Capa do livro: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO RURAL:<br>fazeres pedagógicos e seus múltiplos olhares

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO RURAL:
fazeres pedagógicos e seus múltiplos olhares

Autores: Graziela Franceschet Farias

O livro é resultado de uma relevante experiência tecida pela parceria acadêmico-científica entre pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Estadual da Bahia (UEBA) e seus Grupos de Pesquisa. Contou com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização/UFSM. A partir deste intercâmbio, a obra está organizada de modo a estabelecer a troca de experiências/saberes sobre as temáticas da formação de professores, histórias de vida, exercício da docência no meio rural, artes de viver e o cuidado de si, alfabetização e letramento e suas relações com o meio rural, multisseriação, trabalho e identidade docente.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-864-3
DOI: 10.24824/978858042864.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO RURAL:<br>fazeres pedagógicos e seus múltiplos olhares

Vânia Grim Thies

Possui graduação em Pedagogia (UFPel, 2004), especialização em Alfabetização e Letramento (UFPel, 2005), Mestrado em Educação (UFPel, 2008) e Doutorado em Educação (UFPel, 2013). Desde 2010 é professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo à Distância (Cead). Tem experiência com séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas multisseriadas da zona rural. Seus trabalhos estão centrados nos temas da linguagem (Círculo de Bakhtin), dialogismo, gêneros do discurso, autoria, Educação do Campo, escritas ordinárias, classe multisseriada, leitura , escrita. Membro do grupo de Pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - FaE/UFPel) e do Núcleo Educamemória (IE/FURG). 

Eli Napoleão de Lima

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/ UF Rural RJ (2002), mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/ UF Rural RJ (1987) e graduada e licenciada em História pelo IFCS/UFRJ (1978). Atualmente é professora associada III do CPDA/ UF Rural RJ, é membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Sociedade e Agricultura e professora colaboradora no Laboratório de Estudos do Tempo Presente/IFCS/UFRJ. São seus temas as interpretações sobre as raízes agrárias da formação social brasileira; o mundo rural e nação em representações literárias; novas ruralidades/novas identidades; a questão regional e a Amazônia. 

Janine Boch do Amaral

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Santiago (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS, na UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Memória- GEPEM. Atuou como professora no Curso de Aperfeiçoamento na modalidade EaD da UFSM, para formação de professores no curso de Atendimento Educacional Especializado. Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Superior, Imaginário Social, Memória, Saberes Docente, História de Vida, Narrativas auto/biográficas, Literatura e formação docente, Leitura, Escrita, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação à Distância, Atendimento Educacional Especializado. Parecerista do Periódico Norte Científico do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e parecerista Ad hoc do IF Farroupilha. 

Valeska Maria Fortes de Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). e Pós-Doutorado na Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Atualmente é Professora Titular em Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, integrando a Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Participa do Comitê Científico do GT 08: Formação de Professores da ANPED. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória da UFPEL-RS. Desenvolve pesquisas e projetos de formação nas temáticas:Imaginário social, Educação Básica e Superior, Formação Inicial e Continuada. Pós-Doutora em Ciências da Educação (2007) pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq até 2011. Participou do Convênio CAPES-GRIECE entre Brasil e Portugal representando a Universidade Federal de Santa Maria, realizando missões de trabalho nas Universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal sobre Pedagogia Universitária, coordenado no Brasil, pela profa. Dra. Maria Isabel da Cunha. Representa o convênio internacional entre Brasil (UFSM) e Argentina (UBA) na Universidade Federal de Santa Maria e no Programa de Pós-Graduação em Educação o convênio com a Universidade Autónoma do México, através do Instituto Aragón. Membro da Diretoria da SEDUSFM, Seção Sindical do ANDES - SN na atual gestão Trabalho Docente e Compromisso Social. Coordenadora do GT08 da ANPED - Formação de Professores. Membro da coordenação da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual (REDE KINO).  

Flávia Obino Corrêa Werle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, bolsista produtividade 1B do CNPq, membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Foi membro do Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Participa do Comitê Educação da Capes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, administração e gestão educacional. Algumas produções estão disponíveis em http://flaviawerle.wordpress.com/ 

Elizeu Clementino de Souza

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2008-2010/2010-2012), Secretário Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (2011/2013). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em educação - ASIHVIF/RBE, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, formação de professores, pesquisa (auto) biográfica, abordagem autobiográfica e narrativas de formação. 

Maria Martins de Meireles

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XI (2009). Mestre em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB (2013), vinculada a Linha de Pesquisa: Educação, Formação do Educador e Práxis Pedagógica. Fez Mestrado Sanduíche na Universidade de São Paulo - USP (2012), sob a supervisão da Profa. Dra Rita de Cássia Galego - FEUSP. Fez Tirocínio Docente no Departamento de Educação UNEB/ Campus I, no curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrando a disciplina Referenciais Teórico Metodológicos do Ensino da Geografia (2012). Professora Convidada no Curso de Pós-Graduação da Fundação Visconde de Cairu, em nível de Especialização Lato Sensu (desde Julho de 2011). Professora Convidada da PARFOR/UNEB, Campus XX (2013). Professora da Rede Municipal de Tucano (desde 2006). Atualmente atua como Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucano- BA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral - GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade - PPGEduC/UNEB. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Ocupa-se com estudos e pesquisas no âmbito da Educação em espaços rurais, Profissão docente, Formação Docente, Prática de Ensino em Geografia e áreas afins. Além de dedicar-se a pesquisas e produções acadêmicas em outras áreas do conhecimento pertinentes a Educação e a ciência Geográfica. 

Helenise Sangoi Antunes

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora Associado II do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Exerce atividades de pesquisa e ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS. Tem publicações em anais de Congressos, artigos em periódicos, autoria, co-autoria e organização de livros. Desenvolve, na condição de coordenadora local, o Projeto de Pesquisa Interinstitucional coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cleoni Barboza Fernandes (PUC/RS), intitulada: Movimentos de configuração curricular de cursos de licenciatura: dilemas e desafios nos processos formativos da Formação Inicial de Professores. Faz parte da Rede Nacional de Formação Continuada financiada pelo MEC. Coordena o convênio interinstitucional entre o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Francisca Maciel,CEALE/UFMG e o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização -GEPFICA/UFSM, através do Projeto de Pesquisa: Laboratório de Alfabetização: repensando a formação de professores. Atualmente, orienta o projeto de pesquisa: Memórias e Relatos autobiográficos de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais do Rio Grande do Sul/RS, financiado na modalidade Auxílio à Pesquisa - APQ através de recursos financeiros do Edital Universal 2008 do CNPq, que recentemente aprovou, junto ao CNPq, a prorrogação de suas atividades por mais um ano, estendendo-se até Novembro de 2011. Em 2010, foi Coordenadora Institucional (UFSM) do Programa de Formação Continuada de Professores no RS - PRO-LETRAMENTO, representando a Instituição no Estado. O referido Programa conta com recursos financeiros do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB) e Fundo Nacional de Incentivo a Educação (FNDE) para promover a qualificação e formação de professores tutores em 100 municípios de todo Rio Grande do Sul, ampliando assim, a formação continuada de professores da educação básica. No ano de 2012 assume a coordenação geral do Projeto PNAIC pela Universidade Federal de Santa Maria financiado pelo MEC/SEB. 

Cinthia Cardona de Àvila

Formada em Educação Especial- Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM, na linha de pesquisa intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Atualmente cursa especialização em Neuropsicologia Clínica no Instituto Nacional de Ensino, Pós-Graduação e Extensão (INEPE) em Porto Alegre/RS e Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA). Atua como Educadora Especial de uma criança autista através de atendimentos domiciliares. 

Graziela Franceschet Farias

É graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de Licenciatura em Geografia. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM, Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Participa como pesquisadora do GEPFICA/PPGE/CE/UFSM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização, vinculado ao CNPq. Atuou como docente do Centro de Comunicação e Integração para Adolescentes - CCI, no Núcleo de Turismo e Patrimônio Paleontólógico, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social da cidade de Santa Maria/RS. Membro do Comitê Gestor Local das edições I e II do Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege (2008 e 2009), promovida pela UFSM e SECAD/MEC. Também atua como participante e colaboradora do projeto de pesquisa intitulado: Memórias e Relatos autobiográficos de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais do Rio Grande do Sul, financiado na modalidade Auxílio à Pesquisa - APQ através de recursos financeiros do Edital Universal/ 2008 do CNPq. Atuou como Tutora do Curso de Especialização em Gestão de Arquivos - EAD da UAB/UFSM, entre 2008 e 2010, das disciplinas de Capacitação Tecnológica em EAD e Gestão Informatizada de Processos e possui experiência na área de Educação e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de inicial e continuada de professores, alfabetização, educação ambiental e práticas escolares. Fez parte da Comissão Geral de Organização do Programa de Formação Continuada de Professores - PRO-LETRAMENTO/RS (2011/2012), que contou com recursos do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB) e Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atualmente integra a Coordenação Geral do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica (2012/2013) como apoio técnico voluntário. Ingressou no ano de 2011, no Curso de Doutorado em Educação/PPGE/UFSM e é bolsista CAPES/FAPERGS.