Capa do livro: AULAS DE MÚSICAS:<br>narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica

AULAS DE MÚSICAS:
narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica

Autores: Ana Lúcia Louro Hettwer

Por ocasião dos cinquenta anos dos Cursos de Música e do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013, pareceu oportuno que o grupo de pesquisa NarraMus compusesse um livro. Buscamos propiciar aos leitores que acompanhassem o trajeto dos eventos organizados pelo grupo, os quais procuraram uma aproximação de uma busca extensionista que propicie aos egressos do Curso de Música uma oportunidade de ouvirem e serem ouvidos. Ao mesmo tempo, criamos espaços para que jovens pesquisadores mostrem que suas pesquisas, antes de estarem longínquas da prática pedagógica, se aproximam do ensinar e aprender música por diversos ângulos. O livro está dividido em três partes: Aportes teóricos sobre Educação Musical; Relatos de Experiência; e Pesquisas em Educação Musical. Na primeira parte, apresentamos uma visão do nosso grupo de pesquisa em relação à formação do professor de música e uma discussão sobre questões contemporâneas de Educação Musical.  A segunda parte foi dividida em duas: Escola Básica e outros espaços, na qual são apresentados os relatos de experiência dos professores de música recentemente graduados, com a participação de educadores de diversas localidades do interior do Rio Grande do Sul. Na terceira parte trazemos relatos de pesquisa. Dos seis relatos apresentados três foram desenvolvidos junto aos cursos de Música e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Acolhemos outros três relatos de pesquisa de outras instituições da nossa região, bem como de regiões como Rio de Janeiro e Mato Grosso, demonstrando a amplitude da abrangência das nossas discussões sobre metodologias (Auto)Biográfica  na pesquisa em Educação Musical.

Impresso
de R$ 54,30 por
R$ 41,77
Digital
de R$ 54,30 por
R$ 38,01

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-868-1
DOI: 10.24824/978858042868.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AULAS DE MÚSICAS:<br>narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica

Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer:

 Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos Cursos de Música da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do grupo de pesquisa NarraMus, que tem duas vertentes de pesquisa: 1. História Oral de professores e alunos de música (culturas acadêmicas, conservatoriais, populares e religiosas cristãs) e, 2. Diários de aula (dilemas dos professores de música). 

Andréa Loreto Peres:

 Flautista com Bacharelado em Flauta Transversa pela Universidade Federal de Santa Maria. Musicista e Educadora, atualmente trabalha com oficinas de ensino coletivo de instrumentos, com a Banda de Concerto Sons do Horizonte, com a Banda de Latas Badauê e com aulas de musicalização no Município de Horizontina-RS. É integrante da orquestra de Três Passos-RS e tutora virtual do curso de Educação Musical da UFSCar. 

Caroline Pozzobon Xisto:

É professora de música e orientadora educacional do Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi e professora substituta do Departamento de Música na área de Educação Musical da Universidade Federal de Santa Maria. Trabalhou também em escolas particulares de música e realizou atividades de educação musical com jovens portadores de Síndrome de Down. É licenciada pelo curso de Música Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela mesma instituição e Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Gama Filho.

Cláudia Ribeiro Bellochio:

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é presidente do Conselho Editorial/Editora da Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical com a função de coordenadora da região sul do Brasil. É Professora Associada da UFSM, atuando no ensino na graduação e pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, canto coral, educação e educação musical escolar. 

Cristiane Abreu Migon

 É formada em Bacharelado em Música com habilitação em Canto pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui pós-graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é professora de Educação Musical da Escola Municipal Morvan de Figueiredo, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ e faz parte do grupo de pesquisa GECULT da Faculdade de Educação da UFRJ. 

Daniel Torri Souza

É professor de técnica vocal e violino no Centro de Educação Musical Musiartes na cidade de Santa Maria-RS. Formou-se no curso de Música Bacharelado em Canto da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Educação e Artes. Além da docência, teve experiências como músico instrumentista na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, entre outras participações em grupos instrumentais. 

Estela Kohlrausch

É violista da Orquestra Jovem UNISC e professora particular de viola e violino. Atuou como educadora musical na Educação básica em escolas municipais e particulares, bem como professora de instrumento em projetos sociais e aulas individuais e coletivas de instrumento. Possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Bacharelado em Viola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Fernando LuisPerusso:

 Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Artes pela Faculdade Internacional de Curitiba. Atualmente é professor do Município de Agudo-RS onde atua na regência do Coral Municipal, grupo vocal da Terceira Idade e do Grupo Instrumental do Município, além de trabalhar com oficinas de instrumento com alunos do ensino fundamental. Também é professor do Estado do Rio Grande do Sul na cidade de Santa Maria-RS, atuando na disciplina de Artes/Música na Escola Rômulo Zanchi. Tem experiência na área de Educação Musical. 

Helena Dóris Sala

Graduada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, é professora de música no Serviço Social da Indústria de Ijuí/RS. É participante do grupo de pesquisa NarraMus: Auto-narrativas de Praticas Musicais e mestranda do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psciologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, no domínio Desenvolvimento Local e Formação de Adultos 

Jéssica de Almeida

 Atua como educadora musical em escolas de Educação Básica em Santa Maria-RS e com aulas individuais de guitarra elétrica, violão e canto. É licenciada pelo curso de Música Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria e participou de diversos projetos do curso, entre eles o grupo de pesquisas NarraMus e o Coro de Câmara da UFSM. Atualmente trabalha principalmente com crianças e pesquisa o ensino de guitarra elétrica para esta faixa etária. 

José Everton da Silva Rozzini

Possui graduação em Música Bacharelado em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em Educação pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa FAPEM do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é coordenador geral da Associação CUICA, oficineiro e regente da Orquestra de Percussão, coordenador e oficineiro na modalidade de Música da Associação Pró-dignidade da Vida e oficineiro na modalidade de música do Instituto Pedagógico Tabor - Centro de Referência Familiar Recanto do Sol. Membro do conselho Municipal de cultura de Santa Maria e do Fórum das Entidades Culturais de Santa Maria e idealizador e Coordenador do Projeto Tambores De Rua. 

Letícia Taís Buchmann

Licenciada em Música e Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação pela mesma instituição. Atualmente é professora no Colégio Evangélico Augusto Pestana e regente do coral da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, ambos em Ijuí-RS. Tem experiência na área de Música e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, piano e canto coral. 

Maria Cristiane Deltrégia Reys

Bacharel em Música com habilitação em Violoncelo pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos níveis de Educação Básica - ensino fundamental e médio. É coordenadora da atividade permanente de extensão “Coral Infanto Juvenil do Colégio de Aplicação – UFSC”. Desenvolve pesquisas na área de Educação Musical com ênfase em análise e produção de materiais didáticos, ensino instrumental e história da Educação Musical. É integrante do grupo de pesquisa EBA - Educação Básica e Arte. 

Mariane Martins Rapôso

 É professora de música de escolas de Educação Básica na cidade de Santa Maria-RS. Trabalhou também em projetos sociais e escolas particulares de música. É licenciada pelo curso de Música Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição e integrante do grupo de pesquisas NarraMus. 

Marcelo Barros de Borba

 Graduado em Música Bacharelado em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em educação pela mesma instituição. Atualmente é professor no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisa nas áreas de: Música, Educação Musical e Cibercultura e integra o grupo de pesquisas NarraMus. 

Misael Eurico Assmann

 Graduado em Música Licenciatura Plena e Bacharelado em Percussão, ambos os cursos realizados na Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2002 é professor na Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha (CIEP), do município de São Sepé-RS, e, desde 2007 é professor também na Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET), do município de Santa Maria-RS. Nestas escolas, leciona música, rege corais e bandas marciais. 

Patrícia Wazlawick

 Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está cursando Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo), Rússia; e também Especialização Lato Sensu em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Práticas Sociais e Constituição do Sujeito - Processos de Criação e Relação Estética - NUPRA, UFSC. É professora da Faculdade Antonio Meneghetti e integrante do corpo editorial da Saber Humano-Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti. 

Renata Beck Machado

 Professora de música no Programa de Extensão em Música da Universidade Federal de Santa Maria e de escolas de Educação Básica. Trabalhou também no Curso de Extensão Musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É bacharel em Flauta Doce pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação pela mesma universidade. Participa do grupo de pesquisas NarraMus. 

Rita de Cássia Domingues dos Santos

Professora da Licenciatura em Música e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalhou também em faculdades de São Paulo, regendo coros, e lecionando Música por vinte anos em escolas públicas e particulares da grande São Paulo. É formada em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista, e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora do PIBID da Licenciatura em Música da UFMT. 

Zelmielen Adornes de Souza

 Formou-se em Pedagogia – Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria. Na mesma instituição, obteve o título de Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). É servidora técnico-administrativa em educação, exercendo o cargo de Pedagoga no Colégio Politécnico da UFSM. Também é aluna do curso de Música - Licenciatura Plena da UFSM e participa do grupo de estudos e pesquisas “FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical”. Possui experiências docentes na área da educação e da educação musical, tendo atuado como pedagoga em escolas e como professora de flauta doce em oficinas de música. 

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira:

 Bacharel em Música Flauta Transversal pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM, na linha de pesquisa Educação e Artes e professora substituta no departamento de Música da mesma instituição. Participa do grupo de pesquisas NarraMus. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: história oral temática, narrativas de si, corporeidade e saúde do músico.