Autores: Graziela Franceschet Farias
O livro é resultado de uma relevante experiência tecida pela parceria acadêmico-científica entre pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Estadual da Bahia (UEBA) e seus Grupos de Pesquisa. Contou com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização/UFSM. A partir deste intercâmbio, a obra está organizada de modo a estabelecer a troca de experiências/saberes sobre as temáticas da formação de professores, histórias de vida, exercício da docência no meio rural, artes de viver e o cuidado de si, alfabetização e letramento e suas relações com o meio rural, multisseriação, trabalho e identidade docente.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-864-3
DOI: 10.24824/978858042864.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Vânia Grim Thies
Possui graduação em Pedagogia (UFPel, 2004), especialização em Alfabetização e Letramento (UFPel, 2005), Mestrado em Educação (UFPel, 2008) e Doutorado em Educação (UFPel, 2013). Desde 2010 é professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo à Distância (Cead). Tem experiência com séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas multisseriadas da zona rural. Seus trabalhos estão centrados nos temas da linguagem (Círculo de Bakhtin), dialogismo, gêneros do discurso, autoria, Educação do Campo, escritas ordinárias, classe multisseriada, leitura , escrita. Membro do grupo de Pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - FaE/UFPel) e do Núcleo Educamemória (IE/FURG).
Eli Napoleão de Lima
Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/ UF Rural RJ (2002), mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/ UF Rural RJ (1987) e graduada e licenciada em História pelo IFCS/UFRJ (1978). Atualmente é professora associada III do CPDA/ UF Rural RJ, é membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Sociedade e Agricultura e professora colaboradora no Laboratório de Estudos do Tempo Presente/IFCS/UFRJ. São seus temas as interpretações sobre as raízes agrárias da formação social brasileira; o mundo rural e nação em representações literárias; novas ruralidades/novas identidades; a questão regional e a Amazônia.
Janine Boch do Amaral
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Santiago (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS, na UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Memória- GEPEM. Atuou como professora no Curso de Aperfeiçoamento na modalidade EaD da UFSM, para formação de professores no curso de Atendimento Educacional Especializado. Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Superior, Imaginário Social, Memória, Saberes Docente, História de Vida, Narrativas auto/biográficas, Literatura e formação docente, Leitura, Escrita, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação à Distância, Atendimento Educacional Especializado. Parecerista do Periódico Norte Científico do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e parecerista Ad hoc do IF Farroupilha.
Valeska Maria Fortes de Oliveira
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). e Pós-Doutorado na Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Atualmente é Professora Titular
Flávia Obino Corrêa Werle
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, bolsista produtividade 1B do CNPq, membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Foi membro do Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Participa do Comitê Educação da Capes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, administração e gestão educacional. Algumas produções estão disponíveis em http://flaviawerle.wordpress.com/
Elizeu Clementino de Souza
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação
Maria Martins de Meireles
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XI (2009). Mestre em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB (2013), vinculada a Linha de Pesquisa: Educação, Formação do Educador e Práxis Pedagógica. Fez Mestrado Sanduíche na Universidade de São Paulo - USP (2012), sob a supervisão da Profa. Dra Rita de Cássia Galego - FEUSP. Fez Tirocínio Docente no Departamento de Educação UNEB/ Campus I, no curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrando a disciplina Referenciais Teórico Metodológicos do Ensino da Geografia (2012). Professora Convidada no Curso de Pós-Graduação da Fundação Visconde de Cairu, em nível de Especialização Lato Sensu (desde Julho de 2011). Professora Convidada da PARFOR/UNEB, Campus XX (2013). Professora da Rede Municipal de Tucano (desde 2006). Atualmente atua como Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucano- BA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral - GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade - PPGEduC/UNEB. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Ocupa-se com estudos e pesquisas no âmbito da Educação em espaços rurais, Profissão docente, Formação Docente, Prática de Ensino em Geografia e áreas afins. Além de dedicar-se a pesquisas e produções acadêmicas em outras áreas do conhecimento pertinentes a Educação e a ciência Geográfica.
Helenise Sangoi Antunes
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora Associado II do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Exerce atividades de pesquisa e ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria,
Cinthia Cardona de Àvila
Formada
Graziela Franceschet Farias
É graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de Licenciatura em Geografia. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM, Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Participa como pesquisadora do GEPFICA/PPGE/CE/UFSM (Grupo de Estudos e Pesquisa