Autores: André Noro dos Santos
O livro aborda a relação homem-máquina conduzindo a uma reflexão sobre os usos das novas tecnologias na sociedade contemporânea.
O autor apresenta suas ideias analisando a série de animação Neon Genesis Evangelion, em que os personagens são constituídos por robôs gigantes – EVAs e seus pilotos, cuja integração é mostrada como um profundo e complexo processo de hibridação. Esse é o ponto de partida para a argumentação do autor sobre o fato de que a construção de corpos híbridos tem origens na cultura do Japão antigo, não sendo um fenômeno contemporâneo considerado por alguns estudiosos como condição pós-humana.
Embora o estudo faça parte da cultura otaku – ligada à produção do Japão pop a partir de 1980 –, o livro destaca que desde o Japão tradicional, diversas modalidades de teatro de bonecos já estabeleciam uma indistinção entre o corpo do manipulador e o boneco. Essa vinculação serviu para que o autor estudasse as conexões entre o corpo e tecnologia, sem sugerir, no entanto, que esse tipo de relação tem início no Japão contemporâneo. O livro é um convite ao leitor para um passeio na história da animação japonesa e suas relações com a cultura robótica, levando-o a elucidar aspectos da cultura pop japonesa, bem como entender como tradicionalmente o Japão enxerga a relação homem-máquina.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-957-2
DOI: 10.24824/978858042957.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 96
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
André Noro
Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2009), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2013) e cursa o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integra o grupo de pesquisa do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP.