Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7475-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7472-3
DOI: 10.24824/978652517475.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- CAPÍTULO I O LABORATÓRIO ESTÉTICO DE ATENÇÃO EM PROCESSO - 15
- CAPÍTULO II A CHEGANÇA - 33
- CAPÍTULO III PARTILHA PROSA-POÉTICA: experimentação de atenção conjunta - 37
- CAPÍTULO IV A IMAGEM DO ENCONTRO: atenção e imaginação - 53
- CAPÍTULO V CORPO SONORO: movimentos da atenção em cinco atos - 69
- CAPÍTULO VI DEAMBULAR CONJUNTO: um convite à distração - 81
- CAPÍTULO VII A EXPERIÊNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ - 95
- CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES ATENCIONAIS DE ESCUTA - 103
- CAPÍTULO IX ESCUTA TÁTIL: da pequena dança à outragem - 115
- CAPÍTULO X O OUTRO ESTÁ PRESENTE: cultivo e partilha da atenção sustentada - 129
- PARA CONTINUAR - 143
- ÍNDICE REMISSIVO - 169
- SOBRE OS AUTORES - 173
ANDRÉ MIRANDA
Doutorando em Psicologia (PPGP/UFRJ) e mestre em Psicologia (PPGP/UFF) com a dissertação “Experiência e criação na produção de conhecimento: relatos, narrativas e breves histórias – diálogos com uma cognição em ato”. Atualmente atua como psicólogo escolar no segmento do ensino médio, na cidade do Rio de Janeiro. Pesquisa a articulação entre produção de conhecimento e produção de cuidado no âmbito escolar e educacional.
ISRAEL TEBET
Doutorando em Psicologia (PPGP/UFRJ). Mestre em Psicologia (PPGP/UFRJ) com a dissertação “Atenção: um conceito em disputa” (2023 – Bolsa CAPES). Possui experiência como professor universitário no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa “Cognição e Coletivos” (NUCC/UFRJ). Sua pesquisa se concentra na articulação entre os estudos da atenção, da informação e da subjetividade.
LUCIANA CALIMAN
Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, Portugal e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES (PPGPSI). Tem se dedicado à pesquisa da atenção e dos processos de medicalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e à experimentação da Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação – GAM, no Brasil. Seus estudos são orientados por uma perspectiva ecológica da atenção e pela prática de pesquisa cartográfica. Publicou A atenção na cognição inventiva: entre o cuidado e o controle (Kastrup; Caliman, Ed. FI, 2023) e diversos capítulos de livros e artigos em revistas especializadas. Organizou L’Attention Medicamentée – La Ritaline A L’Ecole (Caliman, Citton e Prado Martin, Ed. Presses Universitaires de Rennes, 2023) e A estrate?gia da Gesta?o Auto?noma da Medicac?a?o (GAM): Experimentac?a?o com crianc?as, familiares e trabalhadoras(es) (Caliman; César, 2023, Edufes). Atualmente, reside em Lisboa, Portugal, e integra os projetos Casa Acolhe, da Casa do Brasil de Lisboa e o Consultas sem Paredes, do coletivo Manicômio.
MANOELA LAGE
Doutora em Psicologia (PPGP/UFRJ), com a tese “Ecologias do Grupalizar: Micropolíticas da Atenção Conjunta” (2021 – Bolsa CAPES/PDSE). Mestre em Psicologia Social (PPGPS/UERJ). Professora universitária, tendo ministrado aulas como professora substituta na UFRJ, na UFF e na UERJ. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC/UFRJ). Atua no campo da educação, psicologia escolar e de comunidades, com prática de trabalho com dispositivos grupais.
MANUELA ROMERO
Doutora em Psicologia (PPGP/UFRJ) com a tese (2021 – Bolsa CAPES/PDSE), com a tese “Cartografias das danças entre nós: uma ecologia da atenção conjunta e da sintonização afetiva” (2021 – CAPES/PDSE). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e em Psicologia, Ambiente e Ameaças Sociais pela Université Paris V. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa “Cognição e Coletivos” (NUCC/UFRJ). Atua como psicóloga clínica e sua pesquisa se dedica à investigação das relações entre atenção, corporeidade, atenção conjunta, diálogo tônico-emocional e sintonia afetiva no contexto das interações precoces e de práticas de improvisação conjunta.
MARIANA AVILLEZ
Doutoranda em Psicologia (PPGP/UFRJ). Mestra em Psicologia (PPGP/UFRJ) com a dissertação “Ressurgências e regimes atencionais no Maracatu de Baque Virado” (2022). Psicóloga (PUC-Rio, 2018) e Bacharel em Artes (EBA/UFRJ, 2012). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC/UFRJ). Atua como psicóloga clínica no consultório particular, com experiência também no atendimento a populações afetadas pela violência policial e de Estado. É vinculada a práticas percussivas afro-brasileiras, em especial ao toque do maracatu de baque virado onde é batuqueira desde 2003. Desenvolve sua prática artística com materialidades diversas e dedica-se atualmente à investigação da noção de escuta em processos clínicos e artísticos.
MARIANA SEGER
Fonoaudióloga, doutoranda em Psicologia (PPGP/UFRJ). Mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), com a dissertação “Voz em trânsito: gênero e Fonoaudiologia na ‘readequação’ vocal de pessoas trans” (2018). Atualmente, atende em consultório particular pacientes com alterações de fluência de fala, dificuldades na linguagem e aprimoramento de oratória. Exerce, amadora e apaixonadamente, práticas artísticas ligadas à musica e à dança. Aposta na experimentação corporal como um dispositivo potencializador das possibilidades e habilidades corpo-linguísticas – na clínica e na vida.
VIRGINIA KASTRUP
Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte, a deficiência visual e o método da cartografia. Publicou A invenção de si e do mundo (Papirus, 1999; Autêntica, 2007), Políticas da cognição (Kastrup; Tedesco; Passos; Sulina, 2008), Histórias de cegueiras (Kastrup; Pozzana, CRV, 2016), Cegueira e invenção (CRV, 2018) e A atenção na cognição inventiva: entre o cuidado e o controle (Kastrup; Caliman, Ed. FI, 2023). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia v. 1 (Passos; Kastrup; Escóssia; Sulina, 2009) e Pistas do Método da Cartografia v. 2 (Passos; Kastrup; Tedesco; Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes; Kastrup; Nau, 2010) e Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação (Kastrup; Machado, CRV, 2016). Publicou também diversos artigos em revistas especializadas.