Autores: Ruth Bernardes de Sant'Ana
Pedro Abrantes
Os estudos aqui apresentados refletem a condição dos jovens dos setores populares diante dos processos de escolarização. Os pesquisadores que compõem essa coletânea elegeram uma obra dos estudos culturais britânicos para deflagrar um debate sobre os “estilos de vida” dos jovens, as suas relações sociais na escola, no interior da família e da sociedade mais ampla, em diferentes contextos socioculturais.
Estes vários capítulos debatem diferentes aspectos da realidade social e educativa juvenil nos dias de hoje, em diferentes regiões do mundo e em distintas áreas de pesquisa, porém com concordância de que os estudos etnográficos continuam importantes, sobretudo quando conjugados com a discussão dos sistemas educativos e as estruturas de desigualdade nas sociedades contemporâneas. Partimos do suposto de que a distribuição da desigualdade e o acesso aos bens simbólicos e materiais atinge de maneira diferenciada os jovens dos setores populares, fenômenos esses que procuramos discutir aqui.
O entusiasmo com que os diferentes autores aceitaram o nosso convite para escrever textos originais para esta obra faz-nos crer que este livro é, efetivamente, um contributo para um desígnio coletivo de clarear aspectos da condição juvenil, e, ao mesmo tempo, trazer novos elementos a um debate que está longe de se esgotar. A esperança é que essa publicação possa subsidiar o crescimento do conhecimento e, quem sabe, a intervenção para um mundo melhor.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-878-0
DOI: 10.24824/978858042878.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ruth Bernardes De Sant´Ana
Possui graduação em Psicologia e Ciências Sociais, mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Em 2007 realizou o pós-doutorado no Instituto de estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, em Portugal. De 12 de maio a 11 de agosto de 2013 realizou um estágio sênior de três meses junto ao Lisec (Laboratoire Interuniversitaire des Sciences de L’Education et de la Comunication), na Universidade de Nancy, França. Atualmente é membro do LAPIP (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ) e docente do corpo permanente do Mestrado em Educação da UFSJ.
Pedro Abrantes
Licenciado e doutorado em sociologia, professor no Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta e membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa, onde é também docente convidado no mestrado de Educação e Sociedade. Tem realizado diversos projetos e publicações, no campo da educação, juventude e desigualdades sociais. Foi professor convidado em várias universidades portuguesas, investigador visitante no CIESAS (México DF) e é atualmente coordenador da secção de sociologia da educação da Associação Portuguesa de Sociologia.
Gonzalo A. Saraví
Professor-Investigador do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropología Social (CIESAS) na Cidade do México, e membro do Sistema Nacional de Investigadores, Nível II. Estudou Antropologia Social na Universidade de Buenos Aires (Argentina), realizou o Mestrado em Ciências Sociais na FLACSO (Sede México) e obteve o Doutoramento em Sociologia pela Universidade do Texas em Austin (EUA). Recentemente, foi Investigador Associado Visitante no Latin American Center da Universidade de Oxford (Reino Unido). Os seus trabalhos de investigação concentram-se nos temas de juventude, desigualdade, exclusão social e estudos urbanos na América Latina. Têm publicado livros, artigos em diversas revistas especializadas nacionais e internacionais, e numerosas contribuições em obras coletivas.
Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Possui graduação em Ciências Sociais (1984), Mestrado em História (1998) e Doutorado em Ciências Humanas – Sociologia e Política (2004) pela UFMG. Em 2012 realizou o pós-doutorado no Instituto Politécnico de Leiria – Portugal. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade atuando nas áreas de relações intergeracionais e relação família-escola. Vice-Líder do NESFE – Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola.
Marlice de Oliveira e Nogueira
Possui graduação em Pedagogia (1988), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2011) pela UFMG. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) atuando em disciplinas na licenciaturas na área de Ensino e aprendizagem na sala de aula. Participa também do NESFE – Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola, desenvolvendo pesquisas no campo da Sociologia da Educação com foco nos estudos da relação família-escola.
Marília Novais da Mata Machado
Doutora pela Universidade de Paris Norte, Paris XIII. Foi professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Psicologia). Atualmente é bolsista da Capes (Professora Visitante Nacional Sênior), na Universidade Federal de São João del Rei, atuando no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip) e no Mestrado em Psicologia.
Dautarin Monteiro da Costa
Guineense nascido em St. Petersburgo (1981). Licenciado e mestre em sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Tem realizado pesquisas, formações e projetos de intervenção social nos domínios da educação, juventude e cultura, tanto em Portugal como na Guiné-Bissau. É membro do Movimento Ação Cidadã (MAC).