a repensar estratégias de ensino e a explorar novos caminhos no ensino da matemática.
É louvável essa ação dos organizadores e autores para esta contribuição valiosa à educação, e convidamos você a mergulhar nesta leitura inspiradora. Boa leitura!

Prof. Dr. Thiago Beirigo Lopes

Impresso
de R$ 56,80 por
R$ 43,70
Digital
de R$ 56,80 por
R$ 39,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7338-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7339-9
DOI: 10.24824/978652517338.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

 

  • Apresentação – 9

  • Prefácio – 11

  • A origem: o projeto de formação continuada – 15

  • A sequência didática – 23

  • O andarilhar do curso de formação continuada sobre fração – 145

  • Posfácio

    • Sequência didática sobre fração para formação continuada de professores – 169

  • Referências – 171

  • Índice Remissivo – 179

  • Sobre os Organizadores e Autores – 183

 

ADEMIR BRANDÃO COSTA

Educador apaixonado pela Matemática e suas transformações, é Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE, Mestre em Educação pela UFT e especialista em Ensino de Matemática e Física (UNINTER) e Matemática do Ensino Médio (UEPA). Licenciado em Matemática pela UEPA, dedica-se a inspirar e transformar a prática educativa.

ADÍLIO JORGE SABINO

Especialista em Artes na Educação (2014) e em Educação Matemática (2013) pela FACIMAB; Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (2007). Licenciado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2014), Campus Gurupi. Atualmente é professor efetivo no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Gurupi. Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Teatro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e na área de Artes Cênicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, arte, teatro, educação, formação.

IDEMAR VIZOLLI

Professor e pesquisador dedicado à Educação, é Doutor em Educação pela UFPR, Mestre em Educação pela UFSC e possui Pós-doutorado pela UEPA. Com graduações em Ciências Naturais (UNIJUÍ) e Matemática (UnC), é professor associado da UFT, orientador em programas de pós-graduação como PPGECEM, EDUCANORTE e REAMEC, onde atua também como coordenador estadual.

LETÍCIA SILVA CARDOSO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (2020), graduada em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2015); Cursando Pedagogia pela Faculdade Única, e também possui especialização no ensino de matemática e física pela Faculdade Única (2022). Atualmente é professora regente do Colégio Militar de Guarai e do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: costa, d. e.

MARCOS JOSÉ PEREIRA BARROS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFT/Palmas). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PPGE), Especialista em Educação Matemática (2014) e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Esteve como professor substituto no Magistério Superior no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (2013-2014 e 2017-2018); docente no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em 2014. Ministrou aulas de Matemática como professor da educação básica no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de 2015-2018, professor da educação básica na Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC-TO) de 2012 até 2018. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Ensino de Fração, Registros de Representação Semiótica, Sequência Didática.