Livros sobre pedagogia e formação de professores

Livros sobre pedagogia e formação de professores

A formação de professores é uma área vital e em constante evolução dentro do campo da educação. Diante dos desafios, a pedagogia se adapta constantemente, buscando inovar para preparar educadores capazes de responder às demandas sociais, culturais e tecnológicas.

Neste artigo, discutimos livros que abordam a formação docente e a pedagogia sob diferentes perspectivas, oferecendo insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.

 

Formação e trabalho docente: ensaios reflexivos

O livro "Formação e trabalho docente: ensaios reflexivos", organizado por Ivan Carlos Bagnara e Leandro Carlos Ody, explora as complexidades da formação de professores em um contexto de mudanças contínuas no cenário educacional. Os ensaios presentes na obra destacam a dificuldade de definir de maneira precisa o papel da docência e as bases dos processos formativos, dada a multiplicidade de abordagens teóricas e a crescente demanda sobre os professores.

A obra enfatiza a necessidade de um olhar atento para as especificidades de cada contexto educacional, ao mesmo tempo em que reconhece questões universais que atravessam a formação docente. Trata-se de uma leitura essencial para quem deseja compreender os desafios atuais da educação escolar e o papel crucial dos professores na formação de cidadãos conscientes e críticos.

 

Pedagogia da curiosidade: desvendando o potencial do unboxing e dos jogos de tabuleiro na educação

Em "Pedagogia da curiosidade: desvendando o potencial do unboxing e dos jogos de tabuleiro na educação", o autor Arnaldo V. Carvalho propõe uma abordagem inovadora para despertar a curiosidade e promover uma aprendizagem mais significativa. Utilizando o conceito de "unboxing" e a prática de jogos de tabuleiro, Carvalho explora como essas atividades podem transformar a educação ao conectar alunos ao conhecimento de maneira lúdica e envolvente.

A obra destaca a curiosidade como um motor essencial da aprendizagem, integrando o prazer de descobrir e aprender com o processo educativo. Com uma sólida base teórica e práticas inspiradoras, ela desafia as abordagens convencionais de ensino e oferece novas estratégias para educadores que buscam transformar a sala de aula em um espaço de exploração e criatividade.

 

Pedagogia ubuntuísta: formação inicial com afrodocência

“Pedagogia ubuntuísta: formação inicial com afrodocência”, da autora Soraia Lima Ribeiro de Sousa, traz uma perspectiva decolonial e afrocentrada para a formação docente, questionando as epistemologias hegemônicas que predominam na educação brasileira. O livro, fundamentado na filosofia africana do ubuntu, propõe uma formação que valoriza saberes decoloniais e promove uma educação das relações étnico-raciais (ERER).

A obra critica a visão eurocêntrica que frequentemente domina os processos formativos e sugere uma pedagogia que reconhece e valoriza a diversidade de olhares e experiências. É uma leitura indispensável para educadores e formadores que desejam incorporar uma abordagem mais inclusiva e plural na educação, respeitando as múltiplas identidades e culturas presentes no Brasil.

 

Pedagogia UnirG – 38 anos: senso de pertinência para com o desenvolvimento regional

O livro “Pedagogia UnirG – 38 anos: senso de pertinência para com o desenvolvimento regional”, dos organizadores Fábio Pegoraro, Edna Maria Cruz Pinho, José Carlos Ribeiro da Silva e Leila Rosária Gonçalves Ferreira, celebra o impacto do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi (UnirG) na formação de professores no estado do Tocantins. Com 38 anos de história, o curso tem sido fundamental para a formação inicial e continuada de docentes em 17 municípios da macrorregião Sul tocantinense.

A obra retrata o amadurecimento da identidade do curso através de múltiplas experiências interdisciplinares, abordando desde metodologias de ensino até o desenvolvimento de ecossistemas de inovação. Além disso, destaca a importância do compromisso social na formação docente, explorando o impacto da pedagogia em contextos formais e não formais, incluindo escolas indígenas. É uma rica fonte de reflexão para aqueles que desejam entender a contribuição da pedagogia para o desenvolvimento regional e a transformação social.

 

Obras que auxiliam na formação de profissionais da educação

Os livros discutidos neste artigo oferecem uma visão ampla e diversificada sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas. Cada obra contribui com seu enfoque específico para o enriquecimento do debate educacional, seja através de reflexões teóricas, práticas inovadoras ou abordagens inclusivas.

Esses livros são recursos valiosos para educadores, pesquisadores e todos aqueles envolvidos na formação docente, oferecendo ferramentas e perspectivas para enfrentar os desafios da educação contemporânea e construir um futuro mais equitativo e sustentável. Confira essas e outras obras em nosso site: www.editoracrv.com.br.

Karina Zanyck
Karina Zanyck

Jornalista e Analista de Marketing da Editora CRV

Comentários