Capa do livro: Cotidiano escolar: <Br>Gestão, formação e práticas inclusivas - Vol.: 06

Cotidiano escolar:
Gestão, formação e práticas inclusivas - Vol.: 06

Autores: Jussara Cassiano Nascimento - Adrine Motley Santana - José Carlos Pistilli - Maria do Socorro de Araújo Alves (Orgs.)

O livro Cotidiano Escolar: Gestão, Formação e Práticas Inclusivas apresenta uma abordagem reflexiva e crítica sobre os desafios e possibilidades da educação na contemporaneidade. A obra reúne experiências e narrativas que evidenciam a importância de uma Gestão democrática e da formação continuada dos profissionais da educação e da implementação de práticas inclusivas que garantam o direito de aprendizagem para todos.
A escola, enquanto espaço de construção coletiva do conhecimento, enfrenta constantes desafios para atender às demandas de uma sociedade diversa e em transformação. Nesse contexto, os autores deste livro exploram caminhos para a efetivação de uma gestão participativa, o desenvolvimento profissional docente e a criação de estratégias pedagógicas acessíveis, considerando as particularidades dos diferentes sujeitos no ambiente escolar.
A inclusão educacional vai além do acesso à escola, exigindo práticas pedagógicas que respeitem as diferenças e promovam a equidade no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a obra apresenta reflexões sobre políticas públicas, metodologias inovadoras e experiências exitosas que demonstram como a educação pode se tornar um espaço verdadeiramente acolhedor e transformador.
Com uma abordagem teórica e prática, este livro contribui para o debate sobre a formação docente e a construção de ambientes educativos mais humanizados. Destina-se a educadores, gestores, pesquisadores e demais profissionais da área educacional que buscam aprofundar suas reflexões e práticas voltadas à inclusão e à qualidade da educação.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7578-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7579-9
DOI: 10.24824/978652517578.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO  NARRAR O PRESENTE BUSCANDO REFLETIR E AMPLIAR OS  MODOS DE ENRIQUECER AS PRÁTICAS INCLUSIVAS - 11
  •  DESAFIOS DA GESTÃO EM BUSCA DE UM ATENDIMENTO  ESPECIALIZADO E DE QUALIDADE PARA TODOS OS ESTUDANTES - 19
  •  O TRABALHO PEDAGÓGICO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL  ESPECIALIZADO: da gestão à docência - 31
  •  ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA  EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 41
  •  DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR: o papel  dos educadores em parceria com os pais na superação de barreiras  encontradas no processo de ensino - 53
  •  A CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO INDIVIDUALIZADOS  (PEIS): narrativas de uma prática pedagógica inclusiva nos anos iniciais - 63
  • INCLUSÃO ESCOLAR – UM ESTUDO DE CASO NA REDE  PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO - 75
  •  BONECOS RECICLADOS: desafi ando os alunos autistas na prática da  oralidade no ensino da Língua Inglesa - 83
  • TIPOS DE MORADIAS: a plasticidade artística e a adaptação de  atividade no ensino de Geografia - 93
  •  ASPECTOS LEGAIS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO  ENSINO DE BIOLOGIA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 105
  • O PAPEL DA SALA DE RECURSOS PARA A REGULAÇÃO  EMOCIONAL DE ALUNOS NEUROATÍPICOS EM RAZÃO DO  INCENTIVO À APRENDIZAGEM DENTRO DA EDUCAÇÃO  INCLUSIVA - 115
  • REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA  CONTEMPORANEIDADE: por uma prática mais inclusiva nos anos  iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) - 123
  • OS CONTRIBUTOS DA ARTE PARA INCLUSÃO NA ECE - 137
  •  TRABALHO COTIDIANO COM CRIANÇAS OUVINTES VISANDO  O APRENDIZADO NO ENSINO DE LIBRAS - 145
  • A EXPERIÊNCIA DE TER UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA  INTELECTUAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR - 155
  •  MATERIAL ADAPTADO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS  NEURODIVERGENTES: estratégias e impactos na educação inclusiva - 163
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA LÍNGUA INGLESA: desafi os na  acessibilidade para estudantes com defi ciência - 173
  •  TABELA DE COLUNA NUMÉRICA ZERO MAIS: um recurso inclusivo  para alunos com difi culdade de aprendizagem numérica nos anos iniciais  do Ensino Fundamental - 183
  •  APONTAMENTOS A PARTIR DAS NORMATIVAS QUE DÃO  SUPORTE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - 191
  • O TRABALHO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: atividades  desenvolvidas com um estudante da Escola Caminho das Estrelas - 199
  •  PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ASPECTOS  SOCIOEMOCIONAIS: o ensino da cultura espanhola com o fi lme  Encanto no Colégio Brigadeiro Newton Braga - 209
  •  A INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DA ASTRONOMIA:  apresentações na FACTEC - 221
  •  A REALIDADE DA INCLUSÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA: o que  relatam os professores e os mediadores? - 229
  •  A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS  À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM  TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - 243
  •  SOBRE OS AUTORES - 259
ADRINE MOTLEY SANTANA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará e graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Literatura e suas Interfaces pela Universidade do Estado do Pará, Mestre em Estudos Literários pela UFPA, Membro do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas da UEPA (CUMA) e Coordenadora Geral do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

ALESSANDRA TOSI BALTUILHE RIVERO

Formação em Pedagogia “Anos Iniciais, Ed. Especial e Deficiência mental” (UnB -Universidade de Brasília). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UnB - Universidade de Brasília).25 anos de atuação nas áreas. Assessora do MD (Ministério da Defesa) implantação do PJP (Projeto João do Pulo) dentro do PROFESP (Programa Forças no Esporte) em Florianópolis, Manaus, Recife e Fortaleza. Coordenadora para implementação do PROFESP V COMAR (Quinto Comando Aéreo Regional), em Canoas RS. Pós-graduanda em ABA, análise do comportamento aplicada IPOG (Instituto de pós-graduação & Graduação) Membro da SBP - Sociedade Brasileira de Psicologia.

ALEXANDRE RICARDO DO CARMO

Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (2003). Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Presidente Antonio Carlos (2007). Graduado em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea (1990-1993). Graduado em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2001). Chefe da Assessoria Jurídica da DIRAP (2013). Graduado em Filosofia (2025). Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR. Adjunto do Chefe da Divisão de Ensino (2023). Chefe da Divisão de Ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga (2024). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

ALLANA LIMA DE CASTRO

Graduanda da Faculdade de Letras -  Língua  Portuguesa,  Instituto  de  Letras e Comunicação, pela Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Voluntária Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Pará - CBMPA, atua como mediadora de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB.

AMINE DE OLIVEIRA SANTOS

Mestre em Linguística e Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Algumas de suas certificações internacionais incluem: CELTA, CELT-P e CPE, todos emitidos pela Universidade de Cambridge.

ANA PAULA BARROS LIMA

2ª Tenente Oficial da Força Aérea Brasileira, Graduada em Psicologia, Especialista em Psicologia da Educação, pós graduanda em Neuropsicologia e em Avaliação Psicológica. Psicóloga no Colégio Tenente Rêgo Barros.

ANNA CRISTINA MORAES DE AMORIM

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Ipiranga, Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Estratego, Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) e Especialista em Gestão e Docência no Ensino Básico e Superior pela Faculdade da Amazônia (FAAM) 2° Tenente da Aeronáutica e Professora do Ensino Fundamental I do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

ANNE LUIZZE LISBOA NEVES

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário do Pará (CESUPA), cursando, atualmente, o 6º semestre. Atuou como estagiária em psicologia escolar e foi mediadora escolar no Colégio Tenente Rêgo Barros.

ANTONIO FÁBIO MALCHER FIGUEIREDO

Graduado em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira, Especialista em Instrumentação para o ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense e em Educação Digital e Metodologias ativas pela Universidade Federal da Pará (UFPA); Mestrando em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia pela UFPA, Membro do Grupo de Estudos de Pesquisa Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) e Professor de Matemática do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

CAMILA DE CÁSSIA BARROS COSTA

Especialista em Psicopedagogia pelo IESF-MA. Especialista em Saúde Mental e atenção psicossocial pela LABORO-MA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Oficial da Força Aérea Brasileira. Professora dos Anos Iniciais da Escola Caminho das Estrelas, instituição de Ensino da FAB e chefe da SOED na referida instituição de ensino.

CELSO LUIS SOARES DOS SANTOS SOBRINHO

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Professor licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor EBTT de Química do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Coordenador de Química do CBNB. Coordenador do Projeto Historiando a Ciência no CBNB.

CLICIENE DOS SANTOS PEDROSA MOREIRA

Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Fernando Pessoa. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pela Faculdade Única e Análise do Comportamento Aplicado - ABA pela CBI Miami. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão e Pedagogia pela Faculdade Santa Fé - MA. Primeiro Tenente da Força Aérea Brasileira, Chefe da Divisão de Ensino da Escola Caminho das Estrelas, instituição de ensino da FAB.

DARLENE COÊLHO RODRIGUES

Mestra em Ciências da Educação pela Escola Superior de Educação João de Deus - FTED-DF; Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Laboro-MA; Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), Faculdade Metropolitana - SP. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas UnICESP (2010). Oficial da Força Aérea Brasileira vinculada a Escola Caminho das Estrelas, instituição de ensino da FAB.

DOMINGOS TEIXEIRA EIRAS

MBA em Gestão de Processos – UFF-RJ. Instrutor da Academia da Força Aérea. Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior. Chefe Subdivisão de Orientação Acompanhamento Pedagógico. Chefe da Divisão de Ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

EDIENE LOBO DE ALMEIDA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), Especialização em Políticas Públicas Educacionais: A escola e a cidade pela Universidade Federal da Pará (UFPA), Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Psicocopedagogia Clínico e Institucional pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Oficial da Força Aérea Brasileira e Professora do Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

ELAINE CRISTINA FERREIRA DE SANTANA ASSIS

Pós-graduanda em Tradução, interpretação e docência em LIBRAS pela Faculdade Uníntese, Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade PROMINAS. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Matenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Matenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Pedagoga formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente é Militar Pedagoga da Força Aérea Brasileira (FAB). Atuando como Coordenadora do Ensino Fundamental I, no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e saberes docentes.

ELISA CÂNCIO NONATO

Graduada em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa, Centro de Ciências Sociais e Educação, pela Universidade Estadual do Pará, Belém, Pará. Voluntária Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Pará - CBMPA, atua como mediadora de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio Tenente Rêgo Barros - CTRB.

FERNANDA TAVARES GIRARD

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialização em Gestão e Organização da Escola pela Anhanguera e Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

FRANCISCA SÂMIA XAVIER FORTUNATO

Graduada em Letras – Português e Língua Espanhola e Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Letramento e Processos Pedagógicos. Atualmente, é Oficial da Força Aérea Brasileira, onde atua como professora de Língua Espanhola no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Além disso, exerce funções estratégicas na instituição como Chefe da Subdivisão de Apoio ao Ensino, Adjunta da Subdivisão de Orientação e Acompanhamento Pedagógico e Coordenadora da disciplina de Espanhol.

GEOVANA CAMPOS LARANJEIRA DE OLIVEIRA SANTOS

Graduanda em Psicologia na Faculdade FACI WYDEN, cursando atualmente o 6° semestre. Atua na Seção de Apoio Multifuncional do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB) como Voluntária Civil e mediadora escolar com Foco na Educação Especial.

INOANI LIMA BEZERRA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências de Menceslau Braz (Facibra), atuou em 2024, como Professora do componente de Ciências nas turmas de 4º ano e 5º ano dos Anos Iniciais do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB.

JAGLAISSE SANTOS FIGUEIREDO

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY (EUA). Especialista em Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé - MA. Especializando-se em Neurociências Comportamento e Desenvolvimento Humano pelo Centro de Mediadores; Graduada em Pedagogia (UFMA). Chefe as STPA e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais na Escola Caminho das Estrelas, instituição de ensino da FAB.

JAQUELINE PATRÍCIA SOUSA PEREIRA

2º Tenente Oficial da Força Aérea Brasileira, Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Federal do Pará IFPA, Pós Graduada em Educação especial e inclusiva pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Atua na seção de Apoio Multifuncional do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), como Pedagoga e mediadora escolar.

JOELMA CARVALHO DA CONCEIÇÃO MOLINARO

Mestranda em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. MBA em Educação Corporativa. Especialista no Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Gestão de Projetos pelo PMI. Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá. Foi professora dos Anos Iniciais e Orientadora Pedagógica do Projeto Tirando Dúvidas e Sanando Dívidas para alunos com dificuldades na aprendizagem e baixa autoestima do CBNB.

JOSÉ CARLOS PISTILLI

Doutor em Planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela UNESA, Especialista em Didática do Ensino Superior pela SOMLEY/RJ, Especialista em Administração de Marketing pela SOMLEY/RJ, professor de Ciências e Matemática pela FEUC/RJ. Atualmente, sou regente de turmas do Ensino Fundamental e do Ensino médio, e coordeno Projetos Multidisciplinares, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicopedagoga. Orientadora e Supervisora Escolar. Pedagoga. Assessora Pedagógica da Divisão de Ensino. Adjunta do Chefe da Divisão de Ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD), que reúne professores das três Escolas Assistenciais da FAB.

KARLA CRISTINA DE SOUZA SANTOS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO (2017), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância/UFF (2012), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UCAM/2020). Graduada em Pedagogia (Habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional) pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

KÉSIA COSENDEY SINDRA MESCOLIN DOS SANTOS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa “Ética, Inclusão e Interculturalidade”. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva.Psicopedagoga Clínica e Institucional. Professora do Atendimento Educacional Especializado.

LUIZ OTÁVIO EBENDINGER MARTINS

Diretor Geral do CBNB de 1998 até fevereiro de 2016. Professor de Biologia do CBNB desde 1979. Diretor Administrativo do CBNB de 1996 até 1998. Aposentado desde maio de 2024. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

MACKSON DA SILVA REIS

Especialista em Ciência da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Maranhense (FAMA). Oficial da Força Aérea Brasileira. Professor dos Anos Iniciais na Escola Caminho das Estrelas (ECE), instituição de ensino assistencial da FAB. Chefe da Inspetoria de Ensino (CIAD) da referida instituição de ensino.

MANOEL MARCOS COSTA

Mestre em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2008). Licenciado e Bacharel  pela FAHUPE II (1990) e Tecnólogo em Química (UNIGRANRIO/2001). Especialização em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2005) e Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Marketing Educacional (UCAM/2003) e Psicopedagogia Institucional (UCAM/2014). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO

Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação e Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Gestão e Supervisão escolar pela Faculdade do Maranhão (FACAM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora EBTT - Ensino Básico Técnico Tecnológico na Escola Caminho das Estrelas.

MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO ALVES

Mestra em ARTES pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Arteterapia na Educação e Saúde, pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-RJ. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA. Professora de Arte EBTT - Ensino Básico Técnico Tecnológico na Escola Caminho das Estrelas. Coordenadora dos Anos Finais da mesma escola. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

MARIA JULIA NUNES

Mestranda em Meio Ambiente pelo Centro Educacional Unificado do Maranhão (CEUMA). Especialista em Gestão Educacional – Faculdade Integrada Potencial – SP. Psicopedagoga – Universidade Cândido Mendes – RJ. Pedagogia – Universidade Estadual do Maranhão. Professora EBTT - Ensino Básico Técnico e Tecnológico na Escola Caminho das Estrelas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental- GPEA.

MÁRIO ANICETO CORRÊA

Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Estácio de Sá. Licenciado em Matemática pela UNISUAM. Curso de Extensão em Educação Inclusiva pela UERJ. Especialista em Artes Cênica pelo CETEP/ Quintino. Mediador Escolar pela Faculdade Sul Mineira. Curso de Recursos Educacionais Acessíveis para o Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática para Estudantes com Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant.

MICHELLE LOPES LOURO KOHLER

Pós-graduada em Psicopedagogia, pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduada em Direito, Pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduada em Letras (Língua portuguesa e Literatura brasileira), pela UNISUAM (Universidade Augusto Motta). Curso de especialização em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso de TDAH - Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade, através da UFMT Curso de Neuroeducação, pela FAIPE/MT.

MONIQUE FERREIRA GUEDES THOMÉ

Graduada em Pedagogia. Ensino Fundamental e Séries Iniciais pela Universidade Estácio de Sá e especialista em Psicopedagogia pela UCAM. Possui ampla experiência na área educacional, tendo atuado como professora regente nos segmentos de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, de 2000 a 2019. Atualmente, é Oficial da FAB onde já desempenhou funções estratégicas como Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e Adjunta da Subdivisão Técnica de Planejamento e Avaliação (2022-2024). Atualmente, exerce a função de Pedagoga na Divisão de Ensino, sendo Chefe da Subdivisão de Planejamento e Avaliação (STPA). Integra o Grupo de Trabalho Multidisciplinar da BNCC no CBNB.

NATÁLIA DE FÁTIMA DOURADO LIMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNINTER; Pós- graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e a DI pelo CBI of Miami. Atua na Seção de Apoio Multifuncional do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

NATHÁLIA ARAÚJO MELLO

Especialista em Educação Especial Inclusiva, pedagoga e coordenadora da Educação Especial no Colégio Brigadeiro Newton Braga e Professora do Atendimento Educacional Especializado. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio. Atualmente, é pesquisadora e estudiosa da área da Educação de Surdos e da Língua Brasileira de Sinais.

NORMA CLARA DA SILVA MAGALHÃES

Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), cursando atualmente o 8º Semestre, exerceu como mediadora escolar e estagiária em psicologia no Colégio Tenente Rêgo Barros. Trabalha atualmente na Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros.

PRISCILA FERREIRA DE ARAÚJO GONZAGA

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Estácio de Sá. Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade São Luís. Licenciatura plena em Pedagogia na Universidade Estácio de Sá. Docente dos Anos Iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

RAQUEL NERY MONTEIRO

Graduada em Psicologia, pela Universidade UNIESAMAZ – Centro Universitário da Amazônia, Belém, Pará. Pós-graduação em Neuropsicologia, pela Wyden instituição de ensino superior. Pós- graduação em Avaliações Psicológica pela Dalmas. Atua como psicóloga educacional e mediadora dos alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio Tenente Rêgo Barros - CTRB.

RITA DE CASSIA AMADEU MOURA

Graduanda na Universidade Estácio de Sá. Suboficial da Força Aérea Brasileira. Integrante da primeira turma feminina da FAB. Possui Cursos de Gestão e Inspetor de alunos pelo CBNB, Mediador Escolar pela FASUL e Acessibilidade para deficientes visuais pelo Instituto Benjamin Constant. Atualmente ocupa o cargo de Secretária da Direção Geral e da Divisão de Ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

ROUSIANE DAMASCENO EVANGELISTA

Mestra em Meio Ambiente pela Universidade CEUMA-UNICEUMA. Especialista em Gestão Educacional Integradora, pela Faculdade Atenas Maranhense-FAMA. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Atenas Maranhense-FAMA. Professora do Magistério EBTT - Ensino Básico Técnico Tecnológico na Escola Caminho das Estrelas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) e do Grupo de Pesquisa da Transdisciplinaridade: Educação política em Saúde e Meio Ambiente (GTEPSMA).

SARA CRISTINA SANTOS PINHEIRO OLIVEIRA

Psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes, Pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como professora dos Anos Finais e Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Educação Clélia Nanci e no Colégio Estadual Armando Gonçalves, na cidade de São Gonçalo, bem como dos Anos Iniciais e Educação Infantil na cidade de Niterói. Atualmente é docente do Colégio Brigadeiro Newton Braga e participante/pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

SUZANA DO NASCIMENTO SANTOS

Professora EBTT de Língua Inglesa no Colégio Brigadeiro Newton Braga, professora PI de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro - Escola Municipal Francis Hime e mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II.

SUZANÍ PEREIRA GUERREIRO

Bacharel e licenciada em Artes Visuais pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especializada em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão pela Escola Superior da Amazônia, Oficial da Força Aérea Brasileira e Professora no Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

TAYENE MENDONÇA SANTOS

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRJ, Mestre em Memória Social pela UNIRIO e Licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ. Atua como professora de Língua Inglesa e como Coordenadora de Disciplina no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

TEILIANE RODRIGUES CARNEIRO

Doutora em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Ciências Biológicas, Licenciada e Bacharel, pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Colégio Brigadeiro Newton Braga, Força Aérea Brasileira, desde 2018.

YASMINI TUANY ABDON PINTO

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciência do Alto Parnaíba, Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela UNINTER e Pedagoga/mediadora da Equipe Multidisciplinar do Colégio Tenente Rego Barros – CTRB.

ZULMIRA MARIA MARQUES DE PINHO

Mestranda em Desenvolvimento Local pela UNISUAM-RJ. Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela ENSP/FIOCRUZ. Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da UFRJ. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Néri da UFRJ. Professora EBTT no Colégio Brigadeiro Newton Braga do Comando da Aeronáutica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).