Capa do livro: História pública, direitos humanos e diversidade: <BR>Práticas e experiências

História pública, direitos humanos e diversidade:
Práticas e experiências

Autores: Claudia Priori - Iracélli da Cruz Alves (Orgs.)

O livro reúne um conjunto de capítulos escritos por pesquisadoras e pesquisadores da História, que atuam em diferentes regiões do Brasil. Em diálogo com profissionais de outras áreas, os autores e autoras desenvolvem reflexões no âmbito da produção da história pública e da divulgação histórica para com e entre diversos públicos e espaços ampliados. Os capítulos nos trazem uma diversidade de sujeitos(as), de práticas sociais do mundo contemporâneo e de experiências que compartilham autoridade e produzem conhecimento histórico numa ação colaborativa. Suas reflexões transitam entre os debates de gênero, raça e suas interseccionalidades, assim como entre memórias e trajetórias de grupos sociais e de povos historicamente silenciados. Trazem ainda, discussões sobre direitos humanos e diversidade. Em síntese, é um livro que visa contribuir para a ampliação e divulgação de conhecimento histórico, impulsionando os debates sobre os novos espaços de atuação de profissionais de História e sobre as diferentes possibilidades de produção de narrativa histórica para além do espaço acadêmico.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7403-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7404-4
DOI: 10.24824/978652517403.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • “CRÔNICAS DE MÃE” OU COMO CONSTRUIR UMA “MÃE FEMINISTA”: relato de uma autoexperiência através da escrita nas redes sociais - 15
  • REFLEXÕES SOBRE A EQUIDADE DE GÊNERO E O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE DIFUSÃO NA HISTÓRIA PÚBLICA - 35
  • O ENSINO E A HISTÓRIA PÚBLICA NO EXERCÍCIO DO (RE)CONHECER: o silenciamento das mulheres no grito do processo da Independência do Brasil - 55
  • HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TEMAS SENSÍVEIS: a aproximação com os públicos - 81
  • “NOSSAS HISTÓRIAS” CONTADAS POR NÓS: Rede HN, história pública e antirracismo - 97
  • OS TARAIRIÚ E A CONQUISTA DO SERTÃO COLONIAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INDÍGENA - 115
  • ATLAS DO OBSERVATÓRIO QUILOMBOLA: notas sobre a experiência da construção de um portal de divulgação científica (2013-2022) - 139
  • ARTES VISUAIS E HISTÓRIA PÚBLICA – SELEÇÕES, OCULTAMENTOS E REPRESENTAÇÕES OU “THE OUTRAGEOUS NEGLECT OF AFRICAN FIGURES IN ART HISTORY” - 157
  • DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA PÚBLICA: promover a dignidade humana no ensino e na pesquisa em história - 179
  • ÍNDICE REMISSIVO - 203
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS, AUTORAS E OS AUTORES - 207
ORGANIZADORAS

CLAUDIA PRIORI

Doutora em História (UFPR-2012). Professora Associada na Universidade Estadual do Paraná – Unespar/Campus de Curitiba II. Leciona e orienta em cursos de graduação e de pós-graduação (stricto sensu). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic/CNPq).

IRACÉLLI DA CRUZ ALVES

Doutora em História (UFF-2020). Suas pesquisas giram em torno da história do Brasil República, com ênfase nas discussões sobre política, gênero, sexualidade e relações raciais. Entre 2022 e 2025, realizou estágio de pós-doutorado na UFMA com financiamento da Fapema/Capes. É professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e tem experiência nos debates sobre política de ações afirmativas e bancas de heteroidentificação.

AUTORAS E OS AUTORES

ALCIONE APARECIDA SILVA

Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação/ Mestrado em História Pública – PPGHP, da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. É professora da Educação Básica na rede pública do Município de Ribeirão do Pinhal-PR.

ANA CAROLINA EIRAS COELHO SOARES

Professora Efetiva do PPGH/UFG e Professora Associada da Faculdade de História da UFG. Doutora em História (UERJ). Realizou pós-doc em Antropologia no PPGAS/UNB (2015-2017) e em História na UFES (2020-2022). Atualmente é Diretora de “Mulheres e Diversidades” dentro da Secretaria de Inclusão da Reitoria da UFG e coordena os grupos: GEPEG-FH/UFG-CNPq; GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais/UFG-CNPq. Premiada em 2021 com a Cátedra Estudos Brasileiros/Estudos de Gênero pelo programa internacional Fulbright em UMass/Amherst, é colunista das Crônicas de Mãe – Revista Cláudia On-line. Feminista, Mãe, Poeta, Escritora, Dançarina de dança árabe, Miss e Plantadora de Árvores. Esteve de licença maternidade em 2011 e em 2017/2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre a imprensa, literatura, feminismos e sexualidades, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, gênero, mulheres, violência, literatura, sexualidades, século XIX e XX, José de Alencar e Brasil.

ANA MARIA RUFINO GILLIES

Professora Associada no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II e também no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Campus de Irati. Pesquisa temas relacionados ao século XIX e suas repercussões na contemporaneidade, como as relações entre escravidão e imigração; presença britânica (imigrantes e negócios no Paraná e outras regiões do Brasil); História Cultural (cotidiano, sociabilidades e seus espaços, práticas culturais). Recentemente ingressou nos estudos sobre História Pública, em associação à história das artes visuais, com foco atual na representação e no protagonismo de negros e negras na história e nas artes visuais. Trabalha conceitos de representação, identidade, alteridade, memória, escrita de si/estudos autobiográficos (diários, memórias); teorias de processo civilizatório e estabelecidos-outsiders; história de mulheres; relações entre história e arte.

BETHÂNIA SANTOS PEREIRA

Doutoranda em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em História Social (2020) e graduada em História pela mesma universidade (2013). Membro da Rede de Historiadorxs Negrxs e parte da equipe editorial da coluna Nossas Histórias.

DANIELA PAIVA YABETA DE MORAES

Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Erechim). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2014). Integra o Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) do Departamento de História da UFF. Tem experiência na área de História do Brasil Colônia, História do Brasil Império e História da África, atuando nos seguintes temas: escravidão, pós-abolição, tráfico de africanos, relações raciais e movimentos sociais. Desde 2005, pesquisa processos de certificação, titulação e educação em comunidades remanescentes de quilombo. Atualmente trabalha em parceria com KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, na atualização do Atlas Quilombola, um portal de divulgação científica sobre remanescente de quilombos.

EULÁLIA MARIA A. DE MORAES

Professora do Curso de História da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP), da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão.

KALINA VANDERLEI PAIVA DA SILVA

Professora Associada na Universidade de Pernambuco (UPE), onde leciona História da América (Indígena e Colonial) no Curso de História (Campus Mata Norte), História Social da Adolescência no Programa de Pós-Graduação em Hebiatria (mestrado e doutorado) e Ensino de História Indígena no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). É doutora, mestra e bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-Doutora pela Universidade de Salamanca/Espanha e Livre-Docente pela Universidade de Pernambuco. É coordenadora do GEHSCAL (Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina/UPE) e do projeto Kmaikya: Histórias Indígenas, de divulgação de artes indígenas nas redes sociais (@kmaikya).

LEONARDO STABELE SANTOS

Mestre em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP), da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Graduado em História pela mesma instituição. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic/CNPq).

MÁRCIO JOSÉ PEREIRA

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Direitos Humanos e Políticas de Memória e do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic/CNPq).

PRISCILA ALVES DE BRITO

Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública, na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Advogada pela OAB/PR. Atuou como docente temporária no curso de Direito, na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí. É especialista em Direito do Estado.

TATIANA LARISA MOYANO

Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública, na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão Advogada pela OAB/PR. Professora da rede municipal de ensino de Campo Mourão-PR.