ORGANIZADORAS
CLAUDIA PRIORI
Doutora em História (UFPR-2012). Professora Associada na Universidade Estadual do Paraná – Unespar/Campus de Curitiba II. Leciona e orienta em cursos de graduação e de pós-graduação (stricto sensu). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic/CNPq).
IRACÉLLI DA CRUZ ALVES
Doutora em História (UFF-2020). Suas pesquisas giram em torno da história do Brasil República, com ênfase nas discussões sobre política, gênero, sexualidade e relações raciais. Entre 2022 e 2025, realizou estágio de pós-doutorado na UFMA com financiamento da Fapema/Capes. É professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e tem experiência nos debates sobre política de ações afirmativas e bancas de heteroidentificação.
AUTORAS E OS AUTORES
ALCIONE APARECIDA SILVA
Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação/ Mestrado em História Pública – PPGHP, da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. É professora da Educação Básica na rede pública do Município de Ribeirão do Pinhal-PR.
ANA CAROLINA EIRAS COELHO SOARES
Professora Efetiva do PPGH/UFG e Professora Associada da Faculdade de História da UFG. Doutora em História (UERJ). Realizou pós-doc em Antropologia no PPGAS/UNB (2015-2017) e em História na UFES (2020-2022). Atualmente é Diretora de “Mulheres e Diversidades” dentro da Secretaria de Inclusão da Reitoria da UFG e coordena os grupos: GEPEG-FH/UFG-CNPq; GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais/UFG-CNPq. Premiada em 2021 com a Cátedra Estudos Brasileiros/Estudos de Gênero pelo programa internacional Fulbright em UMass/Amherst, é colunista das Crônicas de Mãe – Revista Cláudia On-line. Feminista, Mãe, Poeta, Escritora, Dançarina de dança árabe, Miss e Plantadora de Árvores. Esteve de licença maternidade em 2011 e em 2017/2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre a imprensa, literatura, feminismos e sexualidades, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, gênero, mulheres, violência, literatura, sexualidades, século XIX e XX, José de Alencar e Brasil.
ANA MARIA RUFINO GILLIES
Professora Associada no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II e também no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Campus de Irati. Pesquisa temas relacionados ao século XIX e suas repercussões na contemporaneidade, como as relações entre escravidão e imigração; presença britânica (imigrantes e negócios no Paraná e outras regiões do Brasil); História Cultural (cotidiano, sociabilidades e seus espaços, práticas culturais). Recentemente ingressou nos estudos sobre História Pública, em associação à história das artes visuais, com foco atual na representação e no protagonismo de negros e negras na história e nas artes visuais. Trabalha conceitos de representação, identidade, alteridade, memória, escrita de si/estudos autobiográficos (diários, memórias); teorias de processo civilizatório e estabelecidos-outsiders; história de mulheres; relações entre história e arte.
BETHÂNIA SANTOS PEREIRA
Doutoranda em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em História Social (2020) e graduada em História pela mesma universidade (2013). Membro da Rede de Historiadorxs Negrxs e parte da equipe editorial da coluna Nossas Histórias.
DANIELA PAIVA YABETA DE MORAES
Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Erechim). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2014). Integra o Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) do Departamento de História da UFF. Tem experiência na área de História do Brasil Colônia, História do Brasil Império e História da África, atuando nos seguintes temas: escravidão, pós-abolição, tráfico de africanos, relações raciais e movimentos sociais. Desde 2005, pesquisa processos de certificação, titulação e educação em comunidades remanescentes de quilombo. Atualmente trabalha em parceria com KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, na atualização do Atlas Quilombola, um portal de divulgação científica sobre remanescente de quilombos.
EULÁLIA MARIA A. DE MORAES
Professora do Curso de História da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP), da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão.
KALINA VANDERLEI PAIVA DA SILVA
Professora Associada na Universidade de Pernambuco (UPE), onde leciona História da América (Indígena e Colonial) no Curso de História (Campus Mata Norte), História Social da Adolescência no Programa de Pós-Graduação em Hebiatria (mestrado e doutorado) e Ensino de História Indígena no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). É doutora, mestra e bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-Doutora pela Universidade de Salamanca/Espanha e Livre-Docente pela Universidade de Pernambuco. É coordenadora do GEHSCAL (Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina/UPE) e do projeto Kmaikya: Histórias Indígenas, de divulgação de artes indígenas nas redes sociais (@kmaikya).
LEONARDO STABELE SANTOS
Mestre em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP), da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Graduado em História pela mesma instituição. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic/CNPq).
MÁRCIO JOSÉ PEREIRA
Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Direitos Humanos e Políticas de Memória e do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic/CNPq).
PRISCILA ALVES DE BRITO
Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública, na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Advogada pela OAB/PR. Atuou como docente temporária no curso de Direito, na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí. É especialista em Direito do Estado.
TATIANA LARISA MOYANO
Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública, na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão Advogada pela OAB/PR. Professora da rede municipal de ensino de Campo Mourão-PR.