Autores: Roberta Chiesa
No século passado anunciávamos que uma pessoa podia interagir de modo adequado em sociedade apenas quando fosse alfabetizada, no sentido de ler e escrever. Se não dominasse essas habilidades, não poderia tomar um ônibus ou ler o jornal. Atualmente, a contemporaneidade tem nos defrontado com desafios diários para os quais o simples domínio da linguagem não nos é mais suficiente. Precisamos dominar outros códigos e diferentes maneiras de interpretar e ler o mundo. Dessa forma, a área das Ciências tem sido mais valorizada, pois se configura como o campo de conhecimento mais propício para discutir essas demandas atuais. As relações com a natureza, o universo, as doenças, as tecnologias e a própria história de constituição do homem são temas pertinentes e fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais nos quais estamos inseridos. Este livro que organizamos se propõe a discutir formas de ensinar e discutir Ciências com crianças. Entendemos que essa temática precisa ser abordada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de desenvolver um modo de pensar cientificamente sobre a vida. Em geral, as práticas tradicionais voltavam-se apenas para mencionar fatos e situações e almejavam que as crianças memorizassem os dados científicos. Diferentemente, compreendemos que o campo científico envolve um modo de pensar e organizar as situações que se difere do senso comum e extrapola em muito o simples acesso à informação.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-876-6
DOI: 10.24824/978858042876.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
João Alberto da Silva
Doutor em educação, professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenador do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).
Roberta Chiesa Bartelmebs
Doutoranda no PPGEDUCEM – PUCRS, bolsista CAPES, colaboradora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC) e do Laboratório de Ensino de Física (LAPEF).
Luiz Carlos Gomes
Mestre em Educação, professor do Colégio Militar de Porto Alegre, coordenador do Laboratório de Física, coordenador do Clube de Astronomia e Astrofísica junto ao Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé e coordenador Regional das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrofísica.
Alexandra Moraes Maiato
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenadora e professora no projeto Ciências experimentais: uma proposta de inovação nos currículos escolares.
Fernanda Antoniolo Hammes
Doutora em Educação pela PUCRS, com pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde.
Mauren Oliveira
Mestrado em aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora da Rede Estadual de Ensino.
Charles dos Santos Guidotti
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, professor colaborador do instituto de matemática, Estatística e Física (IMEF) e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Inovações no Ensino de Física (GPIEF).
Luiz Fernando Mackedanz
Doutor em Ciências, professor adjunto do Instituto de matemática, Estatística e Física (IMEF) na FURG, professor nos programas de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde e do Programa de pós-graduação em Física.
Rodolfo Langhi
Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP/ Bauru), professor assistente doutor da UNESP/Bauru.
Grasiele Ruiz Silva
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora da Faculdade Anhanguera Rio Grande, colaboradora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).
Julio Cesar Bresolin Marinho
Mestre em Educação em Ciências, professor substituto do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), colaborador do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).
Patricia Silva da Silva
Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista de Iniciação Científica e colaboradora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).
Lavínia Schwantes
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC).