Autores: Morgana Fabiola Cambrussi
Iniciação à Docência: experiências, significações e perspectivas é uma obra que coroa a primeira experiência PIBID da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A criação recente da Universidade, cujas aulas iniciaram em 2010, já se seguiu da construção do Projeto Institucional do PIBID, chamado Compromisso da UFFS pela educação e qualidade – PIBID 2011, que nos últimos dois anos tem trabalhado pela promoção da iniciação à docência dos alunos de licenciatura da Universidade e pela consolidação dos próprios cursos de licenciatura. No que compete às instituições de ensino superior, a formação de professores em seus cursos deveria ser tão complexa quanto à atuação em sala de aula se revelará complexa a esse profissional. Nesse sentido, a vivência acadêmica do aluno de licenciatura jamais deveria prescindir de um espaço de formação tão significativo como é a escola. Neste livro, o leitor poderá conhecer ações dos Subprojetos PIBID da UFFS realizadas na educação básica, ou seja, na escola como espaço legítimo de formação profissional de licenciandos, e participar de debates que são levantados sobre o ensino em cada área do conhecimento e, ainda, entre diferentes áreas. Essas experiências enriqueceram a formação docente de nossos alunos e também de nossos professores, coordenadores e supervisores de área. Desejamos que a leitura possa ser significativa para outras iniciativas como essa e que possa provocar movimentos, abrir caminho a novas perspectivas para o ensino.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-856-8
DOI: 10.24824/978858042856.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Jeferson Saccol Ferreira
É docente da Universidade Federal da Fronteira Sul–UFFS–Campus Chapecó (SC), na área de Política Educacional e Legislação da Educação no Brasil, vinculado ao Curso de Pedagogia. É Coordenador da Área de Gestão e Processos Educacionais do PIBID–CAPES–UFFS. É mestre e doutorando em Educação, com experiência na docência e gestão da educação básica e superior.
Maria Lúcia Marocco Maraschin
É docente da Universidade Federal da Fronteira Sul–UFFS–Campus Chapecó (SC), na área de Alfabetização, vinculada ao Curso de Pedagogia. É Coordena¬dora Institucional do PIBID–CAPES–UFFS. É mestre e doutora em Educação, com experiência na docência e gestão da educação básica e superior.
Morgana Fabíola Cambrussi
É docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, na área de Língua Portuguesa e Linguística, vinculada ao Curso de Graduação em Letras e ao Mestra¬do