Capa do livro: Currículo por competências na educação superior: <BR>Da teoria à prática

Currículo por competências na educação superior:
Da teoria à prática

Autores: Rosane de Mello Santo Nicola - Lisandra Ferreira de Lima - Luís Maurício Resende - Neuci Schotten

Embora o termo competência esteja cada vez mais presente nos currículos, ainda há uma grande dificuldade em conseguir transpô-las e efetivá-las na formação superior. Quando se trata de formações de longo prazo, como os cursos de graduação, esse desafio se mostra ainda mais complexo. Este livro se debruça sobre essa temática, o da formação por competências, não só trazendo uma reflexão teórica sobre o tema, mas oferecendo uma proposta de construção curricular a partir do perfil do egresso. Os autores, duas doutoras em educação e dois doutores em engenharia, trazem esses dois mundos para essa arena de debates, reunindo suas experiências para oferecer uma construção teórico-reflexiva sobre o tema, mas também propondo um método, que, passo a passo, permite construir um currículo coerente, pautado no desenvolvimento do estudante e em sua trajetória rumo ao perfil do egresso.

Impresso
de R$ 114,90 por
R$ 88,40
Digital
de R$ 114,90 por
R$ 80,43

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6631-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6629-2
DOI: 10.24824/978652516631.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

 

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO INSTITUCIONAL RUMO À INOVAÇÃO CURRICULAR - 17
  • CURRÍCULO NUMA ABORDAGEM POR COMPETÊNCIAS - 43
  • A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROGRAMA DE CURSO NUMA ABORDAGEM POR COMPETÊNCIAS - 83
  • A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR COMPETÊNCIAS A PARTIR DO PERFIL DO EGRESSO - 87
  • A ESCRITA DAS COMPETÊNCIAS DO CURSO - 103
  • PERCURSO DE APRENDIZAGEM - 135
  • ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM - 143
  • CONHECIMENTOS ESTRUTURANTES - 155
  • DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS NAS COMPETÊNCIAS E NOS ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA - 169
  • INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO - 197
  • VISÃO SISTÊMICA DO PROJETO, REFLEXÕES FINAIS E PERSPECTIVAS - 203
  • REFERÊNCIAS - 207
  • ÍNDICE REMISSIVO - 221
  • SOBRE OS AUTORES - 225

 

ROSANE DE MELLO SANTO NICOLA

Doutora e Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras presencial da PUCPR. Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências, assessorando instituições públicas e privadas. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

LISANDRA FERREIRA DE LIMA

É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2009. Graduada em Engenharia Química, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na mesma área pela Universidade Estadual de Maringá. A partir de 2003, atuou como docente na UEM, no CEFET-GO e na UFS. Na UTFPR, presidiu a comissão responsável pela criação e implantação do curso de Engenharia Química do campus Londrina (2012-2015) e liderou a reestruturação do curso por competências (2019-2022). Desde 2021, dedica-se à formação continuada docente em metodologias de aprendizagem ativa e na construção de planos de ensino sustentados na teoria do alinhamento construtivo, apoiando o Núcleo de Educação do campus. Em 2025, passou a assessorar as engenharias na Pró-reitoria de graduação.

LUÍS MAURÍCIO RESENDE

Engenheiro mecânico (UDESC), doutor em engenharia mecânica (UFSC), com estágio pós-doutoral realizado no Centro Maurice Halbwach (Paris), realizando estudo comparativo do ensino de engenharia na França e no Brasil. Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT), onde coordena o grupo de pesquisa em Educação em Engenharia. Participou do comitê do INEP para o ENADE (2005, 2008 e 2011) na área das engenharias. Foi Pró-Reitor de Graduação da UTFPR de 2016 a 2020. Desde 2023 é editor-chefe da Revista de Ensino de Engenharia (ABENGE).

NEUCI SHOTTEN

É doutora e mestre em Educação, com especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional, e graduada em Pedagogia. Foi pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (2008-2022), sendo Gestora no Departamento de Educação – DEPEDUC/PROGRAD/REITORIA. Atuou na Coordenação e Orientação Pedagógica da Educação Básica. Realiza assessoria pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior.  Docente em Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em formação de professores. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores (RIPEFOR), pesquisando sobre formação inicial e continuada de Professores da Educação básica e do ensino Superior.