O Transtorno do Espectro Autista (TEA), antes visto como um enigma, vem ganhando cada vez mais estudos aprofundados, principalmente devido aos avanços da neurociência.
No livro "Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista: Educação e Saúde", o autor Douglas Roberto Borella, com mais de 25 anos de experiência em educação especial, nos convida a mergulhar nesse universo complexo e fascinante. Confira a seguir.
Desvendando o cérebro através de estudos
A obra de Douglas Borrella se divide em duas partes. Na primeira, “Neurociência: cérebro típico e atípico”, o autor nos leva a uma jornada pelas profundezas do cérebro, explorando as diferenças entre o cérebro típico e o cérebro de pessoas com autismo.
Através de uma linguagem clara e acessível, ele desvenda os mecanismos por trás das características que definem o TEA, como dificuldades na comunicação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos.
Já na segunda parte, “Educação, Família, Políticas Públicas, questões de Saúde e a pessoa com TEA”, o foco se volta para a prática. O autor discute a importância da educação inclusiva e apresenta estratégias para que crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista possam alcançar seu pleno potencial. Ele também aborda temas como a vida da pessoa com autismo em sociedade e nas relações familiares.
Uma obra completa sobre a neurociência e o TEA
O livro "Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista: Educação e Saúde" é uma obra completa e multifacetada. Referência essencial para profissionais da educação, como gestores, coordenadores e professores, ela é um guia valioso para compreender o Transtorno do Espectro Autista e implementar práticas inclusivas em sala de aula.
Além disso, o livro também é indicado para pais, mães e familiares de pessoas autistas, que terão acesso a informações confiáveis e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento e na inclusão de seus filhos.
Já estudantes de pedagogia, psicologia e outras áreas relacionadas à educação e saúde encontrarão na obra um material de estudo de qualidade para aprofundar seus conhecimentos sobre o TEA.
A obra também é um convite para que as próprias pessoas com Transtorno do Espectro Autista possam conhecer melhor seu funcionamento cerebral e suas características únicas, além de encontrar inspiração e apoio para trilhar seu próprio caminho.
Um estudo sobre inclusão e respeito às diferenças
Com o livro "Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista: Educação e Saúde", Douglas Roberto Borella nos convida a construir um futuro mais promissor para o TEA.
Através da compreensão, da inclusão e do respeito às diferenças, podemos garantir que todas as pessoas no espectro autista tenham a oportunidade de viver uma vida plena e significativa.
Além disso, o livro de Douglas Borella foi citado pela Unioeste em fevereiro deste ano. Por isso, para saber mais, confira a obra "Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista: Educação e Saúde" no site da Editora CRV.