Capa do livro: ESTRATÉGIA COMPETITIVA E CULTURA ORGANIZACIONAL:<BR>encontro possível?

ESTRATÉGIA COMPETITIVA E CULTURA ORGANIZACIONAL:
encontro possível?

Autores: VICTOR WERNER DEGENHARDT

O livro trata do alinhamento entre cultura organizacional e estratégia competitiva nas empresas brasileiras. Para tanto apresenta algumas linhas de cultura organizacional e de estratégia competitiva, assim como seu alinhamento.

 A premissa básica é de que a cultura possui uma força de impulsionar os membros para um propósito comum, capaz de repassar competências e, assim, ajudar implantar uma estratégia competitiva. Certas culturas organizacionais estariam mais sincronizadas com determinadas características estratégicas e favoreceriam seu alinhamento.

Apresenta-se, a título de exemplificação de uma possível metodologia de alinhamento, uma pesquisa de campo envolvendo sete empresas grandes e sete empresas pequenas e médias do setor produtor de equipamentos pesados. A investigação foi quantitativa, realizada por meio de questionários e complementada com entrevistas. A pesquisa apresentada revela a estratégia competitiva e a cultura organizacional de empresas do ramo produtor de bens de capital, comentando-se seu alinhamento.

O referencial teórico usado para identificar as estratégias competitivas é a tipologia de Miles e Snow e das culturas organizacionais o Modelo de Valores Competitivos de Quinn e Rohrbaugh.  É, ainda, desenvolvido um modelo para mostrar a sintonia entre as estratégias e as culturas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-983-1
DOI: 10.24824/978858042983.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 94
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTRATÉGIA COMPETITIVA E CULTURA ORGANIZACIONAL:<BR>encontro possível?

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração e Planejamento formado pela PUC-SP. Engenheiro Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial. Trabalhou em empresas multinacionais, como Mercedes Benz e Philco Ford. Foi diretor da Fundação Voith, sócio da Compet – Consultoria Industrial e vice-presidente da Câmara Setorial de Projetos e Equipamentos Pesados – CSPEP da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ.  Foi professor na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI e Universidade Nove de Julho – Uninove.  Atualmente é professor em cursos de pós-graduação de administração da Universidade Cruzeiro do Sul e consultor empresarial.