Capa do livro: PESQUISA E COMPLEXIDADE:<br> estratégias metodológicas multidimensionais

PESQUISA E COMPLEXIDADE:
estratégias metodológicas multidimensionais

Autores: Elisabete Matallo Marchesini de Pádua

Considerando sua prática pedagógica como docente nas disciplinas de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, em cursos de Graduação e Pós-graduação, a autora reafirma a necessidade de articulação e integração dos fundamentos filosóficos, epistemológicos, éticos, com as orientações metodológicas de caráter técnico-operacional, no sentido de revalorizar, de revitalizar, o papel da Metodologia ao longo do desenvolvimento curricular e da formação profissional.

Abordando as atuais mudanças paradigmáticas e conceituais nas concepções de Ciência, de Currículo e de Aprendizagem, propõe, no âmbito da Metodologia, a construção de estratégias multidimensionais para o ensino e a pesquisa; assim, seja desenvolvendo o conceito de Mapa de Contextualização, seja reconstruindo abordagens tradicionais –Revisão de Literatura, Estudos de Caso, Relatos de Experiência – os textos ora apresentados trazem elementos importantes para a prática pedagógica e para a formação científica em diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva do Paradigma da Complexidade.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-888-9
DOI: 10.24824/978858042888.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PESQUISA E COMPLEXIDADE:<br> estratégias metodológicas multidimensionais

Elisabete Matallo Marchesini De Pádua

É natural de Campinas, Estado de S. Paulo, Brasil. Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de S. Paulo (instituição complementar da Universidade de São Paulo), mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade de S. Paulo. Tem dedicado seus estudos à Filosofia no Brasil (dissertação sobre a obra filosófica de Caio Prado Junior e tese sobre o Instituto Brasileiro de Filosofia). Sua área de interesse se estende à Teoria do Conhecimento e à Epistemologia, com enfoque nas questões do Método na Ciência e seus desdobramentos na Metodologia Científica e na Pesquisa.

Atuou como docente nas disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico, Teoria do Conhecimento e Epistemologia, na Graduação e na Pós-graduação, na PUC-Campinas e na UNISAL.

É membro da CPA – Comissão Própria de Avaliação da PUC-Campinas, e coordenadora, desde 2007, do Núcleo Técnico de Avaliação da Universidade; desde 2006 é assessora pedagógica da Pró-reitoria de Graduação da PUC-Campinas.

Como professora convidada, atua há 13 anos no G.E.I.T.O. – Grupo de Estudo Interdisciplinar em Terapia Ocupacional, com sede em Campinas, S. Paulo, participando de intensa discussão sobre o Paradigma da Complexidade, com estudantes e profissionais da área da Saúde.

Como colaboradora escreveu capítulos para as obras História e Ideal: ensaios sobre Caio Prado Junior e Construindo o Saber: fundamentos e técnicas de Metodologia Científica (24a.ed., 2013)

Organizou juntamente com a profa. Lilian Vieira Magalhães os livros Terapia Ocupacional: teoria e prática e Terapia Ocupacional: casos, memórias e vivências.

Organizou, com o prof. Heitor Matallo Junior, a coletânea Ciências Sociais, Complexidade e Meio Ambiente: interfaces e Desafios, e com a profa. Maria de Lourdes Feriotti a coletânea Terapia Ocupacional e Complexidade: práticas multidimensionais.

É autora do livro Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática(17ª.ed., 2013); tem ministrado inúmeras oficinas pedagógicas, mini-cursos e Seminários temáticos sobre Metodologia Científica; é autora de artigos em revistas especializadas e tem participado, como palestrante, em eventos acadêmico-pedagógicos em diversas Instituições de Ensino Superior.