Capa do livro: TRILHAS PEDAGÓGICAS

TRILHAS PEDAGÓGICAS

Autores: Verônica Maria de Araújo Pontes
Luzia Guacira dos Santos Silva
Maria Carmem Silva Batista

Num mundo cada vez mais ameaçado por perversos reducionismos, ou pela perda do sentido de totalidade orgânica e diferençada, que gera o “homem unidimensional”, ninguém mais que o professor deve procurar preservar os horizontes múltiplos e abertos essenciais à prática pedagógica.

Sendo assim, o livro Trilhas Pedagógicas insere-se nesse contexto atual em que diversas formas de atuação e experiências educativas se entrelaçam e dialogam na perspectiva de melhorias na forma de pensar e atuar nos espaços escolares e não escolares.

As trilhas são diversas e fundamentadas, cada uma explorando o seu universo sem perder de vista os seus objetivos. Não damos fórmulas, nem modelos para seguir, mas práticas reflexivas que deram certo e que podem ser adaptadas à realidade de cada sujeito/leitor. Podemos então inventar, criar e produzir novamente sem perder de vista o que queremos em cada um desses espaços e dos sujeitos participantes/envolvidos nesses respectivos espaços co-orientados por nós, educadores e/ou interessados.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-771-4
DOI: 10.24824/978858042771.4
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRILHAS PEDAGÓGICAS

Fernando Azevedo

É Professor Associado com Agregação no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho e do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Integra a Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

 

Verônica Maria de Araújo Pontes

Professora Adj. IV e Chefe do Departamento de Educação da UERN. Douto­ra em Estudos da Criança pela Universidade do Minho/ Portugal revalidado pela UNICAMP. Consultora Ad hoc da Revista Agália, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Linha Mestra e da Revista Psicologia em Estudo. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagens, Avaliadora do INEP/MEC. Atual­mente docente do Programa de Pós-Graduação em Letras / CAMEAM-UERN e do PROFLETRAS, e coordenadora do Projeto Pontos de CTI-EB financiado pela FAPERN/CAPES/CNPq.

 

Maria Carmem Silva Batista

Graduada em Pedagogia e Letras, com Especialização em Educação, pela UERN, atualmente contratada pelo Departamento de Educação da UERN. Trabalha como Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino e atua em um projeto de ressocialização pelo Estado do RN. Membro Integrante do Grupo de Pesquisas em Educação e Linguagens realizando atividades de pesquisa no Projeto Biblioteca Escolar.

 

Manoel Fábio Rodrigues

Professor do Departamento de Educação/FE da Universidade do Estado do RN, Chefe do DAE/ UERN. Especialista em Educação a Distância pela UFRN. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Havana (UH/Cuba). Atualmente Diretor do Departamento de Assistência ao Educando.

 

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

 

Professora Adj. II do Departamento de Educação/FE da Universidade do Estado do RN, Tutora do PET/ PEDAGOGIA-UERN. Doutora em Educação pela UFRN.

 

Luzia Guacira dos Santos Silva

 

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora adjunta do Centro de Educa­ção - UFRN, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRN e membro da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais - UFRN.

 

Marlúcia Barros Lopes Cabral

 

Doutorada em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Membro dos grupos de pesquisa PRADILE – UERN e Práticas Pedagógicas e Cur­rículo – UFRN.

Ana Soares

É docente da Escola Básica e Secundária de Vizela-Infias (Portugal). Mestra em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica em Ensino do Português.

 

Ângela Balça

Doutorada em Ciências da Educação, Universidade de Évora, Portugal. Em 2010, foi Professora Visitante na UNESP, Brasil. Coordenadora em Portugal da Rede Internacional de Universidades Leitoras.

 

Francisca Glaudionora da Silveira

Professora Adj. IV do Departamento de Educação/FE da Universidade do Es­tado do RN, Chefe de Gabinete do Reitor/ UERN. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UERN) e Gestão Universitária (UFRN). Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Havana (UH/Cuba).

Helena Perpetua de Aguiar Ferreira

Professora do Departamento de Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado Assú e mestranda no programa de pós-graduação em Educação – POSEDUC /UERN.

 

Naligia Maria Bezzera Lopes

Professora do Departamento de Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN/CAWSL e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN/POSEDUC.

 

Kelânia Freire Martins Mesquita

Professora Assistente IV do Departamento de Química da UERN. Atualmente Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da UERN.

 

Francisca Natália da Silva

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tutora Discente do PET Pedagogia/UERN.

 

Glêdcy Maria de Sales Lima

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tutora Discente do PET Pedagogia/UERN.

 

Jésyka Macedo Guedes

Aluna do Curso de Química da FANAT/Universidade do Estado do Rio Gran­de do Norte. Bolsista de iniciação científica do CNPq do Projeto Biblioteca Escolar coordenado pela Professora Verônica Pontes.

 

Flávia Ferreira de Paula

Atualmente é doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecno­logia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP – Presidente Prudente). Possui graduação em Letras (2008) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Mestrado em Letras (2010) pela mesma instituição.

 

Renata Junqueira de Souza

Atualmente é professora assistente doutor da FCT/UNESP. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mes­trado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012).

 

Odilon Helou Fleury Curado

Atualmente exerce a função de professor assistente doutor na UNESP/Assis. Possui Graduação em Letras (1985) pela Universidade Católica de Goiás; mestrado (1993) e doutorado (1997) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Assis).

 

Clara Camila Moreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012).

 

Elza Helena da Silva Costa Barbosa

Professora Adj. IV do Departamento de Educação/FE/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação Inclusiva.

 

Luzia Ferreira Pereira Enéas

Professora do Departamento de Educação/FE/UERN. Mestra em Ciências So­ciais. Doutoranda em Educação pela Universidade do Minho/Portugal