Autores: Adriana Richit
As tecnologias digitais têm, sabidamente,produzido mudanças nos mais distintos domínios da sociedade global e, primacialmente, nas práticas sociais, culturais, intelectuais e profissionais das pessoas. Por conseguinte, a incorporação dessas tecnologias nos processos educativos clássicos, da escola à academia, torna-se um imperativo. Contudo, embora o tema “Tecnologias Digitais em Educação” tenha sido amplamente discutido em diversos campos do conhecimento humano, a apropriação das tecnologias na educação é um processo que ainda precisa superar importantes desafios, sobretudo no que concerne a formação e prática docente. Partindo desse entendimento buscamos, enquanto formadores de professores e pesquisadores que se dedicam a estudar esse tema, deflagrar reflexões sobre as dimensões do processo de incorporação das tecnologias digitais em educação. Em face das reflexões e compreensões apresentadas importantes perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente são enunciadas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-927-5
DOI: 10.24824/978858042927.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Adriana Richit
Mestre e doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Rio Claro, SP. Professora, nível Adjunto II, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, RS. Docente permanente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS, atuando na linha de pesquisa Processos Pedagógicos na Educação Básica. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T.
Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS, em 2005, com estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. Pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado – ambos da Universidade de Passo Fundo. É pesquisador e líder do grupo GPID [http://gepid.upf.br].
Ana Maria Simões Netto Costa
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Especialista em Matemática e Linguagem pela UFPel e Licenciada em Matemática também pela UFPel. Atua como professora de Matemática do Ensino Médio Politécnico da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: Educação Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Educação, Formação de Professores de Matemática; Matemática; Matemática e Tecnologias.
Ana Maria de Oliveira Pereira
Possui graduação em Geografia pela URI Erechim (1995), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2010), doutorado ( em andamento) em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale em Novo Hamburgo. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, trabalhando nas disciplinas de ensino: Didática em Geografia, Estágio Supervisionado e Metodologias do Ensino de Geografia. Foi professora da educação básica ensino fundamental e médio.Participa do grupo de Pesquisa NETAP – Núcleo Estudos Território Ambiente e Paisagem.
André Luis Andrejew Ferreira
Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.Professor, nível Adjunto II, do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática/UFPel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), atuando na linha de pesquisa Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática.
Aníbal Lopes Guedes
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de PassoFundo (2001) e mestrado em Ciência da Computação pela PontifíciaUniversidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos.Professor Assistente na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Foi coordenador da Unoesc Virtual (EAD) do campus da Unoesc, São Miguel do Oeste. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T – UFFSe do Grupo Educação Digital - Unisinos.
Bárbara Cristina Pasa
Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora, nível Assistente II, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, RS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T
Fernanda Lopes Guedes
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2001) e Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / RS (2004). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense e Doutoranda no Programa de Educação da UNISINOS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação à distância,ambientes de ensino e informática na educação. Faz parte do grupo de pesquisa Educação Digital –Unisinos.
Jackelinne Galvis Rojo
Profesora de la Institución Educativa “Enrique Velez Escobar” del Municipio de Itagüi. En magíster en Educación Matemática de la Universidad de Medellín (Colombia).
Jhony Alexander Villa-Ochoa
Mestre e Doutor em Educação (área de Educação Matemática), com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) no Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias de Educação Matemática (GPIMEM), da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Rio Claro, SP. Professor e pesquisador da Universidad Antioquia em Medellín, Colômbia. Docente externo de la Maestría en Educación Matemática de la Universidad de Medellín. Atualmente é coordenador da Red Colombiana de Modelación em Educación Matemática. Desenvolve pesquisa nas temáticas que envolvem raciocínio covariacional e a modelagem matemática.
Lida Yaneth Vélez Espinosa
Profesora de la Institución Educativa "Santa Elena" del Municipio de Medellín. En magíster en Educación Matemática de la Universidad de Medellín (Colombia).
Luciane Ferreira Mocrosky
Licenciada em Matemática, Mestre em Educação Matemática e Doutora em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Professora da UTFPR e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática e educação profissional e formação de professores.
Marco Aurélio Kalinke
Licenciado em Matemática, Mestre em Educação pela UFPR e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor, nível Adjunto II, da UTFPR e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Gestão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional; internet e educação; internet e aprendizagem. Coordena o grupo de estudos sobre Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem ligado à UTFPR e ao PPGECM.
Rubén Darío Sierra Álvarez
El profesor de la Institución Educativa “Enrique Velez Escobar” del Municipio de Itagüi. En magíster en Educación Matemática de la Universidad de Medellín.