Capa do livro: Porquê a avaliação da escola?

Porquê a avaliação da escola?

Autores: Pascoal Diogo Albuquerque

Alcançados progressos significativos, a nível mundial, relativamente a 1990, na redução da pobreza extrema, da subnutrição, da mortalidade infantil, da mortalidade materna, das novas infeções pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), do número de crianças fora da escola, da taxa de analfabetismo entre os jovens de 15 a 24 anos e da diferença nas taxas de matrícula entre meninas e meninos, entre outros indicadores, muito há ainda a fazer.
A preocupação com a avaliação da qualidade das escolas, nas suas múltiplas vertentes, certamente presente desde a afirmação da instituição escolar europeia, a partir do século XVIII, começou, no início do século XX, já no “novo mundo”, nos EUA, a adquirir sistematicidade.
Este livro aborda as políticas globais sobre a qualidade da escola e a avaliação da escola para a melhoria educacional, com destaque para a avaliação de escolas do ensino não superior em Portugal. Destina-se a investigadores, docentes e alunos do ensino superior, mas também é de fácil leitura pelo público em geral interessado na melhoria educacional.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7421-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7422-8
DOI: 10.24824/978652517421.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 370
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INTRODUÇÃO - 9

Tópico – Capítulo I
POLÍTICAS GLOBAIS SOBRE A QUALIDADE DA ESCOLA - 23

  1. A escola como organização - 24

  2. Movimentos das escolas - 34
    2.1. Eficácia das escolas - 37
    2.2. Melhoria das escolas - 75
    2.3. Eficácia e melhoria das escolas - 91

  3. Participação de Portugal em estudos internacionais - 114

Tópico – Capítulo II
AVALIAÇÃO DA ESCOLA PARA A MELHORIA EDUCACIONAL - 167

  1. Conceções de avaliação - 169

  2. Avaliação de escolas em Portugal: influências e percursos - 234

  3. Estudos sobre os efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior português - 260

REFERÊNCIAS - 295

Tópico – Anexos
Lista de anexos - 336

Tópico – Anexo I
CULTURAS PROFISSIONAIS E ORGANIZACIONAIS - 337

Tópico – Anexo II
PROGRAMAS E PROJETOS DE AVALIAÇÃO DE ESCOLAS EM PORTUGAL - 341

Tópico – Anexo III
ESCALA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA NO 1.º CICLO DE AEE (IGE, 2010b) - 347

Tópico – Anexo IV
ESCALA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA NO 2.º CICLO DE AEE (IGEC, 2011c) - 349

Tópico – Anexo V
ESCALA DE AVALIAÇÃO UTILIZADA NO 3.º CICLO DE AEE (IGEC, 2019c) - 351

LISTA DE SIGLAS E ACRÓNIMOS - 353
Tópico – Índice Remissivo - 359
Tópico – Sobre o Autor - 365
PUBLICAÇÕES DO AUTOR - 367

PASCOAL DIOGO ALBUQUERQUE

Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Possui Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional pela FPCEUC e Licenciatura em Ensino de Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro.