Capa do livro: Educação integral: <br>Caminhos Multiletrados

Educação integral:
Caminhos Multiletrados

Autores: Eryck Dieb Souza - Raianny Lima Soares (Orgs.)

A educação integral vai muito além do tempo ampliado na escola. Ela se desenvolveu no diálogo entre saberes, na valorização da diversidade e na formação de sujeitos críticos e participativos. Educação Integral: Caminhos Multiletrados reúne reflexões e experiências que abordam essa perspectiva, destacando desafios e possibilidades em diferentes contextos educacionais. Da cultura digital à inclusão escolar, do ensino de línguas à educação socioemocional, esta obra oferece um olhar múltiplo e aprofundado sobre um modelo educacional que busca formar cidadãos plenos. Uma leitura essencial para educadores, pesquisadores e gestores comprometidos com uma educação transformadora.

Impresso
de R$ 50,20 por
R$ 38,50
Digital
de R$ 50,20 por
R$ 35,14

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7597-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7595-9
DOI: 10.24824/978652517597.3
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS DESAFIOS DAS JUVENTUDES FRENTE À CULTURA DIGITAL - 13
  • CONVIVER COM AUTISMO: uma análise da neurociência para uma educação integral e inclusiva - 27
  • “INTEGRAÇÃO IDIOMAS” E O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: os multiletramentos em uma educação integral - 39
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E “PÓS-PANDEMIA”: é possível falar em recomposição de aprendizagem? - 51
  • COMO DESCOBRIR A SÍNDROME DE BURNOUT E SUA AÇÃO NA VIDA DE EDUCADORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - 61
  • CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO TÉCNICO DE GUIA DE TURISMO: estudo comparado - 73
  • ASTRONAUTAS DAS EMOÇÕES: desenvolvendo e cuidando das competências socioemocionais em tempos de educação integral - 97
  • RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: ROTINA SOCIOAFETIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: repensando a recomposição das aprendizagens pós pandemia na educação infantil e nos 1ºs e 2ºs anos do ensino fundamental - 113
  • ÍNDICE REMISSIVO - 123
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 125
  • SOBRE OS AUTORES - 127
ERYCK DIEB SOUZA

Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFC). Professor da rede municipal de Fortaleza. Membro da ACLAP. Líder GeG.

RAIANNY LIMA SOARES

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira (UFC). Professora da Rede Municipal de Educação de Fortaleza desde 2016, com atuação na área de Educação Infantil. É membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), onde dedica-se também à pesquisa com Tecnologias Digitais na Educação, Educação a Distância e Formação de Professores.

ANA KLÊNIA SILVA

Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Gestão Escolar pela FAVENI.

ANATÉRCIA BENICIO DUARTE

Especialista em Alfabeltização e letramento (PROMINAS) e Graduada em Pedagogia (UVA); Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

ANDRÉIA DE LIMA ARAGÃO TEIXEIRA

Licenciada em Pedagogia, Pós-Graduada em Gestão Escolar, Neuroeducação e Neuropsicopedagogia Clínica, Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUP) da Faculdade Metropolitana de Horizonte – FMH, realiza Atendimentos Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos da EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva.

ANGÉLICA MARIA HOLANDA DE OLIVEIRA

Mestra em Educação Brasileira(UFC). Especialista em Educação Infantil (UFC). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAK). Graduada em Pedagogia (UVA). Professora da Rede Municipal do Ensino Básico de Pindoretama.

CELECINA DE MARIA VERAS SALES

Mestra em Sociologia (UFC), Doutora em Educação(UFC), Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professora titular da Universidade Federal do Ceará do Curso de Graduação de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação de Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

CINARA FREITAS SANTOS

Especialista em Turismo, Eventos e Hospitalidade – ATENEU. Especialista em Aperfeiçoamento e Docência – IFCE.

DANIELLE SANTOS

Mestranda em Ciências da Educação (Universidad del Sol). Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza.

DENISE CARDOSO COSTA

Professora Universitária. Coordenadora de inclusão educacional na SMEJ de Pindoretama. Representante do sindicato dos psicopedagogos do Brasil no Litoral Leste de Fortaleza.

ELÂNDIA DUARTE

Doutora e Mestra em Educação Brasileira (UFC). Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza.

ELANE MARIA HOLANDA VALE

Especialista em Educação Infantil – Alfabetização e letramento. (Faculdade rio Sono); Graduada em Pedagogia (UVA); Coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

ERYCK DIEB SOUZA

Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFC). Professor efetivo da rede municipal de Fortaleza. Membro da ACLAP. Líder GeG.

HELLEN MAYSE PAIVA SILVA NASCIMENTO

Graduada em Geografia Licenciatura e Bacharelado – UFMA. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica – IFCE. Mestra em Desenvolvimento Socioespacial e Regional – PPDSR/UEMA. Professora efetiva da rede pública SEDUC – CE.

JEMIMA PESSOA DA ROCHA

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UVA. Professora efetiva da rede pública municipal de Fortaleza.

MANUEL VALDENIR PAULINO DA SILVA

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras – UFC. Professor da rede pública estadual do Ceará.

MARIA VALONIA DA SILVA XAVIER

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Kurius, Mestra em Educação com área de concentração na formação de professores pela Universidade Estadual do Ceará, Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza desde 2010.

SILMARA NORONHA DA SILVA FELIX

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Leitura e Produção de Textos pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. Professora efetiva da rede pública municipal de Fortaleza.

TANIA MARIA RODRIGUES LOPES

Profa. Dra. UECE/CED/Coord. Estágios Curriculares Supervisionados.