Capa do livro: “Serestar” professor: <br>Algumas sugestões essenciais para ensinar de maneira eficaz e responsável

“Serestar” professor:
Algumas sugestões essenciais para ensinar de maneira eficaz e responsável

Autores: Yves Félix Montagne

Com base na premissa de que ensinamos tanto (com) o que somos quanto com o que sabemos, este livro se propõe a analisar o que torna um professor tanto quanto o que ele faz ao transmitir conhecimento aos alunos que lhe foram confiados. Essa dualidade exige que entendamos que, para garantir o sucesso de todos os alunos, precisamos tanto ser professor como estar professor. Nessa dupla postura, para agir de forma ética e responsável em sala de aula, o professor deve primeiro fazer um esforço para tomar consciência de suas características íntimas (personalidade, relação com o conhecimento, origem social, gênero, subjetividade, estilo de ensino) e medir os efeitos disso na transmissão do conhecimento. Em seguida, o professor deve, então, pensar e personificar as atividades de ensino que serão realizadas em sala de aula e apresentadas nos diferentes capítulos (preparação de aulas, organizar a sala, falar e escutar, fazer a regulação, diferenciar, avaliar), especialmente identificando critérios de realização (conselhos sobre como realizar essas atividades) e critérios de sucesso (indicadores para avaliar o sucesso dessas atividades). Todos os pontos apresentados nestas páginas são ilustrados da forma mais concreta e utilizável possível e são baseados em 16 anos de experiência de trabalho no ensino médio e 18 anos de experiência como treinador de professores na faculdade de educação. A escolha de um livro escrito em dois idiomas, francês e português, testemunho da natureza intercultural da postura de docente e da necessidade e possibilidade, no Brasil como na França, de pensar e incorporar a missão de professor de uma maneira diferente.

Fort du postulat que l’on enseigne autant (avec) ce qu’on est qu’avec ce qu’on sait, cet ouvrage se propose d’analyser ce QUI fait un enseignant autant ce QUE fait un professeur quand il transmet des savoirs aux élèves qui lui sont confiés. Cette dualité demande de comprendre que pour permettre la réussite de chaque élève il faut autant être un professeur que faire le  professeur, Dans cette double posture, pour agir de façon éthique et responsable en classe, celui qui enseigne doit d’abord s’efforcer de prendre conscience de ses caractéristiques intimes (personnalité, rapport au savoir, origines sociales, genre, subjectivité, style professoral) et d’en mesurer les effets sur la transmission scolaire. Il se doit ensuite de penser et incarner les actes professoraux qui vont être mis en œuvre en classe et présentés dans les différents chapitres (préparer ses leçons, fonder la classe, parler et écouter, réguler, différencier, évaluer) notamment en identifiant des critères de réalisation (conseils à suivre pour mener ces actes à bien) et de critères de réussite (indicateurs permettant d’évaluer la réussite de ces actes).  Tous les éléments avancés dans ces pages sont illustrés de façon la plus concrète et utilisable possible et se fondent de 16 années d’expérience d’enseignement dans le second degré et de 18 années d’expérience de formateur d’enseignant. Le choix d’un livre bi langue, français/portugais, pour témoigner de l’interculturalité de la posture professorale et de la nécessité et de la possibilité, au Brésil comme en France, de penser et d’incarner autrement la mission d’enseignant.

Impresso
de R$ 88,76 por
R$ 68,27
Digital
de R$ 88,76 por
R$ 62,13

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7710-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7709-0
DOI: 10.24824/978652517710.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

 

  • Introdução – 11

  • Tópico Capítulo 1 – Ensinar com ética e responsabilidade – 17

  • Tópico Capítulo 2 – Tomar consciência de si mesmo – 29

  • Tópico Capítulo 3 – Ensinar com competências – 53

  • Tópico Capítulo 4 – Falar na sala de aula – 59

  • Tópico Capítulo 5 – Diferenciar o ensino – 87

  • Tópico Capítulo 6 – Avaliar os alunos (e a si mesmo) – 95

  • Conclusão – 109

  • Glossário de neologismos – 113

  • Glossário das noções – 115

  • Tópico Índice Remissivo – 119

 

YVES FÉLIX MONTAGNE

Professor orientador sênior em ciências da educação e da formação na universiadede de Franche Comté. Depois de ensinar educação física por 16 anos em escolas secundárias, ele se envolveu na formação de professores (da pré-escola à universidade) desde 2006. Primeiro no IUFM em Paris, depois no INSPE em Besançon, e na Faculdade de Educação em Brasília, ele está empenhado em identificar e transmitir os elementos pedagógicos, didáticos e psicológicos que contribuem para a eficácia e a responsabilidade educacional. Sua pesquisa clínica, inspirada na psicanálise e nas ciências da linguagem, levou-o a analisar os aspectos sutis da transmissão entre um professor e seus alunos, bem como entre um professor em formação e seu tutor.

YVES FÉLIX MONTAGNE

Maître de Conférences Habilité à Diriger les recherches en sciences de l’éducation et de la formation à ‘l'Université de Franche Comté. Après avoir enseigné l’Education Physique et Sportive durant 16 ans en lycée en tant que professeur agrégé, il contribue depuis 2006 à la formation des enseignants (de la maternelle à l’université). D’abord à l’IUFM de Paris puis à l’INSPE Besançon, et à la faculté d’éducation de Brasilia, il s’attache à identifier et transmettre les éléments pédagogiques, didactiques et psychologiques qui contribuent à l’efficacité et à la responsabilité éducatives.  Ses travaux de recherche clinique, inspirés par la psychanalyse et les sciences du langage, le conduisent à analyser les tenants subtils de la transmission entre professeur et élèves, mais aussi entre professeur stagiaire et tuteur.