Capa do livro: O ensino religioso na Amazônia Acreana: <BR>A presença-ausência da religiosidade e cultura regional no currículo prescrito

O ensino religioso na Amazônia Acreana:
A presença-ausência da religiosidade e cultura regional no currículo prescrito

Autores: Joelma Ferreira Franzini

No Brasil, desde os jesuítas à Constituição de 1988, ainda em vigor, a Igreja nunca se apartou do Estado, estando presente principalmente nas decisões políticas e na educação escolar. Nesse panorama, verificamos que muitos professores, em todos os níveis educacionais, não estão cientes das nuances e implicações de se institucionalizar o Ensino Religioso (ER) em um Estado laico, nem a emergência de se verificar a forma e os objetivos com os quais vem sendo ministrada essa disciplina. Alguns profissionais se eximem de analisar criticamente o currículo, a metodologia e os desdobramentos do ER pela justificativa equivocada da (in)significância dessa disciplina.
Esclarecemos que não pretendemos julgar o mérito da disciplina de ER nas escolas públicas de um país laico. Trabalhamos com o fato de que o Ensino Religioso faz legalmente parte do currículo escolar, logo deve ser ministrado de modo a contribuir com a boa e adequada formação dos discentes. Carece, portanto, de profissionais qualificados e materiais didáticos adequados.
O principal objetivo do presente trabalho é discutirmos a importância de um currículo prescrito de ER que, além dos conteúdos eurocêntricos, contemple e priorize as especificidades da cultura e da religiosidade local e regional para todos os discentes.

Impresso
de R$ 46,60 por
R$ 35,80
Digital
de R$ 46,60 por
R$ 32,62

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 0 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7649-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7650-5
DOI: 10.24824/978652517649.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 19
  • INTRODUÇÃO - 21
  • CAPÍTULO 1 A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E ACREANA: a cooperação histórica entre lideranças políticas e religiosas - 31
  • CAPÍTULO 2 O CURRÍCULO: da constituição teórica às práticas cotidianas - 63
  • CAPÍTULO 3 O ENSINO RELIGIOSO NA BNCC E NO CRUA: ampliando os caminhos - 83
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 105
  • REFERÊNCIAS - 109
  • ÍNDICE REMISSIVO - 121
JOELMA FERREIRA FRANZINI

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação na Amazônia – Associação em Rede Educanorte – Curso de Doutorado em Educação (Polo UFAC). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduada em Pedagogia, Ciências Sociais e Filosofia (UFAC).