Capa do livro: RIBEIRINHOS DO RIO NEGRO<br>Um Estudo da Qualidade Socioambiental

RIBEIRINHOS DO RIO NEGRO
Um Estudo da Qualidade Socioambiental

Autores: Duarcides Ferreira Mariosa,
Edinaldo Nelson dos Santos Silva,
Leandro Gasparini,
Alfredo Morel dos Reis Júnior

Rio como veias, caminhos, seivas refletivas; sob as fruídas sombras a abraçarem as sonolentas correntes do rio, vive, à espreita, alguém que domina absoluto, mesmo com sua rudeza, a poesia escondida em brumas de natureza encantadora, que arrebata de maneira fugaz as vidas aleatórias, no entanto corajosas.

         Homem da natureza, ribeirinho de todos os cantos, se vê agora, ainda que se sinta parte dos rios, do natural, um marginal no mundo que antes era seu.

         Dessa realidade alucinante moldou-se Os ribeirinhos do Rio Negro, obra que fotografa a realidade marginal e, como espelho, reflete para os leitores, e a este povo, possibilidades de resgate da poesia natural de vidas involuntárias que testemunham a natureza pulsante sob as sombras e veias de uma Amazônia irrefutável.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-895-7
DOI: 10.24824/978858042895.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RIBEIRINHOS DO RIO NEGRO<br>Um Estudo da Qualidade Socioambiental

Duarcides Ferreira Mariosa

 

Graduado em Ciências Sociais (2001), Mestre (2003) e Doutor (2007) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, atuando com os temas desenvolvimento socioambiental, estudos de comunidades, sociedade e comunidades ribeirinhas no Grupo de Pesquisa Biotupé.

 

Edinaldo Nelson dos Santos Silva

 

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1985), especialização em Zooplancton, pela Universidade de Gent-Belgica (1993), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio no Museu de História Natural de Londres (1998-1999). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Avançados de Blanes (CEAB/CSIC), Girona, Espanha. Pesquisador Titular do Laboratório de Plâncton, da Coordenação de Biodiversidade (CBIO) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Orienta em mestrado e doutorado nas áreas de Limnologia, biologia, ecologia, cultivo, taxonomia e sistemática de microinvertebrados de água doce. Desde 2001 coordena o Projeto Biotupé, grupo de pesquisas que atua na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, no baixo rio Negro, desenvolvendo estudo sobre o Meio Físico, Diversidade Biológica e Sociocultural nesta unidade de conservação. Junto com outros pesquisadores coordenou a publicação de três livros do Projeto Biotupé, com resultados de pesquisas do grupo, disponíveis no site do Projeto (www.biotupe.org).

 

Leandro Gasparini

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade de Campinas (1990). Atualmente é pesquisador convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, professor convidado da União de Cursos Superiores COC Ltda - Polo Pedreira-SP e membro do conselho Municipal de Habitação do município de Pedreira-SP. Tem experiência na área de arquitetura e dos temas ecologia, ambiente e sociedade.

 

Alfredo Morel dos Reis Júnior

 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade de Campinas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Especialista em Bioarquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunya (2005). Atualmente é pesquisador convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atua na área de projetos arquitetônicos e construção civil que atendam princípios de sustentabilidade social e ambiental. Participa de Organizações Não Governamentais, onde atua na área de Educação Ambiental, com ênfase em Métodos e Técnicas de Planejamento Participativo.